Início » Fraturas » Quanto tempo demora para uma fratura consolidar ( colar , calcificar )?

Quanto tempo demora para uma fratura consolidar ( colar , calcificar )?

Quanto tempo um osso quebrado demora para grudar ? Certamente esta é uma pergunta muito comum  na Ortopedia, mas  que não pode ser respondida de uma única maneira . As fraturas tem características muito distintas entre si , levando-se em conta inúmeros aspectos , que podemos ilustrar a seguir :

- tipo do traço da fratura : pode ser um traço simples (completo ou incompleto) , múltiplos traços ( fratura cominutiva ) ,traço espiralado ,etc. Os traços mais complexos geralmente levam mais tempo para consolidar ;

- idade: crianças tem um potencial de remodelação óssea maior que adultos e idosos , além de possuírem um metabolismo mais acelerado , o que de uma forma geral pode acelerar a consolidação . Além disso , os ossos são menores e isso também torna o processo mais rápido ;

- fratura exposta: nesta situação o osso fraturado se expõe para fora da pele . Pode estar associado a perda de músculos, de vasos sanguíneos , de pele e até de parte do osso  ,  facilitando um processo infeccioso e retardando a consolidação óssea ;

- qualidade da redução e estabilização da fratura : para que haja formação da ponte óssea entre as extremidades fraturadas , estas devem estar próximas e bem alinhadas . Se os ossos estiverem desalinhados , o médico deverá alinhá-los ( cirurgicamente ou não) e mantê-los alinhados ( com gesso , com órteses , com placas , parafusos ou outros instrumentos ) . Se não houver um bom contato , pode haver a formação de uma pseudoartrose ( consolidação inadequada ) ou uma não consolidação do osso ;

- estado nutricional do paciente : a consolidação óssea requer bastante energia e nutrientes . Certamente ,  pacientes debilitados ou com alterações metabólicas terão maior dificuldade para resolução de uma fratura ;

Estes são apenas alguns fatores que definem o tempo de tratamento de uma fratura . Apenas para dar uma dimensão de tempo ,cito  alguns exemplos abaixo :

- uma fratura de clavícula num recém-nascido pode estar “colada” em 2 a 3 semanas , exigindo pouca imobilização ;

- uma fratura de tíbia tratada com gesso pode exigir de 2 a 3 meses para consolidar ;

- uma fratura de fêmur exposta com múltiplos fragmentos pode demorar de 6 a 8 meses para curar , mesmo submetida a tratamento cirúrgico e muitas vezes envolvendo diversos profissionais da área de saúde.

O processo de consolidação óssea é um processo biológico , de intenso metabolismo , que poderia ser dividido nas fases abaixo ilustradas :

O ortopedista , através das radiografias que são tiradas ao longo do tratamento , pode observar a consolidação óssea . O tempo entre as radiografias depende de cada caso e somente o médico pode definir.  Em algumas situações de dúvidas , o médico poderá solicitar algum exame complementar , como uma tomografia , para melhor esclarecimento . Abaixo mostro uma sequência de radiografias de uma fratura de úmero , tratada cirurgicamente , que mostra a consolidação óssea :

P.S.:  Tenho recebido muitas perguntas de leitores me perguntando  quando podem tirar o gesso,  quando podem apoiar o pé em determinada situação , muitas vezes após uma cirurgia . Esclareço , mais uma vez , que as fraturas se comportam muito diferentemente umas das outras e que , somente o médico , através do exame físico , da história detalhada do paciente e das radiografias a que tem acesso  , pode determinar estes  ” detalhes ” . Sendo assim , não posso fazer consulta pela internet e nem sempre posso esclarecer estas dúvidas . Portanto , terei que excluir os comentários que caírem nesta situação.

About these ads

1.080 thoughts on “Quanto tempo demora para uma fratura consolidar ( colar , calcificar )?

  1. olá, Doutor… recentemente tive uma fratura obliqua na tibia de traço simples completa, e estou fazendo tratamento com imobilização por gesso ate a virilha, gostaria de saber o tempo medio para minha recuperação e se haverá necessidade de fisioterapia após a recuperação?

    • Olá,
      Uma fratura da tíbia geralmente leva cerca de 2 a 3 meses para consolidar. Após este período com gesso mais longo
      Seu médico poderá trocar por gesso até o joelho.
      Normalmente uma fisioterapia é necessária.
      Boa recuperação.
      Dr Eduardo

      • ola Dr meu filho quebrou o osso da canela da frente,eu nao sei a gravidade porq o medico nao falou.mas ele so falou pra voltar la com 15 dias pra troca o gesso e tirar outra RX.nesse tempo elee falou que ele vai passar 1 mes sem pisar no chao se nao o osso ia intorta e tinha que faser cirurgia isso e verdade?

      • sem ver o raio x , sem saber a idade do seu filho , nao posso opinar corretamente , somente o médico que o acompanha para definir isso . acho que deve seguir as orientações que lhe foram passadas. boa evolução !

    • Ola Doutor meu marido quebrou a tibia e o tornozelo ja faz 4 meses e ele esta sem gesso mais ainda esta quebrada e le esta andando de muletas e n consaegue por o pé no chão, e quanto tempo ele ainda vai ficar quebrtado .

      • Ola Dr. Boa noite .uma fratura na fibula com traço obliquo pode ser tratada só com imobilizacao ? Estou na tala a 15 dias e no raio x ainda não mostra nenhuma melhora; e comum essa demora pra uma melhora inicial perceptível ?
        Se eu optar por cirurgia a recuperação e mais rápida? Desde já agradeço.aguardo resposta.

  2. eu quebrei o femur em7 pedaços e um fico um poco loge.eu tbm forsei ele um pouco . quanto tempo levara para comsolida eu vo fik cm uma perna mais curta que a outra doutor

  3. Boa tarde Doutor

    Estou tratando de uma fratura na ibía, onde houve a necessidade de cirurgia (aste de ferro e pinos) estou no 86º dia após a fraura, qual o tempo médio para a consolidação do osso? no aguardo muito obrigado.

    • Uma fratura de tíbia leva de três a quatro meses para consolidar.mas pode levar mais tempo dependendo do tipo de fratura.seu médico irá acompanhar a consolidacao através de radiografias seriadas.normalmente iniciamos a fisioterapia cedo, apos a cirurgia.este tipo de material e chamado de haste intramedular e e utilizado nas fraturas da perna, permitindo frequentemente uma descarga precoce do peso.

  4. Ola doutor, tive uma fratura de Umero e já faz um ano, gostaria de saber se posso voltar a praticar esporte de contato exemplo jiu jitsu. Muito obrigado pela atenção T+

  5. ola, recentemente fraturei a tibia e o pequeno osso ao lado, foi uma fratura completa da tibia, fiz uma cirugia onde colocaram um metal dentro da tibia e nao uso gesso, a minha duvida é: quanto tempo leva a consolidacao neste aspecto e se nao risco comecar a fisioterapia logo, tendo em vista que a fratura e cirugia foram no dia 10/03/12? obs a barra de metal foi introduzida por debaixo do joelho e foram colocados 4 parafusos 2 um pouco acima do tornozelo e 2 um pouco abaixo joelho, a fratura foi praticamente no meio da tibia e do peronio… abrigado

    • Uma fratura de tíbia leva de três a quatro meses para consolidar.mas pode levar mais tempo dependendo do tipo de fratura.seu médico irá acompanhar a consolidacao através de radiografias seriadas.normalmente iniciamos a fisioterapia cedo, apos a cirurgia.este tipo de material e chamado de haste intramedular e e utilizado nas fraturas da perna, permitindo frequentemente uma descarga precoce do peso.
      Boa recuperação!

  6. Boa noite Dr.
    Tive uma fraturinha leve no maléolo lateral esquerdo.
    Que por incrível que pareça fraturou durante a minha corrida matinal.
    Estou com a bota.
    Quanto tempo para retirada da mesma e volta das atividades diárias? Como dirigir. e as atividades de ginástica? obrigada, Carol.

    • Normalmente uma fratura sem desvio ou com minimo desvio como esta eu deixaria pelo menos 6 semanas imobilizada com a bota . Dependendo da radiografia e traço da fratura , apos 3 semanas poderiamos liberar para atividades simples, sem carga , como dirigir ( tira-se a bota para tal ! ) . É importante o controle radiografico seriado com seu médico para certificar-se que a fratura está consolidando adequadamente . PAra atividades físicas , acredito que somente após 2 a 3 meses . Boa recuperação !

  7. Boa tarde Dr. Tive uma fratura na fíbula, tíbia e no fêmur todas obliquia e ja estou com 3 meses sem colocar nem se quer o pé no chão e gostaria de saber se poderá levar mais tempo para que possa colocar o pé no chão, e se posso voltar a malhar .

    • Ola Samara, nao posso opinar e te auxiliar sem ver suas radiografias e sem saber qual o tratamento que foi instituido.
      Converse com seu medico para ele traçar um plano de reabilitacao para vc. Boa recuperacao !

    • boa tarde doutor.meunome e edson tenho quatro mes q sofri um acidente e quebrei o femu direito em tres partes
      gostaria de saber quantos tempo leva para consolida e vouta a anda ja estou com quatro mes sem anda,tentei anda de moleta mas minha perna inchou e parei de anda.nossa cidade e critica de medico ortopedista obrigado e espero respost do senhor d.dr obrigado

      • Olá Edson ,
        somente o seu médico , com o exame clínico e com as radiografias do seu fêmur , poderá lhe falar quando você poderá andar , quando o seu osso estará colado por inteiro , se está havendo algum problema. Sem ver as radiografias , não posso lhe ajudar !

  8. Olá, Doutor! Minha avó de 87 anos sofreu uma queda e tem uma pequena fratura na região sacro-ilíaca à esquerda, tem dor somente para andar, o que não está conseguindo devido a forte dor que sente ao dar o passo. Consegue se levantar sozinha da cadeira por exemplo, fica em pé, mas não anda! Não tem dor, somente ao tentar andar. O médico disse que o que tem que ser feito nesse caso é repouso e esperar o tempo da consolidação da fratura. Ela está fazendo cinesioterapia leve(exercícios isométricos, alongamento passivo, mobilização ativa e passiva). Minha pergunta é a seguinte, quanto tempo leva a consolidação desse tipo de fratura, considerando o agravante da idade?
    Obrigada!
    Simone.

    • Olá,
      Uma fratura como esta geralmente leva 1,5 a 2 meses para consolidar. Principalmente no primeiro mês deve ser observado um repouso mais intenso e deve ser evitado ao máximo o caminhar.

  9. Ola dr. retirei ontem uma placa com 6 parafusos do peronio, gostava de saber quanto tempo pode levar o osso a consulidar os buracos dos parafusos, e em quanto tempo posso reiniciar exercicio fisco como corrida/bicicleta e ate exercicios de musculaçao (“malhar”)

    obrigado

    • Olá Pedro,
      desculpe-me a demora, estava viajando.
      A Consolidação DESTES furos pode levar de dois a três meses.. Recomendo um pouco de cautela no mês seguinte a retirada em relação aos exercícios que possam envolver trauma (futebol, lutas) ou uma corrida de longa distância.em relação a bicicleta ou musculação, não belo mais restrições, apenas aguardar a cicatrização da pele e retirada dois pontos.nos evolução!

  10. Olá, tive uma fratura obliqua na fibula, logo acima do tornozelo, estou com uma tala de gesso e gostaria de saber quanto tempo levará em média para eu poder tirar o gesso e voltar a caminhar? tenho 22 anos e uma alimentação saudável, gostaria de saber também se há algum alimento que posso estar fazendo o uso para acelerar a recuperação?
    Obg.

    • Uma fratura da fibula pode demorar ate 2 meses . O tempo de gesso depende da evolucao radiografica , seu medico deve pedir raios-x seriados para confirmar que as coisas estao correndo bem e para orientar o momento que voce poderacomecar a pisar. Alimentos que contenham calcio ,como derivados do leite, ajudam na consolidacao, mas nao a tornam mais rapida. boa evolucao.
      Ps desculpe-me a demora, estive viajando.

  11. Bom dia dotor.Tive uma fratura no úmero direto há 2 meses e quinze dias; fiz cirugia e a placa soltou com um mês. Meu médico achou mellhor colocar um órtese devido minha idade tenho 63 anos; sinto o osso mexer e doi ; o médico diz ser norma será mesmo? devo procurar outro profissional? por favor responda-me. Maria do carmo S. Pinto.

    • Ola Maria,
      O fato do osso mexer indica que ele ainda nao consolidou . Aliado ao fato da placa ter se soltado, resta a alternativa do uso da ortese. Sem ver a radiografia nao posso dar maiores detalhes, mas pode ocorrer do seu osso nao colar mesmo e , eventualmente, ser necessaria uma nova cirurgia. sugiro que volte a conversar com seu medico e esclareca com ele estas duvidas . Se ainda nao se sentir segura, procure uma segunda opiniao.
      Boa evolucao.

  12. Ola Dr.. fraturei a fíbula da perna esquerda e fiquei imobilizada por 55 dias. Agora estou andando há uma semana com carga de 50% sobre a perna fraturada me apoiando em muleta. Gostaria de saber se já posso dirigir pois não perguntei ao médico e só terei consulta de retorno daqui ha dez dias.
    Grata Silvana Salvini

  13. levei um tiro no femur, o osso explodiu, coloquei uma placa e 19 parafusos, ja faz 10 meses ,o medico mandou descarregar 50% do peso, sera que ja posso andar sem muletas??

    • Para andar com carga parcial é necessário o uso de muletas.você não deve soltar todo o peso se o seu médico ainda não te liberou para fazer isto, pois pode ocorrer da placa se quebrar e o seu fêmur não grudar, certamente com graves complicações. Boas evolução!

  14. Ola Doutor tudo bem vou ter que fazer um 2° cirurgia para retirada dos parafusos da parte de baixo, pois quebrei a tíbia em duas partes e a fíbula mas já esta boa só a tíbia que ainda não esta na radiografia na parte quebrada tem uns buracos que não foram calcificados quanto tempo em media demora isso pois passei pra um concurso acredito que van me chamar depois de julho sera que vai ficar bom operei dia 11/01/2012 estou até hj andando com muletas

    Alexandre Lima

      • TUDO BEM DOUTOR VOU RETIRAR OS PARAFUSOS DE BAIXO 2°FEIRA 30/04/2012 É ESTRANHO QUE A PLACA VAI FICAR SO COM OS PARAFUSOS DE CIMA ELA NÃO SE MOVE DENTRO DA PERNA O SENHOR ACHA QUE E NESSECARIO O USO DE ALGUMA BOTINHA AQUELA COM VELCRO ?

  15. boa tarde doutor.tive uma fratura exposta na tibia da perna direita, usei durante dois meses e meio o fixador ja posso pisar firme ou com quanto tempo a mais poderei pisar firme sem que ocorra danos a minha perna .por favor doutor responda-me muito obrigado milton.

    • Olá, somente seu médico poderá lhe responder isto. Analisando as suas radiografias ele poderá observar se o osso está consolidando corretamente e então ele te liberará para caminhar.boa evolução!

  16. Doutor, hoje faz 3 meses que fiz uma cirurgia de Tíbia e Fíbula, já ando muito bem e não sinto dores, posso soltar as moletas?

  17. Boa noite Dr. é muito gratificante ver que profissionais se propõem a orientar e sanar algumas duvidas nos momentos de angustia em que vivemos. Sofri um acidente de moto e fraturei o maléolo lateral esquerdo e tive rompimento do tendão da mão. Gostaria de sua opinião sobre o tempo de consolidação médio da fratura e qual a probabilidade de uma recuperação em que posso a voltar a correr e ter minhas atividades normais.
    Foto do meu Rx http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/560318_431397693542523_740171851_n.jpg

    Obrigado e boa recuperação aos demais colegas que visitam o site.

    • Olá Ricardo,
      pelo que vi , sua cirurgia foi corretamente conduzida e acredito que terá uma boa recuperação . Normalmente usamos uma bota no pós-operatório por cerca de 2 meses . Para atividades mais intensas como corrida , acredito que terá de esperar por 3 a 4 meses . Boa evolução !

  18. Doutor sofri uma fratura no 3° metatarso porém não precisei de cirurgia tão pouco o mesmo chegou a sair do lugar…tenho 25 anos e sofri a fratura a 2 duas semanas gostaria de saber quanto tempo levará para que ela venha a se consolidar…não sinto dor

    • Existem diversos tipos de fraturas do úmero . E dependendo das características próprias de cada fratura, o tempo de consolidação e o tratamento são diferentes . Uma fratura com pequeno desvio pode exigir apenas alguns dias de tipóia , sem sequelas após o término do tratamento . Outras fraturas , com múltiplos fragmentos e com desvio , por exemplo, podem exigir até cirurgia, podem demorar meses para “colar ” e sequelas podem existir. Assim , um ortopedista experiente é fundamental para orientar e seguir o tratamento destas fraturas .

  19. olaa dotor eu tive uma fratura no tornozelo e na fibula eu fiz cirurgia ja faz 1 mes,eu gostaria de saber quanto tempo posso começar a fisioterapia?

    • Olá Douglas ,
      fico limitado em te dar esta informação de forma precisa sem ver suas radiografias e sem observar clinicamente a sua evolução (cicatrização , inchaço) .São perguntas que deve colocar para seu médico , que lhe orientará com mais propriedade . Boa evolução !

  20. bom tarde trinquei meu calcanhar, quanto tempo levara para q eu possa voltar a pisar novamente no chao. sem medo.

    • Olá Márcio ,
      existem diversos tipos de fratura do osso calcâneo . Dependendo do tipo de fratura , um tempo maior ou menor sem carga sera exigido . Seu médico ,avaliando suas radiografias e observando a consolidação ossea , poderá te liberar para caminhar no momento certo .

  21. olá doutor,quebrei a clavicula faz cinco dias,fiz imobilizaçao em oito ,gostaria de saber quanto tempo vou fikr imoblizada e quanto tempo sem fazer judo,sou atleta.depois do processo de consolidação vou voltar a competir e treinar normal?..mto obg desde ja!! aguardo resposta

    • Ola Amanda , existem diversos tipos de fratura de clavícula . A maioria delas ( 95% ) permite um tratamento com tipoia ou imobilização em 8 e evolui favoravelmente , consolidando num prazo de 2 a 3 meses . Normalmente mantemos imobilizado por 6 semanas . O retorno ao esporte de contato , como o judo , vai depender da evolução de cada caso (evolução clínica e radiográfia ), mas acredito que será possível lutar apenas após 4 meses da data da fratura .

  22. boa noite Dr !, estou vivendo um grande pesadelo !, tenho viagem marcada para este domingo dia 21/05/12 para disney, e ontem domingo, quebrei o quinto metatarso do pé esquerdo.
    A fratura ficou um pouco desalinhada (em formato de faca), o médico reduziu manualmente e imobilizou com gesso, não tenho como adiar a viagem e não o farei, será que conseguirei andar com uma bota própria ? usando para pisar apenas o tornozelo ?

    Se eu fizer isso, prejudico demais o tratamento ?

    Me dê uma palavra de esperança por favor !

