Início » Fraturas » Luxação do cotovelo

Luxação do cotovelo

Uma senhora de 88 anos caiu com a mão extendida no chão , procurou-me no PS com dor no cotovelo. Após uma análise do raio-x inicial , detectamos uma luxação do cotovelo , conforme mostra a figura abaixo :

Diante deste quadro , tivemos que realizar um procedimento chamado redução , que é a manipulação da articulação para que “ela se encaixe” novamente . O procedimento é realizado como mostra a figura abaixo :

Uma vez conseguida a redução , imobilizamos a paciente com gesso por 3 semanas e então iniciamos uma reabilitação fisioterápica . Hoje  , após 3 meses do trauma inicial , a paciente evoluiu para um quadro de boa movimentação , dor mínima e força normal para suas atividades normais . O raio-x final e o vídeo abaixo mostram a evolução do caso:

imobilização com gesso após a redução

raio-x final , com congruência articular e algumas calcificações periarticulares

Comentários : em uma luxação de cotovelo , temos que atentar para lesões ligamentares e fraturas , que podem inclusive levar a um tratamento cirúrgico. Temos que afastar também a existência de lesões vasculares e neurológicas , sabendo que a luxação é um trauma com muita energia .

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s