    • Existe um tipo de imobilização chamado robofoot , que usamos neste tipo de fratura . Acho que seria o mais indicado no seu caso . Consulte o seu médico para usá-la , acho que até a data da sua viagem ja estará conseguindo apoiar o pé parcialmente com o auxílio de uma bengala. Boa viagem !

      • Boa noite Doutor ! apenas para comentar e agradecer, fazem 23 dias desde a fratura e já estou andando normalmente, sem bengala, bota, etc, a viagem na Disney foi um pouco sofrida no primeiro dia (inventei de ir de bengala), depois sob conselho e pressão de minha noiva, tive de locar cadeira de rodas, mas tudo foi ótimo, melhor que o esperado.

        O médico até estranhou que eu não estava usando a bota após a viagem, mas estava tão bem que ele não brigou comigo rs.

        Realmente parece que nem quebrei o pé, não sinto quase dor, apenas senti uma leve fisgada quando o médico manipulou e torceu um pouco o pé, segundo ele, clinicamente o osso está grudado, mas provavelmente existe um calo fibroso ainda.

        O ortopedista já pediu novo RAIO-X, que infelizmente não pude tirar devido a falta de tempo do pós férias rs.

        Teria idéia de quanto leva para eu poder aguentar impacto ? pratico musculação, corro em esteira e luto jiu jitsu/

        Agradeço imensamente a atenção dispensada e parabéns pelo blog !

        Josimar Lira

      • Que bom que pode aproveitar a viagem , acho que atividades de maior impacto ( correr, lutar )apenas dentro de 45 a 60 dias , seu médico ira lhe orientar . Abraços.

  23. ola boa noite doutor entao tenho uma duvida que me preocupa muito tive a um tempo atraz um osso quebrado entro o tornozelo osso da tibia apos trez meses ja estava autorizado a fazer minahs atividades normalmente ai acabei tendo outro acidente de moto uma colizao ai volteia quebra o mesmo osso e tb quebri mais pra cima a fibula. bom doutor meu caso eo seguinte esse osso estao fora do lugar o medico falou que colocando gesso ele volta pro lugar mais no acidente anterior ja tinha colocado 4 parafuso e 1 uma platina em sentido tornozelo do osso da tibia ate entanto esse outro acidente fez que quebrasse novamente onde ja tinha operado e quebrou agora tb a fibula e sinto o osso fora do lugar mais pesquisei e muitos medico falou que meu caso poderia ser cirugia amis meu medico falou que nao que no gesso ele vai vota mais como que pode volta um osso que esta fora do lugar com apenas gesso tenho muitas duvidas e medo com isso tenho 20 anos e queria saber se com o desvio da fibula pode volta anormal esse osso? bom eles falarao para min que no passar do tempo vai dar uma cocuruto vai juntar tudo com o osso parafusso tudo e entre 6 meses mais ou menos ele cicatriza mais tenho essa duvida se realmente isso pode acontecer oque o senhor acha que devo fazer?

  24. Olá doutor. Sofri um acidente de carro e tive uma fratura exposta na ulna, passei por uma cirurgia onde foi necessária a colocação de uma placa. Já iniciei o processo de reabilitação. Qual o tempo médio para a total consolidação dessa fratura? Lembrando que após quase três meses do acidente ela já começou a se consolidar.O que seria pseudoartrose? Um ortopedista disse que o fisioterapeuta precisa ter cuidado ao realizar os movimentos de rotação para que eu não venha a desenvolver essa pseudoartrose Não sinto dor e o edema sumiu mas de vez em quando sinto umas fisgadas leves no local onde está a placa, é normal esse tipo de reação do corpo?

    • Olá Alessandra ,
      a pseudoartrose é o nome que damos quando ocorre uma falha na consolidação óssea . Forma-se , ao invés de tecido ósseo , uma tecido fibroso que fica interposto onde houve a fratura . Quando utilizamos uma placa , normalmente ( se houve uma boa redução da fratura e um bom alinhamento da mesma ) , a chance de pseudoartrose é muito pequena . Quando realizamos uma osteossintese( colocaçao de placas e parafusos ) , normalmente iniciamos o processo de reabilitação mais rapidamente . Boa recuperação !

  25. Olá doutor, eu e minha irmã sofremos fraturas quase idênticas na bacia, na altura do chamado “ilio-púbico”. As fraturas são oblíquas e nosso médico sugeriu um tratamento conservador, por não ser necessária intervenção cirúrgica. Minha fratura está em formato de “Z” e pouco afastada,já a de minha irmã (ela tem 13 anos e eu 21) está mais afastada e no mesmo formato. Já fazem 21 dias desde o acidente e estamos na cama durante todo esse período. Gostaria de saber qual a estimativa de tempo para a recuperação desse tipo de fratura , para que possamos voltar a andar. No aguardo.

    • Normalmente o período de repouso na cama varia de 3-6 semanas , dependendo da fratura. seu médico , avaliando as readigrafias mais recentes , poderá ,com maior segurança , lhe orientar quando poderá começar a caminhar . Boa recuperação !

  26. olá doutor meu esposo teve uma fratura na tibia tipo obliqua , ja tem 1 mês poderia me dizer se ele pode retirar os parafusos e usar a bota ortopedica ?

    • Ola Jaqueline , somente o seu médico poderá lhe orientar a respeito destas dúvidas , baseado no que foi feito na cirurgia, na recuperação da ferida e nas radiografias depois da cirurgia . Boa recuperação .

  27. Olá doutor,meu filho de quatro anos fraturou o braço (os dois ossos)mais ou menos tres semanas,
    e minhas duvidas sao:depois de quanto tempo ele poderá brincar sem eu precisar me preocupar em ele machucar denovo? tenho medo que ele caia novamente,sabe como é criança..!!!

    • Olá Cristiane,
      uma fratura dos ossos do antebraço numa criança de 4 anos , se for corretamente conduzida ( reduzida e imobilizada ), normalmente consolida dentro de 4 a 6 semanas . As readiografias que serão tiradas vão permitir ao médico que o acompanha dizer que o osso já esta “colado ” e que ele poderá voltar a brincar . Voce continuará com medo que ele caia e ele certamente cairá outras vezes , mas o fato de ele ter tido uma fratura não quer dizer que ele tem mais chance do que outra criança de ter uma nova fratura . Boa evoluçao !

      • Oi Dr.,,desculpa a insistência,mas não é fácil ele quebrar no mesmo lugar caso ele caísse!? quanto tempo ele deve se cuidar até que os ossinhos estejam bem consolidados!? abrços…

  28. boa noite Dr. o meu filho, foi atropelado no dia 25/11/11 e teve uma fratura obliqua da tíbia na perna esquerda, o medico que atendeu não fez a tração necessária somente imobilizou depois de um mes eu levei em outro medico e ele disse que deveriam ter tracionado a perna e depois imobilizar,agora ja se passaram praticamente 6 meses eu gostaria de saber se pode ocorrer alguma deficiência ele deveria fazer algum tratamento, fisioterapi?Ele pode voltar fazer os esportes normalmente? Pq ele faz tênis de mesa, basquete, futsal e randeibol e judo, fora aula de teatro. Eu gostaria muito da sua opinião, e fora a fratura da tíbia ele fraturou a clavícula esq. e uma fratura de quinto no pé direito. Aparentemente ele esta bem, mas eu fico preocupada se pode ter alguma complicação mais seria no futuro.
    Obrigada

    Katia Fucci

    • Olá Kátia ,
      precisaria ver as radiografias após a fratura e atual , precisaria saber a idade do teu filho , precisaria ver e examinar a perna para saber se existe uma sequela deste acidente . Sem estes dados, fico impossibilitado de emitir uma opiniao correta.

    • Pelas radiografias o caso foi bem conduzido e acredito que terá uma boa evolução.Acho que ficará afastado das lutas pelo menos quatro meses,mas somente seu médico poderá lhe dizer isto,de acordo com sua evolução clínica e radiográfica. Boa sorte!

  29. Olaa Dr. É o seguinte fraturei a tibi ea fibula ha 1 ano e 3 meses.. Com 4 meses a placa intortou, troquei pus uma outra placa entao com 8 meses de cirurgia a placa quebrou! Agora faz uns 10 diass que pus uma haste bloquiada..sera que vou ficar bom em quanto tempo? Andar normal? Quais os cuidados que devo tomar daqu pra frente? Obg

  30. oi!!!!! sofri um acidente de moto fraturei o femur fiz cirurgia colocaram placa andei antes do tempo placa quebrou ,fiz outra com o mesmo procedimento placa com 14 parafusos depois de 9 meses gropecei num aluno cai quebrou tudo de novo outra cirurgia com mesmo procedimento , hoje to com 45 dias de cirurgia quero saber o fazer para ajudar na consolidação ossea pois to com medo de ñ poder andar mais

    • Yana, siga rigorosamente às instruções que seu médico lhe passou. Acho que , depois de você, é ele quem mais está interessado no sucesso da cirurgia e queseu isso finalmente consolide. Boa sorte !

    • Maria, normalmente eu autorizo os meus pacientes com este tipo de fratura a dormir sem a bota.pergunte a ele se pode, eu não posso fazer isso.boa sorte

  31. Boa noite Dr sofri um acidente de moto 28/07/2010 tive uma fratura de colo de femur diafise de femur na primeira cirurgia foi colocado pinos, o colo do femur consolidou ja a diafise do femur não consolidou e ele disse que havia uma pseudoartrose foram retirado esses pinos e ele colocou uma haste intra medular após a colocação desta haste eu tenho muitas dores tanto na coxa onde foi a fratura qnto no joelho, meu medico diz q isso é frescura minha ja procurei outros ortopedista aki na cidade onde moro e eles dizem q a minha dor é devido a minha haste não esta totalmente bloqueada pois ela esta presa somente em cima, ja faz 10 meses q coloquei esta haste e ainda não ouve consolidação o meu medico disse que quer me operar de novo mais estou com medo o senhor pode me falar o que devo ou não fazer obrigada desde ja agradeço.

    • Danila, o ortopedista trabalha com uma ferramenta simples mas indispensável para avaliar a consolidação óssea : uma radiografia ou raio-X . Desta maneira ,infelizmente , eu não posso fazer qualquer colocação para lhe ajudar sem ver suas radiografias . Seria incorreto da minha parte . Boa evolução !

  32. Ola DR tive uma fratura simples perto do tornozelo nao sei se é a tíbia fiquei de tala 22 dias começou a colar mas não colou totalmente,tive que retirar a tala pois deu bolhas era perigo uma infecção estou sem gesso ele disse que posso tudo menos colocar o pé no chão por mais 30 dias Dr isso é normal

    • Uma fratura do tornozelo normalmente exige cerca de 1,5 a 2 meses sem carga, dependendo do caso e do tratamento empregado . Acho que seu médico está correto , siga as instruçoes que ele lhe passará . Boa sorte !

  33. Bom dia sou eu novamente Dr enquanto estava com um pé engessado eu tive um novo tombo e agora foi com om pe´direito fiz rx disseram torção o pé ficou horrivel com hematomas até no joelho, voltei o ortopedista disse que trincou mas não engessou por causa dos hematomas diz ser vazinhos que se romperam disse quando eu nao sentir mais dores posso colocar no chão não coloco pois estou de castigo pelo pé esquerdo e tenho medo mas quando desço os pés por chãao sem apoiar eles inchão muito mesmo parecem que vão estourar é o procedimento,,,abs

      • Obrigada Dr. muitas pessoas disseram se não estiver de gesso o osso não cola,que não posso movimentar meus pés então entrei em panico,não sabia o que fazer se esse procedimento era correto muito obrigada abs…

  34. bom dia doutor, sofri um acidente de moto dia 06/03/12, e tive uma fratura na tibia… fiquei com meia tala de gesso ate metade da coxa, dia 28/03 foi ingessado ate metade da coxa, no dia 25/04 foi feito uma cunha pois o osso estava reto curvo e no dia 16/05 foi feito uma bota de gesso ptb, o doutor pediu pra mim começar a pisar, mais nao consigo apoiar todo o peso pa perna, e nesta noite deitado eu senti um estralo no local da fratura… to com medo de ter alguma complicação, existe algum risco de ter fraturado novamente?? o que eu devo fazer??, o doutor poderia me dizer se devo tentar andar ow aguardo o retorno que é so no dia 20/06, estarei aguardando o seu retorno doutor.. desde ja agradeço pela sua atenção… obrigado e descupe o incomodo.. fica com deus

    • Olá Alberto , acho que deve procurar com urgência o seu médico , para que ele possa esclarecer o que aconteceu . Pode ser que tenha havido uma mudança de posição da fratura , pode ser que não tenha acontecido nada. Mas como vocÊ sentiu esse estalido , o seu médico deve saber disso e acredito que ele deva peedir uma radiografia . Não espere até o dia 20 , vá procurá-lo hoje mesmo . Boa evolução !

      • eu estava deitado, virei de lado e fui mexer o pe e deu um estalido.. porem não doi nada, porem fiquei muito assustado.. na questao de nao pisar estou usando um andador, no caso continuo com andador ow auxilio de muletas.. vou pedir para imprimir a ultima radiografia para que eu possa mostrar para o doutor… agradeço pela atenção, sucesso em sua carrera doutor, muito obrigado pela atenção

  35. ola doutor eu quebrei o tornozelo e saiu fora do lugar tambem quanto tempo demora para a recuperação total ja estou fazendo fiseoterapia em quanto tempo estarei andando sem mancar

    • Neymar , existem inúmeros tipos de fratura e luxação(“quando sai fora do lugar”) do tornozelo . O tempo de recuperação varia de caso a caso , dependendo também do tipo de tratamento que foi realizado . Poderá demorar cerca de 2 a 4 meses , mas somente o seu médico poderá dar maiores detalhes do que você pode e o que não pode fazer . E , quando , poderá descarrecar o peso normalmente . boa evolução !

  36. Dr Bom começo de noite,trinquei o pé faz 19 dias ele ainda esta inchado principalmente no tornozelo dentro e fora,.o ortopedista disse que quando não doesse mais poderia colocar no chão,mas quando o faço sem mesmo sem carga sentada sinto um forte peso no tornozelo é comum por estar a tempo pra cima?….abs

  37. Dr. quebrei meu tornozelo so que o medico botou no laudo que nao havia evidencias de fratura estou com a tala ja fas uma semana e meia e terei que fazer avaliação cirurgica ! Mas pq se nao ha evidencias de fratura ossea?
    Obrigado.

    • Nicolas ,
      sem ver a radiografia , sem ver o seu tornozelo , esta é a pergunta que também faço e que você deve fazer a seu médico , que acredito ser a única pessoa que pode respondê-la .
      Boa sorte !

  38. Oi Dr. tiramos o gesso do ante braço do meu filho de 4 anos,no raio x os ossos parecem estar alinhados mas parece que tem uma leve volta..sera que o bracinho dele vai ficar torto? estou preocupada..obrigada

    • Cristiane,
      em crianças o processo de remodelação óssea é mais intenso que no adulto . Assim, ” pequenas deformidades” após uma fratura normalmente evoluem bem, com correção espontânea com o passar do tempo . Normalmente não resta nenhuma sequela . Acredito que o bracinho dele não ficará torto não , mas converse isso com o médico , que pode ver a radiografia e que o acompanhará .

  39. Olá doutor, dia 20 de maio minha filha caiu de bicicleta e teve uma fratura obliquua do femur. Ela tem 6 anos e o osso desalinhou. O médico só engessou. Demora muito tempo para sarar?Posso dar calcigenol para ajudar a formar o calo ósseo?

    • Ola Laurita , uma fratura de fêmur pode demorar de 2 a 3 meses para consolidar , dependendo do caso .É importante voce seguir as orientações do seu médico , que lhe pedirá as radiografias para confirmar a consolidação do osso . Oriento uma alimentação saudável , com fontes naturais de cálcio (leite , iogurte , queijo ) e pode também ajudar com o calcigenol. Boa evolução .

  40. ..Obrigada Dr. por sempre esclarecer minhas dúvidas..que DEUS abençõe sempre o seu trabalho..!! Cristiane

  41. Boa noite Drº Meu nome é Ronaldo tenho 45 anos, tive uma fratura biomaleolar onde foram colocado 10 parafusos e uma haste sendo oito de um lado e dois parafusos maiores do outro lado, cirurgia foi feita em 27/04/12 hoje está fazendo 32 dias só tenho retorno ao médico dia 15/06/12, estou sem a tala desde o dia 15/05/12 para que eu possa movimentar o meu pé que está um pouco atrofiado, estou tomando antiinflamatório Loxonin 60 mg, gostaria de saber se é normal porque estou sentindo muitas dores, fisgadas e ardor no peito do pé mesmo tomando antiinflamatório não vejo melhora, quanto tempo para acabar a inflamação devido a cirurgia? obrigado Drº e aguardando resposta abraço.

    • Olá Alexandre,
      depende do tipo de fratura , o local do osso que quebrou , se quebrou completamente ou apenas parcialmente , ou seja, existem vários “detalhes” que determinam o tipo de tratamento e o tempo de imobilização. Somente seu médico ,que viu seu antebraço , que viu seus exames e que determinou que tipo de tratamento fosse feito, somente ele para determinar quando retirar o gesso , após radiografias de controles que mostrem a consolidação adequada .

  42. Olá doutor. No dia 24/5 quebrei a falange do dedinho do pé esquerdo. Foi imobilizado e enfaixado. Hoje tirei um segundo raio-x e me disseram que está no lugar mas ainda não está consolidado. Quanto tempo levará pra que se consolide e eu volte a poder andar normal sem ficar mancando por ai? (: Aguardo resposta, obrigada.

    • Olá Thamires , uma fratura do dedinho do pé normalmente demora de 1,5 a 2 meses para estar consolidada , ‘as vezes mais e ‘as vezes menos . Normalmente deixo com uma esparadrapagem por cerca de 2 a 3 semanas , período em que costuma doer mais . Com este período , mesmo sem o osso estar ” 100% colado” , é possível andar curtos espaços sem dor e levar a vida praticamente normal . Mas , sem ver seu caso em particular , vocÊ deve seguir as orientações do seu médico . Boa sorte .

  43. Boa Noite Doutor..
    Eu Fraturei o maléolo direito a 7 semanas, andei 6 semanas com com bota e ao fim de 6 semanas retirei.depois de retirar a bota fiz raio x e continua a fractura ainda nao consolidou ja consultei outro e disse que era pouco tempo mas eu sinto que estou a ser enganado. Acha normal este tipo de situação a fratura tem um pequeno desvio.Aguardo resposta…Obrigado

    • oi marcio tive a mesma fratura no maléolo direito na verdade o medico falou que trincou estou esperando uma provável cirurgia , melhora pra você.

  44. Ola, Dr. Me chamo Maria e vivo na Espanha. Quebrei o quinto metatarso no domingo, dia 3-06. Na emergência fizeram uma imobilização com bandagem e disseram que eu não poderia pisar por 7 a 10 dias. 48 horas depois fui a um ortopedista particular e ele fez novas radiografias e me disse que levaria em torno de cinco a seis semanas para recuperar, mas que eu não precisava ficar sem pisar. Me retirou a imobilização e me receitou um sapato de sola rígida do tipo balancin (que so tem sola no calcanhar), e disse que eu poderia apoiar o calcanhar para caminhar. Fiquei feliz pois o sapato me parece muito mais comodo, mas também me parece que o pé fica mais solto.. Este tratamento é comum para esse tipo de fratura? Estou longe de casa e não tenho um medico de confiança aqui.
    Muito obrigada!

    • Olá Maria ,
      é um tratamento possível de ser feito sim, não é nenhuma “invencionice” do médico . Acho que uma radiografias de controle mostrarão a consolidação óssea . O fato de você estar mais confortável com este calçado fala a favor também. Boa sorte !
      Dr Eduardo

  45. Olá doutor,
    Minha filha de 6 anos fraturou o fêmur dia 20/5/12(fratura oblíqua). tenho levado ao pronto socorro, tirado radiografias e até hoje o fêmur não está alinhado.O médico retirou o gesso e colocou outro- disse que ficou 80 por cento alinhado e que se até terça-feira,12/6, não estiver alinhado, deverá fazer cirurgia.
    será que alinha dentro desse prazo?
    A cirurgia é correta nesse caso?

  46. Bom dia Dr., tive uma fratura completa do maléolo lateral esquerdo praticando volei, no dia 27/05, além de fraturar, houve um desvio; fiz cirurgia dia 31/05 e colocaram 2 parafusos, não foi engessado, estou com a bota.Minhas dúvidas são: em quantos dias poderei pisar no chão (ao menos apoiar)?qual a possibilidade de retirar esse parafusos?a princípio meu médico disse q ficarei com a bota por 30 dias e depois poderei começar a fisio, será q isso é possível??Aguardo.. ;)

    • ola daniela ,sao perguntas difíceis de responder sem ver as imagens da fratura antes e depois da cirurgia . o melhor a fazer é tirar todas estas dúvidas com seu médico . boa evolução !

  47. Boa tarde Dr., Sofri uma fratura na base do 5 º metatarso, o médico não queria deixar eu usar a bota robofoot, queria engessar, pois disse que o osso poderia não colar, mas como eu já tinha comprado a bota passado por outro médico, ele aceitou. Mandou eu ficar 25 dias sem colocar o pé fraturado no chão, e depois mais 25 dias podendo pisar, depois desses 50 dias era pra mim voltar lá pra ele ver, e disse que se o osso não tiver colado eu ia ter que operar, colocar um pino no local . Estou muito assustada, não quero operar, me ajude Dr… quanto tempo demora pro osso colar ? Esse tipo de fratura é caso de operar ? Corro o risco do osso não colar ? Me ajude, por favor…

    • Se você seguir as recomendações dadas pelo médico , acho muito , mas muito improvável mesmo que vocÊ tenha que ser submetida a cirurgia . É muito rara essa necessidade. Boa evolução !

  48. ola douto eu fraturei a tibia operei coloquei o fixador externo passei um ano como o fixador tirei passasei 15 dias como gesso passarão tres meses cai por cima da perna e quebrou de novo estou com gesso um mes quantos meses posso fica como gesso

  49. Ola Dr.!!!Tive uma fratura biamleolar do lado esquerde e fui submetido ao procedimento cirurgico de colocação de placa e 7 parafusos de um lado e 2 no outro lado do pé!vendo as rariografias peccebi que tem uma parte do osso q n ficou totalmente unida ja faz 2 meses e anida nao consolidou o medico falou que é normal e vai consolidar , e falou que eu deveria começar a pisar de leve para estimular a consolidaçao, achei estrano mais começei a pisar de muleta bem leve .Logo após começçar esse procedimento meu pé inchou e começou a dor muito e essa ponta do osso q ficou desalinhada esta incomodando muito me fazenddo sentir dor.
    Sera que houve algum problema na placa ou parafuso?

  50. Bom dia Dr., fraturei a tíbia fazem 7 meses, coloquei a haste intramedular com dois parafusos, um em cima proximo ao joelho(esta todo dentro do osso) e outro proximo ao tornozelo, este proximo ao tornozelo fica em alto relevo na pele, vamos assim dizer, ele fica fora do osso com a ponta proxima a fíbula, quando caminho bastante eu sinto um pouco de dor, dia 25 deste mês tenho uma consulta e vou tirar o parafuso de baixo. O Dr. ache que devo aproveitar e retirar toda a haste? Sera que nao vai encomodar a haste e o parafuso de cima?

    • OLÁ , somente seu médico para definir isso , normalmente não é necessária a remoção da haste nem dos parafusos se estes não estão incomodando. boa evolução !

  51. Olá doutor,
    eu sofri um acidente de moto, e acabei quebrando as duas pernas, os dois fêmures. Dessa forma eu não posso andar nem com as muletas, só de cadeira de rodas mesmo. A fratura na perna direita foi exposta, e houve uma perda óssea, na esquerda o médico disse que quebrou uns pedaços. Nas duas foi feita cirurgia e eu coloquei placas e pinos. Eu tenho 21 anos, e nunca senti nenhuma dor nas duas pernas. Faz 1 mês e 2 semanas desde a cirurgia, e eu já mexo normalmente as duas penas, faço qualquer movimento sem dor.
    Aqui vai o raio-x da perna direita, da fratura exposta:

    e o da perna esquerda:

    Quanto tempo geralmente demora a consolidação desse tipo de fratura? Uma vai colar antes da outra? Vou ter que ficar de cadeira de rodas toda a recuperação, sem chance de muletas?

    Obrigada doutor!

    • olá fernanda , o tratamento realizado com placas e paraafuos em ambos os femures vai ser prolongado e voce NÃO deve mesmo apoiar nenhum dos pés no chão , sob risco de quebras as placas e quebrar novamente o osso. será uma recuperação bastante prolongada , principalmente do lado com perda óssea . não posso precisar o tempo, dependerá de acompanhamento médico de perto .boa recuperação.

  52. Tenho 29 anos, sofri uma fratura no umero devido um tiro. Não fiz cirurgia e estou usando tipóia. Gostaria de saber quanto tempo leva pra recuperação e se isso é possível sem intervenção cirurgica ?

    • é possível sim tratar sem cirurgia,dependendo do traço da fratura , se houve pouco desvio entre os fragmentos principais e se não houve perda óssea importante . o tempo de tratamento somente seu médico vai poder lhe falar , dependendo das radiografias que serão realizadas de tempo em tempo . boa evolução.

      • To achando que vou ter que operar, fiz uma tomografia e vi que um pedaço do osso tá afastado do outro, quebrou mesmo…pra ser sincero to cheio de medo da cirurgia kkk.
        Segunda vou levar ao médico pra ver oq ele vai dizer, já se passou 37 dias que a fratura ocorreu, tenho movimento e força do cotovelo até as mãos mas confesso que tem hora que dá medo nessa demora pra decidir se vou realmente operar ou não.

        Que Deus lhe abençõe a vc e a sua familia, não é qualquer um que ficaria aqui respondendo essas perguntas…parabéns pelo profissional e ser humano q vc é.

      • Bom dia Dr.sofri uma fratura alinhada do maleolo esquerdo meu médico dissse que ja consolidou. me liberou dia 19 para pisar com calma e devagar, estou andando com andador e desde sexta dia 29 estou com muitas dores no local da fratura e meus pés incham muito, procurei por ortopedista aqui e não encontrei para hoje e nem amanha só a partir de quinta o que pode ser Dr o osso descola depois de colado o que pode ser estou com muito medo.Sou pesada mas estou fazendo tudo certinho devagar quase não ando só quando preciso ir ao banheiro,Ah Dr tem um detalhe fico sentada o dia todo com ele para baixo. me orienta Dr pelo amor de Deus.

      • desculpe-me , mas seu caso precisa ser avaliado com cuidado para uma orientação detalhada , não posso te orientar sem te examinar .

      • Oi Dr, fui a outro orto e estou com tendinite e começando uma artrite pós traumática ta aí o motivo das dores, fiz novo rx e a fratura está totalmente consolidada,agora vou começar outra fase, ele disse que é normal ter artrite pós trauma mas que devemos começar com tratamento para evitar pioras futuras.agora agradeço a vc por todas dúvidas tiradas,durante o meu tempo de imbernação vc me ajudou pra caramba,sabe Dr esse novo ortopedista é mais novo e não tem aquela garga de levar toda população Joaquinense nas costas.Mas te agradeço do fundo do coração que Deus te proteja e dê tudo de bom e o dobro do que dá pra nós que o enche com perguntas todos os dias Que Deus o abençoe ……..

  53. Olá! No dia 07/10/2011 sofri um acidente onde quebrei o fêmur (um pouco acima do joelho), foi introduzido em meu fêmur uma haste intramedular retrógrada, porém dia 03/03/2012 foi constado uma pseudartrose, onde não havia nenhuma evolução, fiz uma cirurgia de enxerto ósseo no dia 05/03/2012, porém dois meses após (minha última consulta) ainda não havia progredido, mesmo assim o médico me liberou para pisar com a ponta do pé assegurado de 2 muletas… Pergunta:
    *Sou uma pessoa saudável, tenho bom peso, nenhum histórico genético de doenças ósseas, exames clínicos dentro do padrão, porque isto ocorreu? E qual o tempo para uma possível consolidação? (uma média apenas)

    Obrigado!

  54. olá doutor , sofri um acidente , tive fratura exposta , quebrei 3 dedos da mão , fiquei 54 dias imobilizado o punho e anti-braço , colocaram fios de aço tipo pinos para segurar os dedos , agr tiraram , mas meu dedo dói ainda , queria saber quanto tempo vai levar pra ele voltar ao normal , e quanto tempo falta para mim voltar para academia (obs : tenho que
    fazer fiseoterapia )

    • apos um longo periodo de imobilizacao da mao e dos dedos , é normal haver uma rigidez articular que deverá melhorar com longo período de fisioterapia. somente seu médico , baseado nos exames de raio-x e na avalição clinica seriada , poderá lhe falar quanto tempo de recuperação será necessário.

  55. Bom dia Dr,Fazem 40 dias que tive uma torção no pé direito na segunda radiografia deu trincado e quando eu não senti- se mais dores poderia colocar meu pé no chão Dr.não consigo sinto muitas dores no tornozelo como se estivesse tudo ali o peso do meu corpo, não fico nem um minuto inteiro com o pé no chão.obs Dr também não posso colocar o pé direito no chão pode ser por isso que dói é normal doer quando desço o pé pra baixo incha também é normal,,abs

    • Flavia,
      voce pode ter tido uma distensao dos ligamentos do tornozelo associada a esta fratura , uma fisioterapia pode ser necesaria , converse com seu medico sobre isso…

      • desculpe Dr,estou com o pé esquerdo quebrado e o direito trincado não sinto dores no quebrado ja tem 60 dias desde o acidente e 40 dias com o direito trincado nesse sinto dores ao tentar coloca-lo no chão amanhã tenho consulta devo pedir a bota robofoot para o ortopedista ,a fisioterapia ´possui qual melhorias em que sentido pode ta ajundando devo pedir a bota? bjs

  56. Bom dia DRº, tive uma fratura biomaleolar cirurgia foi feita em 27/04/12, foi colocado 8 parafusos e uma haste de um lado e dois parafusos maiores do outro lado, já estou andando com uma muleta e iniciei a fisioterapia sexta feira, o médico me disse que a fratura está consolidando super bem por eu ser fumante e ter 45 anos, mais estou sentindo muitas fisgadas e dor com queimação no peito do pé ate os dedos, hoje está fazendo 50 dias da cirurgia e não estou sentindo melhoras meu pé está hipersensível ao ponto de um simples toque do lençol me causar muito desconforto gostaria de saber se isso é normal, abraço

  57. boa noite douto eu quebrei aperna uma duas vez e fica mais dificio consolida a fratura na tibia e o fixador haste deixa aperna mais firme. douto qual melhor tratamento o gesso ate no joelho ou ate na coxa aguardo suas resposta tenha uma otima noite

  58. Olá Dr;sofri uma frature no fêmur direito já faz 7 meses,foi colocado placa e 10 parafusos,a fratura não foi exposta.não tenho feito esforço,mas será q vou ficar com uma perna maior q a outra?,e essa demora é normal?desde já muito obrigado.

    • Boa tarde DR fui ao ortopedista ele disse que posso pisar no chão e tentar caminhar, que vai doer mas tem que ser aos poucos, perguntei da fisioterapia ele disse não ter necessidade então Dr pergunto existe alguma forma de eu me exercitar em casa,,peço sua atenção pois tenho o niver da minha filhinha dia 06/07 e preciso estar caminhando pelo menos de bengala quais tipos de exercicio posso estar fazendo em casa desde ja agradeço obg abs…
      atenciosamente Flavia

  59. Ola Doutor.
    Tive 3 fraturas na bacia, em um acidente dia 26 de abril.
    Fiquei em repouso do dia 26 de abril ate 01 de junho.
    Quando o medico me liberou para andar com muletas, durante 15 dias.
    Ontem dia 18 de junho me liberou para andar com 1 muleta apenas.
    E daqui uma semana para comecar a andar.
    Disse que posso mancar durante 6 meses ate recuperar a musculatura.
    Sera possivela voltar a trabalhar logo, do jeito que andarei?
    Obrigada.

    • A maioria das fraturas da bacia que não tem desvio evolui bem , sem maiores problemas. Não vi suas imagens, mas pelo que você me disse, acredito que terá uma boa evolução.

    • A maioria das fraturas da bacia que não tem desvio evolui bem , sem maiores problemas. Não vi suas imagens, mas pelo que você me disse, acredito que terá sim uma boa evolução.

  60. Ola Dr. Bom Dia… Tive uma fratura no malelo lateral… Gostaria de saber se depois de recuperado vou ter enchassos do tipo apos uma corrida, apos andar muito?

  61. boa noite douto eu quebrei aperna uma duas vez e fica mais dificio consolida a fratura na tibia e o fixador haste deixa aperna mais firme. douto qual melhor tratamento o gesso ate no joelho ou ate na coxa aguardo suas resposta tenha uma otima noite aguardo Dr.

  62. Dr!!!quebrei o tornozelo da perna esquerda em ambos os lados e foram postos 9 pafafusos no total ,7 em um lado e 2 no outro ,passado mais de dois meses apos a cirurgia fui indicado a pisar com carga leve com ajuda de muletas , após iniciar este procedimento meu pé inchou bastante a dores fortes apareceram , fui ate meu medico e ele mandou q fizesse um r-x e um exame de sangue para saber se estou com infecção!!fiz tudo e ele disse q esta tudo no lugar nao afetou a placa nao mais estou com uma inflamação e que eu tomasse antiflamatorio via oral para o tratamento da infeção e liberou!!chegando em casa tome o remedio indicado e no outro dia “hoje” meu pé amanheceu cheio de secreção “pus e sangue” liguei para ele e ele falou q é assim mesmo e que para continuar com tratamento via oral do antiflamatorio e se caso continuasse deveria passar a tomar via venoso para posteriormente abrir o locar e lavar!!!esse tipo de inflamação pode ser pelos parafusos da placa?estou muito preocupado apesar de quando ter saido esse pus a dor e o inchaso passaram!!!
    gostaria de uma opiniao sobre o caso!!!obrigado

    • Olá ,
      se houve realmente a saída de pus , isto não é normal e caracteriza um processo infeccioso , que demanda as vezes até uma nova internação , medicamentos antibioticos e possivelmente até uma nova cirurgia. Neste caso , sugiro que vocÊ compareça imediatamento ao serviço do seu médico ou a um pronto-socorro para esclarecer a questão e que medidas pertinentes sejam tomadas de imediato . Boa evolução !

  63. Bom dia Dr. Fiz uma cirurgia na clavicula a uns 15 dias para colocação de 2 fios de kirschner, ontem tirei um raio x e pude perceber que o osso esta afastado cerca de uns 2 a 3 milimetros. Sera q precisarei refazer a cirurgia?

    • Este pequeno afastamento não me parece significativo , se houver um bom contato ósseo entre os fragmentos e se o alinhamento estiver adequado , a fratura deve consolidar . Faça esta pergunta a seu médico , é importante os pacientes tirarem as dúvidas com seus médicos. Boa evolução !

      • Muito obrigado Dr. Passei no médico hj e ele falou q afastou mesmo o osso, mas q éra para ficar com o braço imóvel q ele acha q vai colar o osso assim mesmo.
        Como pode o osso estar longe e mesmo assim ele colar?

  64. dr. fraturei o 2° e o 3° e 4° se rompeu hoje faz 40 dias ja estou com uma bota de gesso com o salto, minha maior duvida é quanto tempo fou fazer fisioterapia e quanto tempo vou voltar ajogar bola?

    • olá , apenas seu médico , com as radiografias que vai realizar , poderá lhe dizer o tempo exato que deverá ficar imobilizado e quanto tempo vai ficar no DM. Boa evolução!

  65. Dr Boa Tarde DR eu quebrei o tornozelo e foi posto uma placa com 7 parafusos de um lado e no outro lado uma ancora para fixar o tendão , ja faz 50 dias o medico falou que posso apoiar o pé no chão com auxilio das moletas , e será que já posso dirigir ? e falou que depois de uma semana é para tirar as moletas e ficar só de bota ortopedica , sendo depois de mais uma semana é para tirar as botas , obrigado e agradeço a atenção …

    • Olá Mayko, se ele te autorizou a apoiar os pés com as muletas , acredito que não haverá problema em você dirigir , já que a carga exercida no pé e tornozelo não é excessiva nesta atividade.Boa evolução!

  66. Boa noite Dr. no dia 2 de junho cai de salto alto nas pedrinhas do estacionamento do meu serviço. Meu tornozelo esquerdo virou totalmente para a esquerda, fiquei parecendo o curupira. Cheguei ao hospital e o medico que me atendeu, disse que a primeira coisa a fazer era coloca-lo no lugar. Dai então fui engessada ate o joelho, com gesso so em baixo sabe? Fiquei internada e fui operada dia 05/06 e novamente engessada. Dia 07/06 tive alta. Voltei no medico no dia 15/6 ele tirou meu gesso e pediu para que eu colocasse a bota robo-foot. Sinto meu pé formigando o tempo inteiro e ele ainda esta bem inchado e roxo e parece que um pouco torto. Isso é normal?
    Obrigada

    • Provavelmente você teve uma lesao ligamentar importante do tornozelo e o inchaço é algo normal nesta situação , demorando um tempo razoável até cessar completamente . O roxo deve-se ao sangramento que ocorre devido a lesão ligamentar e /ou óssea . Boa evolução !

  67. Doutor no dia 06/05/2012 sofremos um acidente de carro e minha filha estava junto ela tem 6 anos e fraturou a tíbia e hoje faz 1 mês e 15 dias que ela tá de gesso será que durante esse tempo que ela ficou com o gesso os ossos colaram??

    • Olá Rafaela , os “olhos dos ortopedistas” são as radiografias , portanto somente poderia responder a sua pergunta olhando seus raios-x . Após este tempo , para a idade dela , é possível que já tenha havido uma parte da consolidação ou talvez falte ainda uma parcela para “colar” . Além de saber se já colou , é importante saber se colou da maneira correta e é fundamental que você retorne ao seu médico para que ele possa lhe orientar . Boa evolução !

  68. Bom dia DRº, tive uma fratura biomaleolar cirurgia foi feita em 27/04/12, foi colocado 8 parafusos e uma haste de um lado e dois parafusos maiores do outro lado, já estou andando com uma muleta e iniciei a fisioterapia sexta feira, o médico me disse que a fratura está consolidando super bem por eu ser fumante e ter 45 anos, mais estou sentindo muitas fisgadas e dor com queimação no peito do pé ate os dedos, hoje está fazendo 50 dias da cirurgia e não estou sentindo melhoras meu pé está hipersensível ao ponto de um simples toque do lençol me causar muito desconforto gostaria de saber se isso é normal, abraço

  69. Dr. boa tarde!!!
    Sofri um acidente moto X moto frontal, onde quebrou os cinco dedos na altura do metatarso e rompeu os ligamentos, estou á 4 meses parado, foram colocados ferros para sustentação e duas placas no dedão e segundo dedo, não sinto dores que não sejam suportáveis quando ando atualmente sem muletas, porém, gostaria de saber:
    – Este tratamento é demorado assim mesmo?
    – Quanto tempo aproximado demora para que eu possa andar sem robofoot?
    – Vou poder pisar novamente e principalmente sem dores?
    – As dores serão minhas companheiras pro resto da vida?
    – Vou voltar á praticar esportes novamente?

    Desde já agradeço, fico na aguardo de um retorno.

    Abraço.

  70. boa noite douto eu quebrei aperna uma duas vez e fica mais dificio consolida a fratura na tibia e o fixador haste deixa aperna mais firme. douto qual melhor tratamento o gesso ate no joelho ou ate na coxa aguardo suas resposta tenha uma otima noite aguardo Dr. boa tarde

  71. Boa noite fraturei o tornozelo direito em um acidente e passei por cirurgia,onde coloquei uma placa e 5 parafusos,sendo que um quebrou(central) e eu já não tinha meus movimentos corretos, o médico mandou retirar placa e parafusos! É correto Dr???

    • Desculpe-me , seu caso exige uma avaliação do exame físico e das radiografias antes e depois da . Não posso emitir uma opinião sem ver estes dados.

  72. Dr sofri um acidente de carro e fraturei a bacia, fratura no osso iliaco na regiao pelvica, nao foi preciso cirurgia meu medico me mandou andar com o andador sem por peso na perna fraturada, ja estou ha uma semana assim e com 15 dias vou retornar.. quanto tempo sera que devo voltar a andar?

    • Depende da extensão da fratura , com o seu retorno e a reavaliação do seu médico ele poderá dar maiores detalhes.
      normalmente fraturas sem desvio significativo da bacia consolidam com 2 meses .
      boa evolução

  73. Ola Dr. Boa Noite. … Tive uma fratura no malelo lateral … Fiquei 10 Dias com Tala.. e irei ficar com 40 dias de Gesso… voce acha interessante depois que retirar o gesso ficar por conta propria alguns dias a mais com a bota imobilizadora? Isso beneficiaria a mais no tratamento do malelo?

    • você ficará no total 50 dias imobilizada , 10 de tala e 40 de gesso. Acho que após esse período não mais será necessária a bota , mas seu médico , vendo seus exames, poderá lhe orientar melhor. Boa evolução !

  74. Bom dia Dr… A 11dias atrás, trinquei a falange distal do dedo anular, foi colocado uma tala de alumínio com espuma, e o médico disse que tenho que ficar com ela por 15 dias… Realmente esse prazo está correto? Trabalho como músico e dependo da minha mão, e esse dedo anular, é o dedo que mais exerço a força quando toco. Quanto tempo leva pra eu me recuperar e voltar a tocar?
    Fico no aguardo e muito obrigado!

    • Olá Rafael , existem diversos tipos de fraturas de falange, desde as mais “simples ” que em 15 dias praticamente estão resolvidas , até as mais complexas , que exigem um tratamento mais delicado e prolongado . Assim , pode ser correta sim a informação que seu médico lhe passou . Boa evolução !

  75. boa tarde dr esto com a clavicula quebrada a 70dias devido a um tombo de moto esto usando uma tipoia gosta ria de saber quanto tempo e o certo para mim pode tirar a tipoai olhando no raiox da para ver q esta bem encostado um no outro assiim um encima do outro esto sentindo q esta bem melhor quanto tempo o senhor achaa q vai ainda obrigado?

    • Uma fratura da clavícula , em média , dura de 2 a 3 meses para consolidar ,dependendo do traço de fratura.Pelo que vocÊ me disse , seu tratamento deve estar próximo do final , mas converse com seu médico a respeito disso , se já está tudo ok. boa evolução !

  76. ola doutor eu tive uma leve fratura no dedo anelar e luxação no mindinho que estava inchado , o médico pois gesso e mandou eu voltar apos 4 semana , ja estou a 1 semana com o gesso as ta incomodando , posso tirar?

    • Se está incomodando , vocÊ deve voltar ao seu médico e ele avaliará a necessidade da retirada do gesso para ver o que está lhe incomodando . às vezes é necessária a troca do gesso. Boa evolução !

  77. BOA NOITE
    MEU FILHO SOFREU UM ACIDENTE DE MOTO E FRATUROU O TORNOZELO. TEVE QUE FAZER UMA CIRURGIA, O MÉDICO DISSE QUE COLOCOU PINO E PARAFUSO. O MÉDICO DISSE QUE A FRATURA FOI GRAVE, MAS SE FIZER O TRATAMENTO CERTO ELE PODE FICAR BOM. MAS SERÁ QUE PODE VOLTAR A SER NORMAL, OU O PÉ FICA COM PROBLEMAS?
    OBGDA

    • Olá Maria ,
      hoje muitas fraturas graves , tratadas corretamente , tem uma evolução favorável , e o paciente volta às suas atividades normais. Não posso falar do caso do seu filho , mas converse bastante com o médico dele , faça o que ele orientar para que a sua recuperação seja satisfatória .

      • Obrigada, agradeço a atenção.
        Estou rezando muito para que ele se recupere.
        Boa noite

      • dr sofri uma fratura no femur e no ombro direito gostaria de saber quanto tempo leva para recuperação sendo q eu operei fazem 24 dias

    • Olá , se o médico que fez a cirurgia acredita que ele poderá ficar bom , acho que é nisso que vocÊ deve crer. Fraturas graves , bem tratadas , tem bom resultado. Siga o que o médico dele orientar!

  78. Olá Doutor, milha filha tem 8 anos e fez uma fratura no maléolo fibular no dia 05/05 . Ficou com uma tala por 15 dias e depois por 1 mês com a bota robocop. No dia 20 o médico liberou ela pra andar, só que ela não está conseguindo, fica puxando a perna e não pisa normalmente. O que devo fazer, já que vi que ela está com medo de pisar, e que o pé em sí já está bom.
    Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.
    Atenciosamente Rosângela

  79. boa noite douto eu quebrei aperna uma duas vez e fica mais dificio consolida a fratura na tibia e o fixador haste deixa aperna mais firme. douto qual melhor tratamento o gesso ate no joelho ou ate na coxa aguardo suas resposta tenha uma otima noite aguardo Dr. boa noite

  80. Boa noite doutor.
    Quebrei o meu pé, mas não sei te dizer qual o osso.
    Estou com ele imobilizado a 1 semana e meia, o medico mandou voltar com 15 dias para conferir se não saiu do lugar, porém estou meio preocupado com isso.
    Se saisse do lugar eu sentiria muita dor ou não?
    Pq ainda está bem inxado o meu pé, então to com medo de que possa ter saido do lugar. Estou de Bota ortopedica por isso sei que está um pouco inxado ainda.
    grato desde já boa noite.
    Att; Daniel

  81. doutor eu fraturei (simples) o dedão esquerdo, gostaria de saber quanto tempo + ou – ele vai se recoperar?

    • Uma fratura sem desvio significativo do hálux (dedão) demora em média seis a oito semanas para grudar e normalmente usamos esparadrapagem como tratamento. Muitas vezes, os sintomas ja são minimos apos os qnze primeiros dias e ai entao o paciente consegue levar uma vida praticamente normal, evitando impactos maiores ao pé. Boa evoluçao !

  82. Ola Dr. , quebrei a tibia e a fibula no dia 106 e operei no dia 196 foi ao lado do tornozelo, quebrei devido a pano molhado no chão da cozinha e escorreguei. Mas em nenhum momento senti dor graças a DEUS nem no momento q estava no chão e nem na hora q os socorristas chegaram e colocaram o meu pe no lugar , senti apenas quando o enfermeiro soltou ele ai doeu, mas então agora apos a cirurgia ainda continuo sem dor so gostaria de saber quando eu irei poder colocar o pe no chão , sera q antes de 3 meses

  83. Doutor tive uma fratura de tíbia simples na perna esquerda, tratada com haste tibiana, após 48 dias já sinto confiança para andar sem moletas más sem fazer muita força me apoiando mais na outra perna, ñ sinto dor quando ando, meu médico me indicou carga parcial até a outra consulta q já vai ser semana que vem, será q posso me prejudicar se mesmo sem sentir dor forçar de mais a perna? será que já deu tempo para calcificar o osso? Tenho 26 anos desde já agradeço.

    • Siga as orientações que seu médico lhe deu , pelo visto seu tratamento está indo bem até o momento e ele é responsável e interessado pelo sucesso da consolidação. Boa evolução !

  84. Olá, gostaria de saber porque a recuperação de uma fratura óssea é mais rápida que a recuperação de um rompimento muscular? Obrigado desde já!

    • Esta não é uma afirmação correta . Uma fratura pode demorar 3 semanas até mais de 1 ano para consolidar , dependendo das suas características, já uma ruptura muscular , dependendo também da sua extensão , pode demorar de 3 semanas até no máximo três meses para recuperação. Desta forma, de uma forma geral , as fraturas demoram mais tempo para recuperação .

  85. Doutor meu filho tem 7 anos e nessa 2ª feira(03/07) faz 8 . Fez um teste no início de junho para equipe de ginástica olímpica do flamengo e passou porém também fazia hip hop em momentos de lazer foi chamado para dançar no rio +20(xuxa) , no astro e etc…só que nesse sábado brincando na praça fraturou 1/3 distal e a una ,tendo que fazer uma cirurgia , e o médico colocou 3 fios .a fratura não foi exposta. O médico disse que ele só pode voltar as atividades em outubro , o que nos deixou muito triste …Gostaria de saber quais são as chances de uma criança que faz esse tipo de cirurgia (fios) voltar as atividades normais , se o percentual é mais para positivo do que negativo .
    Eu ainda não tenho as radiografias , mas o médico me deu tirando as fotos da máquina (digital) da tela do conputador . dá para o srº avaliar ?

    • Olá Simone, as crianças tem um potencial de consolidação e remodelação do osso muito bom , de forma que se a fratura foi bem reduzida e alinhada na fratura, as chances de uma evolução favorável são muito grandes . Acredito , sem ver as radiografias, que se tudo correr bem , ele voltará sim às suas atividades esportivas sem limitações . Boa Evolução !

  86. doutor eu sofri acidente de moto fraturei o femor fiz cirurgia colocando 2 placas e 12 pinos.ja vao fazer tres meses quanto tempo mais tenho q fica sem andar pq to andando de andador sem apoia o pé.vai mais quanto tempo.?ai esta o raio xhttp://www.facebook.com/media/set/?set=a.234454749999612.43493.100003052654116&type=3#!/photo.php?fbid=243086185803135&set=a.234454749999612.43493.100003052654116&type=3&theater

    • Seu médico que vai determinar quando poderá andar . Pela radiografia , a cirurgia foi corretamente realizada , mas não consigo observar se o osso já está colado , às vezes precisamos comparar radiografias conforme o tempo vai passando para saber se tudo está ok . Esta fratura demora em média tres meses para colar , seu médico poderá te dizer quando apoiar o pé . Boa evolução !

  87. doutor tive uma fratura de tibia e fibula minha tibia esta alinha corretamente mais minha fibula n estou com um fixador externo no me preocupo muito com a fibula msm colado na psição errada n sinto dor ou coisa parecida, faz seis meses q o acidente aconteceu tenho 23 anos a primeira operação fiz no hospital publico saiu td errada depois de 1 mes i meio fiz a segunda realinhei minha tibia ela esta cicatrizando mais a um pequena rachadura n quer colar meu medico disse q vai esperar mais dois meses casa ela n cole ele vai retirar uma pequena quantidade d osso da minha basia pra por na minha tibia isso é correto?mais uma pergunta sexo faz maus na recuperação? serei grato se o senhor poder me enviar alguma resposta. ass:cicero.

    • Olá , de uma forma geral , o que nós ortopedistas damos maior importância na fratura da perna é em relação ao alinhamento da tíbia . Não que a fíbula não seja importante , mas pequenos desvios da fíbula, com a tíbia bem alinhada , são permitidos . Algumas vezes , se o osso não está colando , é necessária uma enxertia do osso do ilíaco (bacia) , como o que seu médico propôs. Em relação ao sexo , não há problema algum , desde que não se faça nenhuma acrobacia que sobrecarregue a perna operada. Boa evolução !

  88. Obrigado Doutor,como eu médico disse minha fratura esta bem alinhada sim o que falta foi um pedaço milimetrico de osso em uma parte da fratura este esta dando trabalho rsrsr foi uma fratura muito grave vi meu medico a pouco tempo e so vejo ele de mês e mês devo tomar algum tipo de medicamento pra acelerar o crescimento?

  89. Obrigado doutor , fiquei muito feliz com a sua resposta ,não por ela ser positiva e sim pelo senhor ter respondido , afinal não vemos a humanidade ligada ao profissionalismo hoje em dia . ..(em nenhuma profissão, principalmente se tiver status) . Estou enviando as fotos para o email que o senhor indicou para outros pacientes faxfacil@yahoo.com. Acredito que o senhor deve ser um profissional completamente atarefado…se o senhor puder dar uma olhada , se não puder eu já estou feliz com a sua resposta (ATENÇÃO). QUE DEUS NUNCA DEIXE DE ILUMINAR O SENHOR!!!!
    SIMONE

  90. Boa noite Doutor.

    mandei um e-mail com o caso de minha filha que foi atropelada no dia 15 de Junho e teve fratura exposta no Umero direto.
    Aguardo.
    Elaine

  91. DEISE MAYER
    Doutor quebrei a fíbola dia 10 /04/2012 e fiz a cirurgia colocando um parafuso dia 03/05 ,dia 12/06 retirei a tala ,nao usei jesso em quanto tempo poderei caminhar e quando será possivel fazer musculaçao,tenho 33 anos.

  92. DOUTOR ;TEM UM ANO E 6 MESES QUE TIVE UM ACIDENTE DE MOTO E TIVE FRATURA EXPOSTA TIBIA E FIBULA E FOI COLOCADA UMA HASTE INTRAMEDULAR, POREM SINTO MUITAS DORES NO LOCAL DA FRATURA,QUE POR SINAL FALTAM COLAR UNS 2 CM, MEU MDEICO QUER TIRAR O PARAFUSO DO JOELHO,PRA VER SE AJUDA A COLAR. ´PORÉM ESTOU COM MEDO. QUAL O TEMPÓ DE RECUPEÇAO? O QUE O sENHOR MIM ACONSELHA! POR FAVOR ME RESPONDE ESTOU PREUCUPADA, TRABALHO COM MUITA DOR, E NÃO QUERO FICAR TOMANDO RAMEDIO, QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.

    • martha, sem ver as radiografias , sem te examinar , pouco posso te ajudar . siga as orientações de seu médico , somente ele pode opinar sobre o caso .

  93. Olá doutor,

    Meu filho de apenas 2 anos e 10 meses, fraturou a tíbia há 20 dias, foi imobilizado inicialmente da virilha até o pezinho,mas hoje a médica trocou o gesso, por um abaixo do joelho, está correto este procedimento? não risco de má cicatrização?

    • normalmente este é o procedimento , somente sua médica , com as radiografias que vão sendo tiradas , pode indicar se o osso está colando corretamente . De uma forma geral , nesta idade , a consolidação se dá mais rapidamente que nos adultos. boa evolução !

  94. doutor tive uma fratura no plato tibial lateral passei por cirurgia coloquei 2 pinos e 1 parafuso já faz 72 dias o medico já marcou pra retirar será que 30 dias após a retirada já estarei andando,nem que seja mancando..

  95. Dr tive fratura de tíbia, no lugar onde o osso partiu ficou um pouco inchado e duro, me falaram que é um calo ósseo, que é normal, sinal de que o osso colou e talvez saia com o tempo, se for esse tal de “calo ósseo” isso é bom ou ruim?

  96. doutor como te disse tive uma fratura no plato tibial e coloquei 2 pinos e 1 parafuso, que serão retirados por esses dias só que não consigo esticar a perna completamente pode ser os pinos e o parafuso que estão atrapalhando… obrigado….

  97. Eu sofri uma fratura maleolar da fíbula com lesão ligamentar, fui submetida a cirurgia, sendo necessária a colocação de uma placa e 6 parafusos, quanto tempo será necessário permanecer com a imobilização? E em quanto tempo poderei retomar as atividades físicas? Att, Monique

    • Ola monique, somente seu medico pode definir isso, com base no resultado da cirurgia , apos a estabilzacao com a placa . dependendo tambem do grau de lesao ligamentar,maior ou menor tempo podera ser necessario. Em media , uamos uma bota tipo robofoot por 3 a 6 semanas , as vezes um tempinho maior. Boa evoluçao.

  98. doutor, no dia 20/06 tive uma fratura no colo do 5 MTC da mão direita, peguei 15 dias de atestado (acabou hoje), ontem fui no médico e ele disse que no novo rx estava tudo bem, a posição estava ótima, mas que eu teria que ficar mais 30 dias com gesso. Não sinto dor alguma. Não queria entrar na parícia, e se eu tirar o geso antes do tempo?

  99. Dr: voltei kkk…sobre minha fatura do úmero devido ao tiro, então o resultado da tomografia que eu fiz deu o seguinte…

    Realizados cortes axiais com 03 mm de expressura.
    Presença de fratura cominutiva da cabeça do úmero e colo cirúrgico com acentuado desvio dos fragmentos maiores.
    Observa-se inúmeras esquirulas metálicas no trajeto transfixante do P.A.F.
    Surperfícies e espaço articular conservados.
    Partes moles de volume pouco aumentado.

    Gostaria de uma opinião a mais , ou seja sem ser a do ortopedista que no momento está me atendendo. Pelo relato do laudo da tomografia pode ter uma base se é possível tratamento sem intervenção cirúrgica ? Se for necessário cirúrgia , nesses casos qual o procedimento seria o ideal ?

    Me desculpa ser chato, mas isso já está me dando depressão, e quanto mais opiniões de quem entende me sinto mais aliviado.

    • O fato de apresentar acentuado desvio dos fragmnetos maiores me leva a pensar em cirurgia,mas precisaria ver as imagens. Em relação ao procedimento em si, em principio tentaria reconstruir os ossos com placa e parafusos e ,se nao for possivel, talvez seja o caso de uma artroplastia (protese). Boa evolução.

  100. Gostaria de obter resposta à minha pergunta,
    Minha filha está há 47 dias com gesso pélvico-podálico devido a uma queda de bicicleta. Fraturou o f~emur. Na última consulta, dia 2/7, o dr viu a radiografia e disse que está consolidando bem. Quanto tempo será que tirará o gesso, diante desse resultado? pediu-me para voltar no dia 16/7, quando completará 58 dias. Será doutor, que resta muito tempo para retirar esse gesso? Ela tem 6 anos e não necssitou de cirurgia. Obrigada pela atenção e Deus abençoe vocês.
    Rita Reis

  101. Quebrei a fíbula e deu uma suspensão na frente na perna direita, fiz a cirurgia coloquei placa e quatro pinos, nunca senti dor nem quando quebrei, faz quinze dias da minha cirurgia ando de cadeira de roda e de moleta, A minha fratura foi obliqua em quanto tempo vou poder ariscar meus primeiros passos? pos meu pé não tem enxalço e minha cicatriz esta perfeita sem nenhuma sequela.

  102. Boa noite doutor! meu nome e Ana Paula no dia 06/05/2012 escorreguei e quebrei o maleolo esquerdo ( unilateral), graças a DEUS não precisou operar, fiquei 22 dias com a tala, tenho consulta de 15 em 15 dias sempre acompanhado do raiox. fiquei 45 dias sem colocar o pé no chão. Atualmente estou usando uma muleta, e fui liberada para fazer fisioterapia. Ja estou andando com uma muleta, as vezes dou uns passinho sem a muleta, sera que faz mal? Ainda sinto um pouco de dor e meu pé esta um pouco inchado. Sera que meu pé esta normal? Sera que o osso ja colou? Sera que devo continuar a andar ou devo ficar mais quieta? Me oriente doutor por favor, me sinto tão confusa. obrigado!

  103. Ola presciso da sua ajuda. Fiz uma cirurgia e coloquei umtendao artificial,engessei meu pé etudo mais .
    Fiquei 2dias no hospital e quando cheguei em casa depois de 2 dias subi a escada (meus pais estavam dormindo ) e era urgente!!
    Quand acordei contei para minha mae , els brigouuu mttt masdisse que o pé ia descusturar todo ! ESTOU COM MEDO SERÁ QUE É VERDADE ?
    OBRIGADA

  104. Olá Dr, Minha mãe teve uma fratura de tíbia e fíbula ( ela tem 46 anos ) , a princípio ela iria operar , mas na sala de cirurgia quando o cirurgião viu as radiografias , disse que teria como tratar por ambulatório , o que ela iria preferir e inclusive disse que se fosse nele mesmo , trataria por gesso e tal .. Fez a redução , ta com a perna engessada , falou que ela fique 1 mês sem levantar pra nada e é o que tem feito . Hoje faz 4 dias , ela ta usando fralda , não levanta da cama pra nada , só vai levantar pra voltar no médico dia 19 e bater outra radiografia pra ver o caminhar da calcificação. A princípio ela vai usar o gesso até virilha por 1 mês e depois , dependendo do proceder vai utilizar um gesso até o joelho por talvez mais 2 meses . O senhor acha que isso pode dar certo ? Ela vai ficar boa como antes mesmo sem cirurgia ?
    Grato desde já .

    • A fratura dos ossos da perna pode ser tratada sem cirurgia , sim. E o tratamento com gesso é como você relatou : primeiro gesso até a virilha sem carga e depois gesso até o joelho . O tratamento é prolongado , mas se a redução obtida foi boa , tem grande chance de dar certo . Boa evolução !

  105. Doutor, Eduardo, com um e seis meses a fratura pelo raio x ainda tem um espaço para colar;pelo tempo já pode ser considerado uma pseudoartrose, no caso; precisaria de cirurgia com enxerto.obs: fratura exposta tibía,tratada com haste intramedular.Aguardo sua resposta.

    • um ano e seis meses sem consolidar ? se foi isso que entendi , deve ser um caso de pseudoartrose ou de não consolidação . Acredito que vocÊ terá de operar novamente após este período sem consolidação .

  106. Ola Dr, a 12 dias estava em uma partida de futebol, quando meu pé travou na grama e minha perna se movimentou estalando os músculos que fica abaixo da batata da perna, depois disso coloco gelo todos os dias e tomo remédios, essa semana, as dores nos músculos passaram ai eu parei de tomar os remédios ai ontem eu sentir uma dor não muito grande na tíbia, ai voltei a tomar os remédios ai a dor passou só que não consigo fazer força nessa perna, caminho normal, mais quando vou correr por exemplo essa dor volta e passa rápido nesse local, sera que o osso ta trincado? o que devo fazer? devo continuar com os medicamentos? fazer alguns exercícios de fortalecimento? ou ficar em casa deitado?
    Desde já, agradeço e espero uma resposta que possa me ajudar, pois estou muito abatido pelo fato de não continuar meus treinamentos.

  107. Olá doutor, primeiro gostaria de parabeniza-lo pela atenção que dedica as pessoas que lhe questionam no site, admiro muito seu trabalho.

    Bom meu filho fraturou a tíbia há 27 dias, ele esta com gesso abaixo do joelho, ou seja está com total mobilidade na perna quebrada, ele descobriu que consegue andar “arrastando” a perna, tenho medo de deixa-lo andar, será que posso deixa-lo caminhar, ou isso pode atrapalhar a calcificação do osso?

    Obrigado pela atenção, doutor, que deus o abençoe cada vez mais sua vida.

    Um abraço

    • Olá Kleber ,
      você voltou ao seu médico ? O que ele disse ? Existem diversos tipos de fratura da tíbia e elas se comportam de maneira muito diversa , dependendo da idade do paciente , do local da fratura ,do tipo de traço…
      Não posso falar se ele caminhar atrapalha , o médico que o acompanha que é responsável por autorizar ou desautorizar isso . boa evolução !

  108. ola doutor,meu nome e marcondes,tenho 31 anos,quebrei a tibia e a fibula da perna direita,fratura exposta,foi colocado fixador externo, com 60 dias tirei rx mas nao se notou diferença,e normal so começar a consolidaçao do osso apos esse periodo ou nao esta colando.

  109. Olá Doutor, tenho um certo complexo com isso!
    Já é a quarta vez que quebro o braço(Rádio esquerdo sempre) Mas os médicos sempre dizem que não tenho nenhum problema no osso, é apenas o modo como caio e um pouco de falta de sorte. Mas enfim, Estou a quase 40 dias de gesso e não precisei de cirurgia (por pouco). Tirarei daqui a uma semana e gostaria de saber por quanto tempo terei que esperar até voltar a praticar esportes e malhar? Perderei força no braço? Ele ficará mais propenso á fraturas?

  110. ola doutor meu nome e neymar tenho 15 anos e quebrei meu tornozelo e luxação isso foi no dia 17]02}2012 fiquei com o gesso 47 dias estou fazendo fiseoterapia so que meu pé naõ esta mexendo para o lado so para cima e para baixo e a fiseoterapeuta so faz aquele aparelho que fica dando um choque naõ faz nenhum tipo de exercicios e estou com medo do meu pe naõ voltar a normal o senhor sabe algum exercicio que eu posso fazer e tambem se normal o tornozelo inchar

  111. bom dia doutor,eu quebrei a clavicula ja tem tres meses ianda nao colo isso e normal demorar tanto tempo?eu to usando o oito i uma tipoia,eu ja toficando doido com essa situaçao.

    • olá raimundo , após trÊs meses a maioria das fraturas da clavícula já consolidou. você precisa consultar com o médico para ele avaliar o porquê desta demora e para ele definir o que deve ser feito .

  112. Olá Doutor.
    Sofri um acidente de moto dia 30 de abril deste ano,quebrei os dois femus,sendo que o direito foi fratura exposta e teve perda ossea,vou ficar com uma pequena diferença de uma perna para outra,quebrei também as duas tibias.
    Fiz a primeira cirurgia dia 28 de maio no femu direito onde foi colocado uma placa,dia 08 de junho fiz a cirurgia no femu equerdo onde também foi colocado uma placa,nas duas tibias nao foram necessarias fazer cirurgia pois calcificou.
    Estou fazendo fixioterapia e ja estou dobramdo a perna direita e um pouco a esquerda,ja consigo levantar as penas so e fazer alguns exercicios.
    Quanto tempo mais ou menos vai passar pra mim poder ficar de pe novamente?O fisioterapeuta falou que quando as fraturas consolidassem poderia ficar de pe para ajudar na consolidação.Isso e verdade?
    Obrigado e ate mais.

  113. Bom dia..
    Meu pai sofreu um acidente e fraturou a tíbia em vários lugares. Já fazem 9 meses no começo cicatrizou bem (superficial) mais agora saiu alguns furinhos (4)com secreção. Essa infecção pode entrar na corrente sanguinea?

    • normalmente 6 a 8 semanas , mas vai depender de como foi a fratura e como ficou apos a cirurgia. o médico deve vai orientar o que ele pode , o que ele não pode e quando pode fazer as coisas . boa sorte .

  114. Olá Doutor!
    Fraturei o úmero direito no dia 18 de novembro de 2011, fiquei 3 meses imobilizado com gesso, retirando-o no dia 3 de fevereiro. Retornei ao trabalho (administrativo), e no mês de abril eu perguntei ao Doutor se eu poderia voltar a fazer atividade física (Era praticante de musculação), porém ele me deixou a natação, a qual pratico desde o dia 16 de abril. Mês passado, tomei coragem e comecei a realizar algumas flexões de braço, e a erguer algumas anilhas, porém as vezes sinto o meu osso estalar… Isso é normal ? Será que eu ja posso voltar a academia, fazendo alguns exercicios leves ?

  115. Ola, no dia 20/6 tive uma fratura oblíqua da tíbia e fibula 5 horas após o acidente fiz uma cirurgia (osteossintese de tíbia) para colocar uma haste de dez furos que foi fixa por 3 parafusos na parte inferior do osso (finalzinho) e 3 no meio da Tíbia, além destes, foi colocado tbm um parrafuso que eu imagino ser para redução unindo as extremidades fraturadas. A fratura da Fibula (no centro da perna) tem um pequeno desvio, porem o osso está em contato. a Primeira pergunta é a; 1) Fíbula é um osso que recebe muita carga?; 2) Meu médico aplicou um tratamento e gostaria de saber se é comum, depois a cirurgia fiquei com “tala” durante 7 dias, após o médico retirou toda imobilização e disse que quando eu for andar (com auxilio das muletas) toque o solo com o pé fraturado (sem carga) fazendo o movimento natural do andar para ter os movimentos preservados e facilidade na reabilitação. É comum? e 3) hoje fazem 27 dias não sinto dor, consigo executar todos os movimentos do pé e o sr acharia interesante o uso do robo-foot, e com quanto tempo é comum deixar as muletas?, Parabens pelo Blog, sua ética e profissionalismo elevado. Que Deus o abençoe.

    • nas fraturas da diafise da tibia e fibula , normalmente priorizamos o alinhamento da tíbia . em algumas situações a fíbula consolida espontaneamente sem necessidade de cirurgia concomitante .a carga no membro inferior passa fundamentalmente pela tibia, mas a fíbula é também muito importante ,principalmente no nível do tornozelo . pelo que me descreveu os procedimentos foram corretos ,mas estas duvidas somente seu medico pode esclarecer , bbaseado no que ele fez na cirurgia . boa sorte.

  116. Bom dia, Dr! Eu quebrei o dedo médio da mão direita. Foi uma fratura obliqua, se não me engano…Bom, o médico colocou o meu dedo na posição correta(quase morri de dor), mas ele me disse que assim ele tentaria evitar a cirurgia. Depois, imobilizou o meu dedo com o indicador, p/dar suporte ao quebrado. Colocaram uma tala de espuma, e me pediram retorno em dez dias. Está correto o procedimento? Os meus outros dedos estão muito inchados..é normal?As dore já diminuiram bastante, estou tomando nisulid. Qto. tempo demora para a cura e eu voltar a trabalhar? Sou secretaria e tenho 48 anos. Desde já lhe agradeço muito!

    • os procedimentos descritos estão corretos, vc deve retornar com seu médico para ele avaliar se o osso está bem posicionado e então ele lhe passará o tempo médio de consolidação. boa sorte

  117. Doutor, quando a fratura de tíbia consolida podemos sentir o calo ósseo facilmente apalpando a canela? Se não sentirmos esse calo é certeza de que ele ainda não se formou? Obrigado.

    • olá michel , dependendo do local da fratura e do tipo de consolidação , é possível sentir o calo ósseo . há , no entanto, situações em que o calo não é palpável e o osso consolidou perfeitamente . Normalmente , quando a consolidação é “natural” , com gesso , o calo formado é mais exuberante ; quando se opera o calo tende a ser menos exuberante.

      • No meu caso foi utilizada uma haste intramedular. Acha que o calo poderá ser sentido? Obrigado pela resposta e desculpe a insistência.

  118. BOA NOITE DTOR. EU FIZ UMA CIRURGIA DIA 24/07, NA TIBIA FOI EXPOSTA,ESTOU USANDO PINO E FERRO, ALGUMAS PESSOAS TEM MIM DITO QUE FAZER SEXO É PREJUDICIAL ISTO É VERDADE?

    • Você pode fazer sexo desde que o faça numa posição que não interfira naquilo que seu médico te orientou . Por exemplo : se você não pode apoiar o pé operado , poderá , sem problemas , fazer sexo deitado . Boa sorte e cuidado para não se machucar !

  119. Doutor, eu fui ao ortopedista, tirei uma nova radiografia, e está tudo colado… Inclusive o médico me liberou para musculação, porém o meu braço as vezes dá umas estalas, e sinto uma dor no antebraço (Bem na articulação do cotovelo, mas na parte de dentro… OBS: Minha fratura não foi neste local, e sím no úmero, onde não sinto dores), não sei se é nervo ou tendão… O que o senhor me recomenda, Doutor ? Isso passará ?

  120. doutor retirei hoje 2 pinos e 1 parafuso do plato tibial. quanto tempo vai para fechar os 3 furos………valeu doutor….

  121. ola doutor , tive uma fratura completa do terço distal da tibia , oque é isso ? é caso cirurgico ? quanto tempo leva para recuperaçao ?

      • vou colocar toda a analise , fratura completa do terço distal da tibia , acometendo as regioes metafisaria e epifisaria, com envolvimento da sua face articular com o talus , sem desvio significativo de fragmentos .

  122. Doutor boa tarde,

    Minha afilhada tem 11 anos e caiu de bicicleta ha três dias, a mesma quebrou três partes do femur, e os medicos disse que eles praticamente se despedaçaram, ela fez a cirurgia e colocou a placa e pinos. Gostaria de saber se nessa idade a recuperação é mesmo 100% e se por acaso ela ficar com a perna mais curta se a cirurgia para alongar o osso é recomendada. Tambem ouvi que quem quebra o Femur corre risco, pois o mesmo solta gordura e que ele pode ir para o coração ou pulmão, é verdade? Se sim por quanto tempo corremos o risco e se por acaso essa gordura realmente for para algum organismo quais sao os riscos?

    Desde ja, obrigada!

    • As crianças tem um potencial grande para consolidação e regeneração óssea , se os médicos conseguiram um bom alinnhamento no fêmur com a cirurgia, é possível esperar uma recuperação adequada . Pequenas diferenças de até 2 cm podem não necessitar correção . Em relação à gordura ,existe o que chamamos de embolia gordurosa e ela é mais frequente em grandes traumatismos e se houver uma estabilização rápida das fraturas a chance dela ocorrer é menor . Boa recuperação !

  123. ta com 3 meses q retirei os fixadores da tibia e ficou perfeito mais a fibula não colou a fratura é bem no meio da canela e o ortopedista disse que posso voltar a fazer meus exercicios normalmente que ela pode ficar assim mesmo que não tem problemas, isso é normal????

  124. Olá Dr, gostaria de tirar algumas dúvidas.
    No dia 1 de julho sofri um acidente e fraturei o pé, 1º metatarso…Chegando no hospital colocaram uma tala que fiquei por 9 dias, após isso retornei ao médico e sem tirar novo raio -x ele pediu que engessasse,(com meu pé ainda inxado) foi feito um gesso com salto, o médico disse que o salto é para que eu possa colocar o pé no chão e disse que eu devo sempre mexer os dedos para ajudar a fratura a consolidar. Isso é correto?
    Obs: ninguém mexeu na fratura para colocar no lugar ou algo do tipo, pelo que vi trata-se de uma fratura obliqua, há casos que não é necessário apertar ou mexer pra por no lugar? (se é que se pode dizer que saiu do lugar já que trata-se de uma fratura obliqua).
    É comum necessitar de cirurgua nestes casos? Pois não gostaria de necessitar de cirurgia e irei voltar no médico dia 2 de agosto para novo acompanhamento, o sr acha que tem a possibilidade de até lá a fratura ter consolidado?
    Peço por favor que me esclareça pois estou um pouco preocupada!

    • existem casos de fratura em que não mexemos para melhorar a posição do osso , já que às vezes ele não sai do lugar . a maioria das fraturas do ´pé não necessita de cirurgia, apenas aquelas em que o desvio é muito grande.

  125. Olá Doutor. Fraturei o fêmur numa região só e passei por uma cirurgia no dia 06/06, onde foi colocado uma haste intramedular com quatro parafusos, dois em cada extremidade, e desde então, tenho andado numa muleta só, e com aval do médico de colocar quase toda a força no chão.

    Bom, tenho notado que exatamente na área onde aconteceu a fratura (mais ou menos no meio da coxa), tem se formado visivelmente um calo na pele, como se meu músculo estivesse inflamado ou algo do tipo; e o curioso é que encosto a mão e não dói, é apenas um calo duro, só se eu apertar com muita força, claro.

    Na última vez que fui ao médico, está mesma região apenas estava dura, sem a formação do calo, e na ocasião o médico disse que era normal, pois como dito inicialmente, foi exatamente na região onde se rompeu e aconteceu a fratura.

    Minha dúvida é: este calo refere-se ao famoso “calo ósseo”, e que por eu ser magro, está “dando as caras” exteriormente e “empurrando” o músculo, sendo assim, formando o calo na perna ou pode ser outra coisa? Outra fato é que ao forçar na fisioterapia a região do calo dói MUITO, e é uma dor insuportável, de verdade! Tanto é que vou avisar para minha fisioterapeuta para substituir os exercícios que fazem a região do dito calo doer. Mas enfim Doutor, devo me despreocupar com isso ou me atentar a algo?

    Desde já, muito obrigado!
    Espero resposta.

    Abraços!

  126. vou colocar toda a analise , fratura completa do terço distal da tibia , acometendo as regioes metafisaria e epifisaria, com envolvimento da sua face articular com o talus , sem desvio significativo de fragmentos …. obg

  127. Minha mãe sofreu um acidente de moto e fraturou o encaixe do femur no quadril e varias partes do quadril do lado direito, qual tempo de repouso e quanto tempo de recuperação??

  128. Olá Dr. tudo bem? Fraturei a base do 5º metatarso (pé esquerdo) quando fui descer da beliche e virei o pé – dia 14/07. Através da radiografia o médico constatou que ocorreu fratura, porém não houve o rompimento total do osso. Não utilizei tala de gesso, somente o robofoot. Este equipamento funciona mesmo? Já visitei dois ortopedistas, um disse que sim e outro que não. Posso apoiar o calcanhar no chão para andar? Desta forma não sinto dor. Em um mês posso deixar de usar a bota e andar normalmente (depois de algumas sessões de fisioterapia?

    Muito obrigada.

    • eu costumo utilizar o robofoot para este tipo de fratura . dependendo da fratura , normalmente oriento um periodo sem carga , com muletas , sem apoiar o pé no chao e depois de 2-3 semanas começo com descarga parcial do peso , usando a bota . normalmente em 6 a 8 semanas o osso está colado . voce deve seguir as orientações que o SEU médico lhe passará . boa evolução .

      • Dr, após seis semana usando o robofoot, finalmente fui liberada pelo meu ortopedista (no dia 23-08). Estou entrando na sexta sessão de fisioterapia. Em quanto tempo posso voltar á academia (musculação)? Engordei uns 4 quilos neste período. Existe algum exercício que eu possa fazer sem que ocasione problemas futuros? Em quanto tempo posso voltar a usar salto?

        Obrigada

  129. Bom dia Dr. Eduardo,
    Moro na França e ha 5 semanas eu quebrei a ulna direita com um pouco de deslocamento. Os médicos optaram por operar, colocando então uma placa e parafusos. No momento eu estou fazendo a reeducação com o fisioterapeuta, sinto uma boa evolução dos movimentos, mas ainda sinto bastante dor perto do punho. Eu sou desenhista, escultora, designer 3D e pratico escalada. Gostaria de saber se a dor ainda é normal e se o problema pode comprometer minha capacidade de desenhar e trabalhar com minhas atividades minuciosas. Além disso, gostaria de saber aproximadamente a partir de qual semana nesse caso podemos praticar esportes como escalada, musculação ou Krav Maga. Por fim, quando se trata da ulna, devemos retirar a placa (em quanto tempo?) ou ela pode permanecer? O médico disse que ela é permanente, mas o fisioterapeuta diz que é necessario retirar.
    Obrigada pelos conselhos e pela sua gentil disposição para nos responder.

    • em relação as dores somente seu médico poderá lhe dizer. em relação a necessidade da retirada da placa , ela pode permanecer sem maiores problemas .se incomodar, poderá ser retirada apos a confirmação da consolidação ossea. boa sorte !

  130. Dr. tenho placa e parafusos no femur ,
    motivo acidente de moto
    são 11 parafusos vou ter que tirar algum dia
    ou ela vai ficar permanentemente.

    espero sua resposta no mail

    sandro_fsa@hotmail.com

    por favor responda o mais breve possivel é muito importante para mim. obrigado…

  131. Bom dia Dr. Eu estava jogando bola e sofri um entorse do tornozelo grau III.
    fui ate o ortopedista, e ele imobilizou meu tornozelo e me disse para ficar com a imobilizaçao durante 3 dias, após isso, retirei a mesma e voltei no retorno quando completou 1 semana ( lembrando que machuquei no dia 13/07/2012).
    Então ele me receitou 20 seções de fisioterapia e repouso relativo, no prazo de 1 mês +/-. E também me recomendou à não dirigir.
    Gostaria de saber quanto tempo leva para total cicatrização, após quanto tempo posso voltar à dirigir, e se não havia necessidade de uma cirurgia??
    Para também eu voltar praticar esportes, como jogar futebol, quanto tempo será necessário?
    Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

    Att.

    • a maioria dos entorse de tornozelo são tratados não cirurgicamente e evoluem bem . a cicatrização no grau iii normalmente leva 6semanas em média . o tipo de reabilitação varia de médico para médico , alguns deixam mais tempo sem carga outros sao mais “rapidos” , dependendo do perfil do paciente.

  132. ola doutor tudo bem,meu nome e laura tive uma fratura pequena no meu pe e o medico me receitou uma bota pois segundo ele a fratura nao foi grave ele tambem disse que com uma semana poderia apoiar meu pe todo para andar com a bota e nao me proibiu de andar mesmo sem as muletas,esse procedimento e normal doutor quanto tempo será que vou ficar com a bota.

  133. Olá Sr doutor!
    Sofri um acidente de automóvel no dia 7 de Junho de 2012 em que o
    diagnóstico é politraumatizada na bacia (ramos pubicos a direita e no sacro, transversa S1-S2 sem defices neurologicos) e nos ossos da perna esquerda, fechada 1/3medio.

    Realizei apenas a cirurgia à perna fraturada em baixo e quanto a bacia arecuperação seria através de repouso absoluto.

    Contudo, após 3 semanas da cirurgia surgiram umas dores irritantes no pé esquerdo (perna fraturada), por exemplo, picadas em que um simples sopro de ar me doia.
    As dores começaram (finais de Junho) e desde então nunca mais pararam, dá a sensação que me estão a cortar o pé com uma faca, um simples sopro de ar me doi, e já ando de muletas mas as dores estão presentes 20horas por dia, em que há momentos que… quase não aguento.

    Na sua opinião, o poderá ser uma de compressão nervosa? quanto tempo durarão estas dores horriveis e… haverá algo que me ajude a ultrapassar este processo, por favor? a medicação praticamente não tem qualquer efeito

    Peço a sua opinião relativamnete a esta situação tão dolorosa.
    Obrigado

  134. olá doutor, o meu medico já mi mandou pisar no chão colocar peso na perna para calcificar, só q não consigo andar já vai fazer 4 meses que sofri uma fratura na tíbia,o meu calo ósseo formou muito pouco e ainda não esta colado como deveria… queria saber se tem alguma forma de eu aprender a andar de novo ou sera q posso fazer pelo menos algumas sessoes de fisio pra voltar a andar pois ainda nao foi liberado a fisioterapia, estou preocupada se nao calcificar precisarei de fazer cirurgia…..

  135. Dia 20/06/12 sofri um acidente de moto e tive fratura da extremidade superior do radio fiquei internada para fazer a cirurgia,mais depois me deram alta e a cirurgia ñ foi realizada,ñ colocaram nem tala nada no meu braço,esses dias tirei outro rx esta do mesmo jeito,sinto muitas dores,perdi os movimentos do meu braço o que eu faço,me ajude por favor.

  136. ola doutor fraturei o peronio e meu otopedista falou q nao e cirurgico uso o robofoot, tirei uma raio-x depois de um 1 mes e 14 dias ainda nao tinha voltado pro lugar, isso e normal quanto tempo leva pra fica bom

  137. Boa tarde, ola Dr.
    Eu fraturei o osso umero, ja faz 30 dias to sentido muita dor o medico colocou um gesso curto so na local da fratura onde consigo movimentar o braço. Bom, o gesso nao ta justo e costuma descer braço a abaixo quando vi que meu braço ta ficando torto. ja perguntei o medico mas ele disse que nao cabe a cirurgia. A fratura nao chegou a ser exposta mas separou o osso. O procedimento medico estar correto?

  138. boa tarde. doutor meu nome é rosimery sou atleta de mma luto proficional tomei um chute no braço e quebrei a una a fratura foi obliqua ja estou com o gesso 22 dias será q ja colou? por quanto tempo vou ficar sem treinar?

  139. ola doutor ! tenho 14 anos , quebrei meu braço jogando futebol , fiquei com o gesso quase um mes , mas tirei antes em casa mesmo , ja faz 3 mez que tirei mas nao consigo me apoia nem larga meu peso em cima , oque eu faço ?

  140. ola tudo bem? sofri uma fratura obliqua na escafoide da mao esquerda, e estou ainda no inicio do tratamento com a tala, depois colocarei o gesso. Minhas dúvidas é em relação ao tempo de consolidação do osso e também em relação ao tamanho do gesso que ira ser posto, se será apenas como uma munhequeira ou ate a axila. obrigado

    • O osso escafóide é um pequeno osso da mão que tem uma vascularização meio problemática e que por isso dificulta a consolidação . Dependendo da fratura , pode demora até dois meses ou mais para colar. Naqueles casos com pouco desvio e tratamento sem cirurgia , inicialmente usamos gesso mais longo e depois de um tempo encurtamos o gesso . Radiografias seriadas , acompanhamento médico atento é essencial para um bom resultado . Boa evolução !

  141. ola doutor , quebrei o braço há ums 3 meses , mas nao consigo me apoia nem larga meu peso emcima dele , sera que colo errado ?

  142. Dr. Neri, parabéns pelo blog, excelente conteúdo.
    Não quero consulta, apenas uma sugestão ou opinião.
    Há 1 ano e 3 meses pulei de um muro de 2 metros de altura, batendo o calcanhar com força no chão de concreto. Nos dois dias seguintes senti alguma dor, mas não muita. No terceiro dia quase não conseguia colocar o pé no chão, mas mesmo assim não deixei de caminhar, embora com dificuldade. Consulta com ortopedista na cidade onde moro, mesmo pela Unimed só consegui depois de 90 dias e ainda assim aquele tipo de consulta de 5 minutos. Me pediram um raio x, não apareceu nada. Mais 30 dias, ressonância magnética que mostrou fratura de calcâneo por impactação (isso após 120 dias do ocorrido), o ortopedista disse para “seguir a vida” e fazer um novo raio x em mais 30 dias, que então mostrou o osso fraturado. Dada a dificuldade e o péssimo atendimento nessas clínicas de ortopedia, deixei assim, só que mesmo depois desse tempo todo, está cada dia mais difícil colocar o pé no chão, está sempre “formigando” e a dor é muito intensa na lateral do tornozelo. O que mais poderia fazer?

    • Acho que deve voltar ao médico , ele vai te examinar e acredito que deva pedir uma nova ressonancia ou tomografia para ver como está o osso do calcaneo . E isso o que deve ser feito.

  143. Boa Noite doutor,
    Minha irmã fraturou a fíbula, realizou cirurgia para colocação de uma placa e seis parafusos, aos 51 dias de operada foi liberada para iniciar a fisioterapia e ficar sem a bota robo foot em casa, sendo orientada a usá-la quando fosse a rua, após 10 sessões de fisioterapia ela já caminha sem o auxílio das muletas em casa e sem a bota, sem sentir dor. Ainda é necessário o uso da bota para a rua? Ela pode dirigir? O que pode ocorrer caso ela o faça?
    Att,
    Carla

  144. Tenho 52 anos e sofri uma fratura do quarto metacarpo. Já fazem cerca de 4 semanas que estou com a mão imobilizada com uma tala presa com atadura. O ortopedista não teve de realizar qualquer intervenção na fratura, que na radiografia aparece como um corte no dedo no sentido transversal. Para esse tipo de fratura, quanto tempo normalmente é necessario permanecer com essa imobilização total da mão?
    Grato Gabriel

    • Normalmente o tempo varia de 4 a 6 semanas , mas somente seu medico pode autorizar a retirada da tala , após ser feita nova radiografia . Boa evolução !

    • Muito obrigado,doutor. Foi exatamente a previsão de meu ortopedista. Esta semana faremos radiografia para ver a evolução dessa fratura infeliz.Vi na internet uma tala alternativa, que me pareceu mais confortavel. O link a seguir mostra foto dela – http://www.acasadoenfermeiro.com.br/ortopedicos/tala-imobilizadora-de-dedos.phtml – .O senhor conhece? Acha que pode ser uma alternativa a levar ao médico para ser usada nestas semanas finais, caso tenha de prosseguir com a imobilização mais um tempo, já que completei hoje 30 dias nessa situação? Agradeço e desejo um ótimo fim de semana. Abraços.

  145. boa noite dr, dr se eu caminhar com a tibia quebrada sem gesso sem nada , isso pode ajudar ou atrapalhar o proçesso de calçificação ? Obrigado

    • Depende do caso , pode haver sérios problemas se a fratura desviar após vocÊ pisar sem imobilização ! Aconselho uma consulta com um ortopedista para te orientar melhor !

  146. Eai doutor. Sofri uma lesao na fibula da perna direita pouco acima do tornozelo.. no procedimento cirurgico foi feito um corte no lado `de fora` do pe e colocado uma placa com 6 parafusos. tambem foi feito um corte (menor) na parte de dentro e o medico falou que teve de colocar um parafuso que atravessa ate o outro lado. Estou com 1 mes e 1 semana de recuperacao pos cirurgia, utilizando muletas e bota de velcro… ja consigo movimentar o tornozelo para cima e para baixo com certa limitacao, mas ate para os lados estou conseguindo um pouco.. gostaria de saber quando posso comecar uma fisioterapia e voltar as atividades como dirigir e caminhar rsrs..
    desde ja muito obrigado, sou um grande admirador de seu trabalho. abracos.

    • Olá xará , pelo que me passou , vc está tendo uma boa evolução . Acho que seu médico logo logo lhe passará umas sessões de fisioterapia para acelerar sua reabilitação . Boa sorte !

    • somente seu médico pode lhe orientar corretamente sobre isso.como vc foi operado e as placas estão estabilizando a fratura , acredito que ficará pouco tempo imobilizado. mas nao faça nada antes de consultar o médico que lhe operou. boa evolução !

  147. Boa tarde ! Doutor Meu nome é Eneias tenho 35 anos, eu tive um acidente de moto e quebrei a fibula na parte um pouco mais a baixo do joelho então tive colocar gesso.Depois de um mês e meio tive que dirigir três vezes,em uma emergência,Não doeu será que isso vai causar algun problema no tratamento? minha evolução está sendo muito boa, o médico disse que o osso está começando a consolidar e que não posso colocar o pé no chão.O que o senhor acha disso?

    • somente seu médico pode lhe orientar corretamente sobre isso.a fíbula quando fraturada nesta região , sem fratura associada da tíbia , costuma colar favoravelmente na maior parte das vezes .

  148. Tu acreditas que seja necessario ele me ver “ao vivo” para poder dizer alguma coisa em relacao a fisioterapia ? pois ele apenas pediu que agora quando completarem 45 dia mandasse um raio x atual para ele, e assim me liberaria para fisioterapia.. fiquei meio preocupado.. e nao vejo a hora de andar! abraco

  149. Dr, meu fillho de 3 anos sofreu uma cidente de moto e teve uma fratura exposta no umero, através de cirurgia foram colocados 2 pinos proximo ao cotovelo, na revisão da cirurgia com 23 dias do acidente o ortopedista mandou fazer uma raio-x e disse que a fratura ja estava sarada e que podia retirar os pinos, mas eu vejo pessoas que levam até 3 meses para retirar os pinos de uma cirurgia desse tipo, a minha pergunta é você não acha que foi precoce essa retirada? Estou muito preocupada ele acabou de retirar… abraços

    • as crianças levam menos tempo para que o osso cole . assim , não é anormal a posição que o médico tomou . converse com ele sobre isso , me parece que as coisas estão sendo feitas corretamente .boa evolução .

  150. Olá doutor. Sofrir um acidente de moto no dia 24 01 2012 aonde tive fratura exposta cominutiva DA TÍBIA logo abaixo do joelho. No dia 31 01 12 fiz a cirurgia aonde foi colocado uma placa e nove parafusos. Em 26 06 12 o médico mandou que retirasse uma muleta lado direito. No dia 31 07 12 ele mandou que eu retirasse a outra muleta e mim locomovesse segurando nos móveis em minha casa; porém ainda estou usando uma muleta pois quando tento colocar o peso total na perna sinto dor no local da fratura. Depois de todo esse tempo (192 dias) é normal ainda sentir dor no local da fratura? Será que ainda vai levar muito tempo para que eu possa voltar a andar sem muletas? Fico no aguardo da resposta do sr, agradeço desde já.

  151. Boa Tarde,sofri um acidente de moto e sofri a fratura da tíbia fiquei uma semana sem engessar e ja estou com 15 dias com o gesso, o medico diz que não vou precisar de cirurgia , qual o tempo medio que vc acha que vou precisar usar o gesso? Desde ja agradeço a resposta…

    • depende de onde na tibia foi a fratura, depende do traço da fratura , entre outros fatores . acho que pelo menos 2 a 3 meses de gesso serão necessários .somente seu médico pode lhe orientar corretamente sobre isso.

  152. Dr, sou camila tenho 19 anos e dia 21 de agosto vai fazer 1 mes que sofri um accidente onde fraturei o colo do femur ( NÃO FOI EXPOSTA) , primeiro o ortopedista fez uma tração onde atravessou um ferro no joelho pra fixar o osso, fiquei com essa tração por 7 dias e depois fiz a cirugia onde introduziu uma haste por dentro do osso e não foi preciso gesso nem nada…então eu gostaria de saber quanto tempo mais ou menos eu vou parar de senti dores? E de quantos meses aproximadamente é a recuperação? Obrigada pela atenção

    • somente seu médico pode lhe orientar corretamente sobre isso. uma fratura de colo do femur demora para consolidar , acredito que serão necessarios pelo menos 3 a 4 meses de recuperação .

  153. Dr. Eduardo, sofri uma queda e quebrei o maléolo lateral direito e houve necessidade de cirurgia. Foram colocadas uma placa e 6 parafusos, minha dúvida é que o médico não imobilizou meu pé, apenas pois uma tala para que fosse feito o curativo diário dos pontos e mandou que eu fizesse em casa um exercicio de colocar o peito do pé para frente e para tras, isso é correto? tenho medo de fazer os exercicios e quando fico sem fazer sito com se meus nervos dessem nó.

    • a opçaõ de não imobilizar após uma cirurgia é do médico, se ele achou que ficou firme o sufuciente , não é errada a opçaõ de não imobilizar . eu costumo usar uma bota imobilizadora no pós-operatorio chamada robofoot. boa evolução.

  154. Ola doutor queria saber se numa fratura de tíbia em duas partes e fíbula corre risco da perna ficar um pouco mais curta do que a outra não foi fratura exposta fraturei em janeiro a fíbula já esta ok só a tíbia que a parte de traz ainda não calcifico direito mais a frete sim estou tomando o medicamento prosso ( cálcio ) e cipro meu organismo fico resistente a amoxicilina + clavulanato .

    Alexandre Lima (jpa) Rio de Janeiro

    • pode sim haver encurtamento ósseo , se não houver o correto alinhamento e reduçaõ da fratura . converse com seu médico sobre estas dúvidas .,ele poderá lhe ajudar .

  155. ola fiz tres cirurgia na fibola e na terceira foi reconstituido os ligamento q nao foi feito nem na primeira nem na segunda cirurgia me encontro com 10 parafusos e muita dor e restrito em alguns movimentos e normal

  156. Olá doutor, fraturei o 1º metatarso, fiquei com o pé imobilizado um total de 6 semanas (9 dias com tala e o restante dos dias de gesso com salto) já retirei o gesso e o médico disse q o osso já consolidou, pediu q eu fizessse banho de contraste e disse q não precisarei de fisioterapia, porém olhando o raio x vejo q ainda há um pequenino desvio e fissuras da fratura…segundo o médico há fissura da fratura porém já formou o calo ésseo e ele disse q o osso está colado. Não sinto dores extremas porém ainda não consigo andar normalmente. Minha pergunta é, para se retirar o gesso e dizer q a fratura consolidou-se o osso precisa estar retinho e completamente regenerado ou isso somente com o tempo? Pois vendo o raio -x não confiei muito no que o médico disse. Obrigada!

  157. Bom dia

    Meu filho de 19 anos, sofreu um acidente de moto, no qual fraturou o tornozelo e teve luxação. Fez uma cirurgia há um mês e 22 dias. Colocou 10 parafusos e 1 placa. O médico mandou fazer as fisioterapias. E ir andando devagar, o quanto aguentar. Será que já pode dirigir, pois esqueci de fazer esta pergunta para o médico. Eu como mãe estou pedindo para ele esperar mais um tempo, mas sabe como são pessoas teimosas. Por favor me responda. Obrigada!!!

  158. OLA DOUTOR, FRATUREI A MANDIBULA MAS NAO SAIU FORA DO LUGAR APENAS TRINCOU, FIZ UMA AMRAÇÇÃO NA BOCA COM APARELHO, NAO POSSO COMER NEM ABRIR A BOCA, APENAS TOMAR SOPA DE CANUDO..QUANTO TEMPO MEU OSSO VAI COLAR???

    • quem trata este tipo de fratura é o buco-maxilo e não um ortopedista .mas pelo que voce me passou , acredito que o tempo de consolidação gira em torno de 6 a 8 semanas , converse com seu medico- dentista sobre isso;

  159. Ola tenho 19 anos,sofri acidente com maquina de corte,pego meu dedo anular da mão esquerda bem no começo da falange distal,gostaria de saber qual o valor aproximado de uma cirurgia para que eu recupere os movimentos.obrigado!

  160. boa noite doutor, fraturei a tibia e coloquei um fixador externo,com quanto tempo posso andar normalmente? para retirar o fixador tem que fazer nova cirurgia?

    • somente seu medico pode te orientar sobre isso, se voce pode pisar . algumas vezes o fixador externo é uma fixação provisoria e pode ser necessaria outro tipo de fixação adicional .converse com seu medico sobre isso.

  161. Dr. Fraturei a tibia e a fibula o tratamento foi feito com 2 platinas e 5 parafusos na tibia e 6 na fibula. ja fazem 10 meses eu consigo andar normalmente ja mas naum consigo correr ainda e as vezes dói no local dos parafusos especialmente na tibia é normal? Meu orto foi embora e parei o acompanhamento a 6 meses, desde então leva a vida normal. Mas fico preocupado as vezes.

  162. Boa Noite Dr,
    Sei cada caso é diferente, e há variações de paciente à Paciente,
    Mas no Caso de Fratura na tíbia proxima ao tornozelo e com intervenção cirurgica (hastes de 10 furos), paciete de 24 anos, em média quanto tempo demora pra poder pisar com carga total e se o prazo é o mesmo pra pode correr?

  163. Boa noite Dr,
    Tenho 19 anos, e a 3 meses atrás, tive uma fratura exposta da tíbia e perdi alguns pedacinhos de ossos do tornozelo. Até então uso fixador externo, com 4 pinos. O meu médico diz que estou tendo uma evolução muito boa, e que está quase consolidado. mas não me dá nenhuma previsão de quando vou começar a fisioterapia, ou quando tirarei o fixador. De modo geral, nesses casos, quanto tempo demora para retirar o fixador? Obrigada

  164. Boa Noite, a 3 meses e meio atrás sofri uma fratura exposta na tíbia, uso fixador externo e já ando de muletas mas não ponho o pé no chão. Toda vez que ponho o meu pé para baixo, ele fica vermelho e com formigamento,mas não incha. Meu médico, disse que é normal, mais gostaria de ter uma segunda opinião. Obrigado

    • Quando ficamos impossibilitados de caminhar apoiando o pé , ocorrem alterações vasculares no membro inferior . Pode ser isso que esteja ocorrendo e é um quadro normal para uma fratura como a sua .

  165. Dr. Uma fratura de tíbia, próxima ao tornozelo e tratada com haste intramedular, necessita de fisioterapia na recuperação? Meu médico me liberou pra largar as muletas, mas não consigo largá-las por causa da dor ao pisar. O tratamento é pelo SUS, e sinto que eles podem estar sendo omissos com o meu caso. Ele me disse que não preciso de fisio e que é pra pisar que a dor vai passar. Mas venho tentando há três semanas, e não consigo andar legal nem mesmo com uma muleta. Uma amiga fisioterapeuta me disse que ele deveria me encaminhar, pois melhoraria minha recuperação. Devo exigir que ele me encaminhe ou posso me recuperar sem fisio? No geral, nesse tipo de fratura, a fisio é indispensável? Obrigado.

  166. Doutor, tive uma pequena fratura no dedo mindinho; Tô com a mão imobilizada ha 23 dias. Em média, quanto tempo leva para a fratura consolidar?

  167. Doutor
    meu marido teve uma fratura na tíbia e fez uma redução alinhou o osso gostaria de saber se osso pode sair do luga novamente obrigado..

    • sim , pode haver uma perda da redução , ele deve fazer radiografias seriadas e voltar ao médico , que avaliará a consolidação e liberará para as atividades no seu devido momento . boa sorte…

  168. olá doutor hoje dia 24/08/12 esta fazendo um mês que sofri um acidente de moto, nesse acidente eu trinquei a bacia do lado esquerdo, o médico que me atendeu no dia do acidente disse que eu deveria ficar um mês deitada, e depois eu voltaria a andar com muleta mas evitando apoiar o pé esquerdo no chão, então inventei de tentar andar um pouquinho dentro do quarto mas não consigo dar o passo, gostaria de saber será que a recuperação completa ainda irá demorar muito? e é conveniente ficar na cadeira de rodas enquanto não estou conseguindo andar? as vezes sinto uma leve dor no local da fratura ao mexer o corpo, é normal por enquanto?

  169. Bom dia Dr. Neri, é normal após quase 3 semanas de cirurgia eu sentir a placa que foi colocada em mim? quebrei o maleolo lateral e sinto as vezes uma pressão mostrando que ela está ali. meu pé esta formigando muito e as vezes fica todo duro. também sinto algo gelado lá dentro da pele. Dai mudo de posição e isso passa. meu raio x só fica pronto na terça feira e até lá fico muito ansiosa com o que possa estar ocorrendo.

  170. Doutor quebrei minha clavícula dia 29 de julho jogando futebol no mesmo dia fui ao médico, mas ele tirou raio-x do meu ombro, como a dor continou voltei ao médico dia 9 de agosto e foi constatado o motivo da minha dor a clavícula fraturada, no mesmo dia fiz a imobilização em 8. Este intervalo do dia 29 de julho a 9 de agosto sem a imobilização pode atrapalhar a consolidação da minha clavícula? E em quanto tempo o senhor me aconselharia a voltar a jogar futebol e prática musculação?

    • A fratura da clavícula , de uma forma geral, consolida bem em 90-95% das vezes . Normalmente a consolidação se dá em 8 a 12 semanas. não recomendo voce voltar a jogar bola antes que ela esteja consolidada , uma avaliação radiográfica continuada é mandatória. boa evolução !

  171. Boa noite Dr. Neri,
    tive fraturas no dedo indicador da mão esquerda, devido a um chute, que afetaram as articulações entre as falanges distal e média. Utilizei tala metálica em 60°,45°,30° e 15° no tempo de 02/04 a 04/05. Desde 04/05 fiz 34 sessões de fisioterapia. Até agora recuperei algo em torno de 30% do movimento do dedo. É normal a demora de recuperação tendo em vista a quantidade de fisioterapias e seria indicado fazer cirurgia?

  172. tive uma pequena fratura na cabeça do umero , recorrente de um acidente de moto ,estou na terceira semana de recuperação , estou utilizando apenas imobilização MJ,qual o tempo para uma recuperação completa ?não sinto mais dor apenas incomodo leve ,porém percebo uma pequena alteração no posicionamento de outros ossos do ombro temo que a recuperação nao seja 100% , poderia dar um opinião vide raio x ?

    • As fraturas da cabeca do umero sao muito diferentes umas das outras ,algumas em 3-4 semanas ja estao praticamente curadas ,outras levam mais tempo para consolidar – ate dois meses. Somente seu medico pode definir quando voce pode suspender o uso da tipoia, definir se uma fisioterapia sera necessaria (normalmente é).

  173. Olá Dr Boa tarde!
    Andando de patins dia 15 de agosto, acabei quebrando o osso do tornozelo,
    (creio eu apos de algumas pesquisas, que o nome do osso seja FIBULA), pelo raio X que tirei aparentemente ele esta apenas rachado e no lugar certo, como disse o médico de rede publica na emergencia, e disse que ficaria 3 meses com o gesso ate a altura do joelho sem pisar ate durante 1 mes!
    No dia 24 passei por outro medico especialista e pediu para ficar mais 3 semanas e depois retornar. Gostaria de saber do Sr. que se existe alguma possibilidade de tirar o gesso antes do tempo previsto??
    E a fisioterapia, creio eu que vai ter necessidade .. estou errada?

  174. Boa tarde Dr, tenho 24 anos, tive uma fractura proximal 3/4 do femur, permaneci 30 dias no hospital, com uma traccao esqueletica, tive uma cirurgia que resultou na colocacao da cavilha. e ando com duas moletas sem colocar o pe no chao. Apos um mes de cirurgia, nao consigo dobrar completamente o joelho, sinto o osso a abanar e apos muito tempo sentado com as pernas dobradas ou esticadas elas doem e incham, para poder reduzir a dor e o inchasso tenho que me sentar ou me deitar com as duas pernas esticadas. um medico ortopedista disse que tinha que esperar dois meses para pisar no chao ligeiramente com a outra perna, mas o meu diss que ja podia! estou muito apreensivo, quanto tempo poderei esperar para comecar a caminhar. Me ajude…

    • ivan , deve seguir as orientações do médico que te operou, ele é o responsável por sua cirurgia e a pessoa que deve ouvir nas condutas que deve tomar…

      • Dr, aproximadamente em quanto tempo eu poderei andar sem ajudas das moletas? Tendo em conta o meu tipo de fractura e a minha idade.

  175. Dr., Eu quebrei um osso chamado 5º metacarpo, e Eu estava usando uma tala fazia 25 dias, mais hoje (29/08/12) Eu tirei a tala e eu tenho retorno no médico dia 04 de setembro. Você acha que este osso já colou? E se colou eu vou ter que fazer fisioterapia?

  176. Ola Doutor, Tenho 16 anos fraturei o dedão do meu pe esquerdo lutando Taekwondo, o Medico disse que foi uma fratura simples, o metodo de imobilização foi a espinha de peixe, passei 30 dias com meu pe imobilizado e sem pisar no chão, neste periodo de imobilização ele nunca doeu. No dia 20 de agosto eu tirei a imobilização, e ele disse para eu ficar mais 15 dias sem andar, sem fazer muito exforço, não apoiar totalmente o pe andar com o auxilio da muleta. Mais no dia 24 de agosto eu tentei andar, consegui mais doeu por eu ter passado 30 dias sem pisar no chão, percurri trajetos curtos como ir na cozinha beber agua, ir ao banheiro, os movimentos mais pesados que fiz foi andar mancando(Tentando não colocar muito peso no dedo, andando mais com a lateral do pe) cerca de 2 kilomentros e subir as escadas do meu cursinho ontem dia 28 de agosto, não sinto nenhuma dor no meu pe ele não incha, e vou fazer 15 sessoes de fisioterapia apartir do dia 4 de setembro. Minha pergunta ao senhor e se eu cometi um erro de tentar andar, mesmo mancando,e de ter subido escadas? E se para fraturas simples como foi a minha o tempo de recuperação e esse mesmo? Fico muita grata se o senhor responder minhas perguntas .

    • Não conheço este método de fixação : espinha de peixe , poderia me explicar melhor como isso funciona ? Em relação ao tempo de consolidação , é em média este mesmo .

  177. boa noite dr. sofri a 4 semanas uma fratura oblíquo no radio da mão esquerda, e ja estou com gesso há 3 semanas. Sexta feira vou ir ao médico para ele ver como esta a situação. Gostaria de saber se o tratamento ainda vai demora muito e também, se ja agora sexta já vou colocar o gesso encurtado. Obrigado

  178. Ola dr. Sou policial e fui alvejado com dois tiros um deles quebrou a tibia. Fiquri um mes e meio com o fixadorexterno e mais um mes e meio com gesso. Agora estou sem gesso e omedico autorizou fazer alguns movimentos em casa para recuperacao. Tenho acompamhado seu blog que diga se de passagem tem ajudado a muitos. E percebo que o tempo de recuperacao das pessoas e maior que o que tive. Estou preocupado se realmente o periodo em quefuquei imobilizado e suficiente para consolidacao do osso de forma geral. Posteriormente lhe enviarei os rx que tirei neste periodo, que foram muitos, obrigado.

    • Olá Amarildo , as fraturas são muito diferentes uma das outras , então o tempo de consolidação varia muito . Somente seu médico , após radiografias mostrando a consolidação óssea , pode te orientar o que pode e o que não pode fazer . Boa sorte !

  179. Olá Doutor!

    Tenho 25 anos e fraturei o tornozelo esquerdo dia 17-07. Estou de gesso ainda, já fazem 6 semanas e quero colocar a botinha ortopédica. Posso retirar o gesso e colocar a bota, se sim, quanto tempo devo ficar ainda mais com a bota:, lembrando que, eu estou tomando Calcitran B12, para ajudar na calcificação.

    Abraços, e Parabéns pelo belo trabalho!

      • Olá Doutor!!

        Obrigada pelo retorno!!!
        Retirei o gesso do tornozelo, porém está bastante inchado… devo fazer compressas de sal grosso com água quente ou fria:

        Grata pela grande ajuda!!!!

  180. Boa noite doutor…tenho uma dúvida…faz uma semana que fraturei o 4º dedo batendo o na parede, fiz uma radiografia e quebrei o osso do meio do dedo (desculpe não saber o nome certo), então minha duvida é a imobilização correta…o médico me explicou que é preciso imobilizar os três dedos juntos, realmente é desta forma? Porque estou com um pouco de dor…Obrigado desde já.!

    • O dedo que vocÊ fala eu presumo que é o do pé . É muito frequente a imobilização com esparadrapagem nas fraturas dos dedos do pé ( ” buddy tapping “) .

  181. Olá, eu tenho uma fratura parcial no pé que ocorreu no dia 3 de agosto q ainda esto com gesso. Quanto tempo demora o processo de cura??

  182. Boa noite Doutor!
    Minha duvida é: é possível voltar a ter uma vida normal após fratura de tíbia e fíbula?
    No meu caso (fratura oblíqua)esta sendo tratada no gesso e sei que o tempo médio é de dois a três meses. Mas quando seria voltar a uma vida normal?

    • Depende da consolidação ,depende de como ela esta ocorrendo ,depende da imagem do raio-x , depende de seu médico observar isto e te orientar . Boa sorte!

  183. ola doutor , meu marido quebrou a tibia já faz 3 meses , vamos tirar o gesso até o dia 10/09 , e eu gostaria de saber por que quando ele fica em pe , o dedos ficam escuros.aguardo ansiosaa sua resposta.
    andreia.

  184. Boa tarde Dr,tenho 24 anos, tive uma fractura espiralada 1/3 médio do femur esquerdo há um mês. Fui submetido a uma cirurgia onde introduziram uma haste intramedular. Ando com duas moletas e o médico já me autorizou a pisar com a perna no chão sem muito esforço. entretanto, sinto o osso a abanar, como se nada estivesse a acontecer para a sua consolidação e n consigo dobrar completamente o joelho, porque sinto um impedimento muscular. Dr, pela sua experiência na área, em quanto tempo a minha fractura estará totalmente consolidada e eu poderei me locomover sem as muletas? será que ainda voltarei a fazer jogging? Me ajude… Boa tarde.

    • Somente seu médico para te orientar o que pode e o que nao pode fazer , me parece que esta sendo tratado corretamente e acredito que tera condiçoes de reestabelecer uma vida normal . Boa sorte !

  185. Olá Doutor, sê possível, gostaria de sanar uma dúvida? Tenho 25 anos, caí de moto no dia 25 de agosto, e fraturei a clavícula. Foi apenas um corte, dividindo a clavícula em duas partes, mas ela continua no lugar. Ela não saiu fora. O médico me deu 45 dias de atestado usando uma tipoia. Gostaria de saber se é possível eu fazer “barras” daqui há uns dois meses. É q eu quero fazer o concurso da PM, aí eu preciso fazer 12 barras, correr 2.400 metros…esse tipo de coisa. Existe uma mera possibilidade de eu começar a treinar daqui uns 2 meses?

    • Poderá ser possivel ou não , dependendo das condições clínicas e radiográficas . Seu médico deverá te liberar ou não mais para frente … ainda não é possível afirmar categoricamente que voce estara ou nao apto , eu “acredito” que sim . boa evolução .

  186. Boa noite! Meu filho sofreu uma fratura linear incompleta no rádio, tem 12 anos, gostaria de saber o tempo de recuperação desta lesão e se ele pode fazer exercícios aeróbicos, com bicicleta, durante o tratamento?

  187. Boa noite Doutor! tenho 24 anos e fraturei o quarto metacarpo de minha mão direita colidindo-a ( na parte de cima) de baixo para cima em uma quina viva de uma bancada de trabalho.
    Na radiografia é possível ver que o osso “lascou”. o médico que cuidou de minha mao verificou a necessidade de engessar. ja tem 4 dias, e ele me deu 15 dias de atestado e mandou eu retornar no 14 dia para uma nova radiografia e avaliar. Vc acha que nesse curto período eu ja vou ter uma melhora a ponto de ficar sem gesso e usar uma tala móvel? muito obrigado e uma boa noite.

  188. Dr. quebrei o 5° metatarsso e faz 3 semanas que coloquei gesso será que ja posso tirar eu mesmo, tenho uma consulta marcada para daqui uma semana sera que ja posso tirar meu gesso ?

  189. ola doutor a 3 dias caiu um tampo de mesa de pedra de marmore no meu dedo,fui ao hospital o medico cirurgiao de plantao me disse que pelo raio-x eu tive uma fratura no falange distal imobilizou e me disse que eu deveria procurar um ortopedista mas eu nao sinto dor nenhuma so o corte onde levei 2 pontos e que fica latejando eu nao deveria estar sentindo dor no local pela fratura?

  190. Dr. fiz uma cirurgia de tibia (haster intramedular) gostaria de saber se ha alguma reestriçao sobre sexo ? se tem que aguardar alguns dias ?
    desde ja agradeço !

  191. olá doutor.
    fiz uma fratura no umero medial, partiu, mas como nao tinha lesoes neurovasculares so fui imobilizado. Passaram dois dias e continuo a sentir dor, é normal? Outra questao e que ao mover parece que sinto o osso a mover. Tenho reavaliação em 3 semanas, será necessário ver o médico antes? obrigado.

    • a dor nos primeiros 15-20 dias é normal , também é normal de haver uma certa mobilidade loca . eu prefiro ver meus pacientes com retornos mais proximos , se está em dúvida se as coisas estão certas , recomendo antecipar seu retorno . boa evolução

  192. Dr, eu tive uma fratura na fibula em função de bala perdida, minha pergunta é minha perna anda bastante inchada, o inchaço pode retardar o processo de consolidação do osso?

  193. Olá Dr.
    quebrei tibia e fibula, estou usando fixador externo, ja fazem 3 meses… e alguns dias meu medico pediu para começar a pisar, usando uma moleta.
    so que eu comecei a sentir uns estalidos, e na radiografia que eu fiz ta normal… queria saber o pq dos estalos???

    abraço!

  194. Bom dia!
    Dr., no dia 14 de Julho fraturei a base do 5º metatarso quando fui descer da beliche e virei o pé. Usei robofoot durante 6 semanas. Fui liberada de usar a imobilização pelo Ortopedista no dia 23 de Agosto e estou fazendo sessões de fisioterapia, porém ainda estou mancando um pouco (sinto desconforto). Gostaria de saber após quanto tempo poderei voltar a praticar musculação? Em quanto tempo poderei voltar a usar salto? Meu pé ainda incha bastante, isso é normal?

    Obrigada!
    Boa semana.

  195. Boa tarde Dr. Eduardo, sou corredora, tenho 45 anos e há 45 dias durante uma meia maratona, sofri 2 estiramentos, músculo pectíneo grau II, músculo obturador externo grau I, e 2 fraturas dos ramos iliopubiano e isquiopubiano ambas do lado esquerdo, desde então estou de repouso pois foram fraturas por stress, estão alinhadas…já fiz outra radiografia e vou ao médico para uma nova reavaliação, porém gostaria de saber com quanto tempo demora-se para voltar as atividades de vida normal, exceto é claro a atividade física,pois isso eu sei que vai demorar bastante…

  196. Dr. quebrei meu ante-braço pela segunda vez no ano, a ultima foi no dia do são joão tenho 14 anos ,ja tem 1 meses e pouco que tirei o gesso em quanto tempo possor fazer muay thai ?e em quanto tempo posso voltar a jogar bola ? e em quanto tempo meu osso vai ficar bem colado “aproximadamente” ?? (ficou bem alinhado o meu ante-braço dessa vez)

  197. Doutor, bom dia. No dia 17 de maio sofri um acidente de moto e quebrei o fêmur direito. Fiz cirurgia intramedular com haste e 4 parafusos no dia 18 de maio. Desde lá venho me recuperando bem, inclusive meu médico disse que estou acima da média a recuperação. Já estou andando com apenas uma muleta faz 15 dias. Tenho uma consulta no dia 03/10/12, Será que nessa situação ele já me libera para por carga total na perna? Quanto tempo será que eu posso voltar a andar de moto e trabalhar? Obrigado Doutor.

      • Hehehe… Não vendi a moto Doutor, e nem pretendo vender… Vendo a minha noiva mas não a minha moto! huauhauhahua… Obrigado pela resposta. Acredita que eu caminhando meu médico me libere para andar de moto??? Obrigado pela atenção.

  198. Bom dia Dr. Eu sofri um acidente e tive uma fratura esposta no femu, foi colocado uma haste bloqueadora, só que o osso ficou uma ponta pra fora do osso. queria saber se é possível que ele cole sem problemas, ou tem necessariamente que ficar bem colado?

  199. Dr. Eduardo, obrigado! pela resposta, estive no médico para reavaliação, ele me disse exatamente o que você me respondeu, voltar as atividades do cotidiano com moderação, devagar, de acordo com a minha dor…

  200. Dr. Boa noite!

    Tive uma fratura transversa impactadana metáfise distal da fibula! Associada a importante edema da medular óssea.

    Meu medico receitou o Robofoot e 30 dias sem carga, fiquei os primeiros 17 dias sem pisar no chão, depois disso pedi autorização pra ele pra voltar a trabalhar e em dois momento do dia pisar com auxilio da bengala. Ele autorizou! É quando saio do carro vou até o elevador e dirijo-me a minha mesa no trabalho, e a tarde repito isso. o restante do dia e em casa ando com auxilio das muletas E não piso no chão!

    Consigo me recuperar bem nesse ritmo Doutor?

    Obrigado e Parabéns pelo trabalho realizado!

    Márcio

  201. Doutor, fraturei a Fíbula, no ultimo dia 7.
    Não houve desalinhamento, nem rompimento de ligamentos… Estou em repouso absoluto, foi uma fratura considerada simples, dispensando cirurgia. Estou com a perna imobilizada através de gesso. Vou fazer um acompanhamento semanal com o ortopedista… Quanto tempo vou levar pra poder fazer uso do robo foot? Desde o dia da fratura, não coloquei o pé no chão, quero também alguma dica para acelerar o processo… Se eu tomar bastante leite, isso pode ajudar? Há uma possibilidade de eu usar o robo foot após duas semanas de imobilização? Por favor, aguardo ansiosamente por uma resposta!

    • depende do local da fratura , do traço da fratura . quando poderá colocar o robofoot ou apoiar o seu pé , somente seu medico pode dizer . uma alimentação saudável , rica em derivados do leite , ajuda a consolidar o osso , mas não acelera este processo . é preciso paciencia e seguir as recomedações de seu médico . boa sorte !

  202. Bom dia, Doutor…
    Eu me chamo Jeane, e eu trinquei a falange distal do meu dedão do pé direito, o médico o imobilizou com o dedo vizinho, e pediu para retornar com 15 dias.Gostaria de saber se esse tempo é o suficiente para a recuperação e como a imobilização deve ser feita.Desde já agradeço a atenção;

    • Nas fraturas dos dedos do pé normalmente usamos este tipo de imobilização – esparadrapagem com o dedo vizinho – o tempo varia de caso para caso , normalmente demora de 4 a 6 semanas para consolidar .

  203. Dr. quebrei meu tornozelo, coloquei uma placa com 5 furos na fíbula e 1 parafuso maleólo medial. E com apenas 23 dias depois da cirurgia eu pedi para o ortopedista tirar o raio x, pq se dependece ele não iria tirar pq estou grávida de 7 meses e achava muito cedo pra tirar.. Enfim tiramos o raio x e para surpresa osso calcificado :) pediu que na próxima semana levasse a robofoot e que já poderia começar apoiar o pé, perguntei da fisioterapia ele disse que depois de uns 20 dias.. Confio nele, mas gostaria de saber opiniões de outras pessoas.
    Será que vou sentir dor para apoiar o pé? E o procedimento é soltar o peso aos pouco mesmo?
    Obrigada!

  204. Meu fiho quembrou o braço jogando a gente bateu o raiox ai um
    osso saiu do lugar ai
    um disse que precisavam de cirugia um outro dissem que nao

  205. Dr Eduardo, quebrei a exatos 48 dias a fíbula, uma fratura oblíqua sem necessidade de cirurgia. Meu médico me deu 45 a 60 dias de imobilização, mas meu pé continua inchado. Isso é normal? Fico achando que a bota robocop está ajudando isso. Pode ser? Obrigado

    • é normal o inchaço do pé nestas circunstâncias , retorne ao seu médico para ele avaliar se está tudo ok e se você poderá deixar de usar a bota. boa evolução !

  206. Eu sofrir um acidente há quatro meses,quebrei o fémur ,fratura exposta …e eu já estou andando normalmente ,manco as vezes mais a minha fisioterapeuta disse que era psicologico e é realmente ,só manco qd me lembro rsrsrsrs .
    Bati um raio x ,quando eu fiz tres meses da cirurgia,e estava muito bem ,quase estava colando ,será que agora perto dos cinco meses já está totalmente consolidado???

  207. doutor sofri uma pequena fratura na ponta do escafóide . quero saber quanto tempo leva a recuperação estou com o braço imobilizado . faz uma semana não sinto dores . o doutor falou que foi uma pequena fratura . tenho essa duvida

  208. Ola Dr; bom dia antes quero elogialo por sanar algumas duvidas , pois quando estamos nessa situação é muito rui não poder sair da cama para se recuperar de traumas , poibem Eu quebrei o osso ” asa do iliaco” , segundo meu medico foi uma fratuta estavel ; ele me recomendou repouso absoluto , quanto tempo poderei voltar as atividades normais . Ha tenho tambem alguns inchaços na virilia e dormencia na coxa dirreita o lado do trauma .? obrigado .

    • ola , o tempo de tratamento depende do tipo de fratura, se seu médico disse que foi uma fratura estável , melhor . normalmente o paciente fica um mes sem carga e depois progressivamente vai apoiando o pé . seu médico é quem pode te orientar o tempo correto do que pode fazer , conforme as radipgrafias que serão realizadas….

  209. boa noite, dotor com todo o respeito gostaria de saber ,quanto tenpo demora para colar o osso do dedinho da mão quebrado o estilo da fratura,boxer
    eu tenho 28 anos ,é qui presiso trabalar e asim injeçado nao da , muito obrigado ,pela ajuda

  210. Olá Dr. boa noite, recentemente sofri um acidente onde cai de uma altura de 04 metros em pé e quebrei a tibia da perna esquerda, segundo o ortopedista tinha sido grave, sendo necessário cirurgia, enfim operei coloquei planita na perna e ando me recuperando muito bem faz um mês, entretanto sinto a sola do pé dormente, mecho os dedos, mais a sola do pé anda dormente ando preocupado, segundo meu medico e porque o trauma nessa perna foi grande apoiei a maior parte do peso nessa perna, e por isso esta dormente, coloco o pé no chão e sinto a sola dormente inchada, mesmo com a perna desinchada, devo recorrer a fisioterapia, será que tem correção essa dormencia, sou novo tenho 28 anos ainda e ando muito preocupado. Grato

  211. Boa tarde Dr mais uma vez, tive uma fractura de fémur, fui submetido a uma cirurgia na qual introduziram uma haste intra-medular já há 2meses, to a me recuperar mto bem, e já comecei a andar com uma moleta. Entretanto, já n sinto muita dor na fractura, apenas na cabeça da haste, no local onde perfuraram para colocar a haste, sobretudo quando subo as escadas, e, quando faço exercícios de subir e descer com ajuda das pernas. será normal…? estou com medo de criar outras complicações, como descobrir…?

      • Estou fazendo terapia da mão a 1 mês. (obs: gatilho do 4ºdedo da falange proximal),e passando também no ortopedista periódicamente., o Dr.ortopedista que me atende me falou que quando eu conseguir a melhora do gatilho disse-me então, que em breve faria uma pequena correção cirúrgica para melhoramento estético,(obs:a quebra da falange proximal foi oblíqua), o osso colou mas sobrou um pedacinho deixando uma deformidade visível,para melhor entendimento o 4º dedo ficou arredondado como se tivesse uma leve curva na parte afetada, como se fosse uma pêra kkkkkkk, claro que menos, mas é só para facilitar o entendimento.Então o Dr. disse-me que faria uma cirúrgia de raspagem do osso, será que esse procedimento seria correto em meu caso?

  212. dr .boa tarde ,eu quebrei meu dedinho da mão .eu vi aqui no sait , o estilo da fratura se chama boxer , quanto tenpo demora para colar o osso , meu dedo só foi mobilizado ,tenho 28 anos ,muito obrigado dr

  213. DOTOR BOA NOITE ,,,

    POR FAVOR GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA QUE ANDA ME JUDIANDO ,,,

    TIVE UM ACIDENTE A ALGUNS ANOS E FRATUREI A ULNA , FOI COLOCADO UMA PLACA E 8 PARAFUSOS , A 30 DIAS SOFRI UMA NOVA QUEDA

    E NO RAIO X APRESENTOU UM PEQUENO TRINCO NO ULTIMO PARAFUSO DESSA MESMA PLACA , PELO QUE ENTENDI SERIA UMA FRATURA OBLIQUA OU NEM ISSO POIS DE UM LADO TINHA O SINAL DO TRINCO DO OUTRO NÃO ,

    RESUMINDO FIQUEI 19 DIAS COM GESSO E DEVIDO A DEMANDA IMENSA DE TRABALHO EU ACABEI OPTANDO EM MUDAR PARA TIPOIA POIS

    SOU O PROPRIETARIO E ESTAVA JA PERDENDO CLIENTES PELA FALTA DE AÇÃO , OU SEJA HJ NÃO SINDO DOR ALGUMA EVITO PEGAR ATE COPO DE AGUA COM O BRAÇO MACHUCADO ,MAS SINTO COMO SE ESTIVESSE NORMAL , POSSO ME TRANQUILIZAR QUE ISSO DAQUI EM DIANTE IRA COLAR BEM OU AINDA EXISTE O RISCO DE SOLTAR ,,

    SE SIM POSSO INICIAR FISIOTERAPIA PARA AJUDAR A RECUPERAÇÃO ?

    DOUTOR DESDE JA OBRIGADO

    AGUARDO ANCIOSAMENTE SEU RETORNO

  214. oi doutor.. eu sofrir um acidente de moto 28/05/2012.. fraturei o femur tive que fazer a cirugia estou usado 10 parafuso e 1 haste.. estou com uma boa recuperação.. agora que vai fazer 4 meses .. o meu medico falou que esta 60% calcificado que o mesmo ja estaria na reta final..eu queria uma opiniao sua.. e tbem agora que ele passou para eu fazer a fisoterapia .. mais nao pode colocar o meu pes no chao …

    • acredito que vc deve ter colocada uma placa e 10 parafusos . a haste permite carga mais precocemente quando comparada com as placas , se seu medico ainda nao te permitiu apoiar o pé nao deve faze-lo , senão pode complicar sua recuperação . boa sorte !

  215. Boa noite, olha eu sofri um acidente e tive uma fratura no femu, consequentimente teve uma pancada muito grande na região do joelho, porem o joelho nunca mais voltou o normal inchado direto, o meu medico mandou eu colocar compressas quente mas n funcionou continua inchado, quero saber se tem alguma pomada que possa ajudar a desinchar meu joelho tem cerca de 55 dias depois do acidente. aguardo resposta!!!

  216. BOM DIA DRº EDUARDO NERY, GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENVIAR UNS RAIO X REFERENTE UMA FRATURA DE FEMU, DO MEU FILHO DE 4 NAOS, PARA QUE O SRº POSSA DAR UMA AVALIADA, POIS FOI FEITA A TRAÇÃO E COLOCADO O GESSO, SÓ QUE A DIFERENÇA DEU MUITA DE UMA PERNA PARA OUTRA, TÁ COM 3,5cm DE DIFERENÇA, JÁ FEZ O CALO FIBROSO FAZ 30 DIAS HOJE.

  217. Olá, eu fraturei a patela direita em dezembro de 2011 e o meu ortopedista disse que em janeiro de 2012 vai retirar o ferro da minha patela, mas descobri que estou gravida. Eu estarei com 3 meses de gravidez em janeiro, ele poderar tirar o ferro mesmo assim?

      • João estou no mesmo dilema, mas só que no meu caso fraturei o dedo da mão,desinchou bastante mas continua…….porém só vai melhorar mesmo quando o edema se curar por si, ou seja, nessa hora resta-nos um pouco mais de paciência.Por exemplo: já desloquei meu ombro numa queda de moto e levou 9 meses para passar a dor e com 1 ano foi voltando o que era.Agora imagina só uma fratura do femur,mas fique tranquilo que o inchaço é normal, nunca faça compressa quente pois ajuda a inchar mais, digo isso porque estou fazendo terapia da mão, a Dr.Rosana que me atende disse que o correto é colocar bolsa de gelo no edema que ajuda a desinchar, se vc não tiver uma bolsa de gelo, coloque 2 copos de água bem gelado para 1 de álcool numa sacola plástica,faça 3 vezes ao dia no máximo por 20 minutos. Essa foi e está sendo a recomendação da Dr.rosana do HSPM. Assim que possível se vc não tiver compre uma bolsa em gel térmica que custa em média 15,00 reais. Boa sorte e concerteza vc vai melhorar!

  218. Doutor… qdo prensei meu dedo. a pele abaixo da cuticula despreendeu fazendo o osso sair e nisso a unha ficou levantada..no meu diagnostico esta fx exposta falange distal 04º qdd, a recuperação demora muito?

  219. Ola Doutor.
    Á uma semana atrás partido o radio junto ao punho no antebraço esquerdo. É uma fratura obliqua. Continuo a treinar o meu desporto sem usar qualquer um dos braços e com todo o cuidado, nunca me doeu o braço. A minha questão é: a prática do meu desporto pode alterar algo? Quanto tempo demora a consolidar uma fratura destas? Beijos e obrigada.

      • posso fotografar a minha radiografia e enviar para si? Sim, procurei um medico que nao me atendeu muito bem, se eu nao lhe perguntasse o que tinha e se tinha de tomar algo, ele nem me dizia nada. Obrigada.

  220. ola dr.
    meu nome e rhenan eu fraturei o femur no meio dele as partes separaram
    passei pelo processo cirugico e coloquei um protese nao sei se e dhs .
    dia 11 agora faz 59 dias . o meu medico observando meu raio x disse que ja posso andar apartir do dia 11 desse mes. o senhor com seu esperiencia acha isso normal .agardo resposta desde ja agradeço ….

  221. Dr sofri uma um acidente e quebrei minha baica em 2 lugares separando o osso da curva debaixo e do mesmo lado o osso mais crosso quebrou diagonal tambem separando , com 20 dias bati raoxis o medico dise q esta consolidando bem o osso . com quantos dias posso voltar a andar normal estac com 28 dias . nao passei por nem uma cirurgia so repouso , estou tomando calcio p ajudar e estou com 41 anos sei q é mais demorado p sarar ne ? obrigd

  222. ola doutor tive uma fratura no ante braço esquerdo e tive que colocar 2 placas e 5 parafusos nossa mais está incomodando demais na mãos os nervos está muito sensivel e fica dando pontadas o que é bom pra parar esse incomodo já tem 30 dias que fiz a cirurgia e queria saber com quanto tempo eu posso retirar essas placas e parafusos.

  223. obrigado Dr ,eu passei no medico como o senhor falou mas o doutor já avalio mas não descobriu nada ,ele não sabe porque o meu joelho estar inchado a mais de 4 meses : O.B.S Dr: o osso tinha ficado mais ou menos 1 centimentro afastado, sera que é por causa disso que o joelho estar inchado, por vafor doutor mim responda? obrigado!.

  224. Olá Doutor, meu filho teve uma fractura da diafise da tibia, tendo sido operado e colocado uma haste intramedular, isto no passado dia 23-4-12, no incio de Setembro o médico autorizou o recomeço da actividade, podendo gradualmente fazer corrida, mas surgiu um problema, pois sentia dores e um “aperto” na zona da fratura, foi diagnosticado uma inflamação do calo ósseo, que é bastante proeminente, fez mesoterapia para debelar e parou a actividade, mas 2 semanas depois quando recomeçou, as dores também voltaram, então tá tomando anti-inflamatório não asteróide durante dez dias, e fazendo actividade fisica moderada. Quanto tempo demora normalmente para estar totalmente bem, quais as causas para esta dor, e é normal sentir, passados este tempo? O calo ósseo grande é prejudicial? No inicio os fisioterapeutas diziam que muito calo ósseo é bom, agora dizem que dor pode ser provocada por ele, então a gente fica cheia de dúvidas.
    Por isso peço muito que me esclareça o melhor possivel, mediante as condicionantes que terá.
    Muito Obrigado
    Paulo Amorim

  225. Dr. Eduardo.
    No dia 25/07/2012 sofri uma fratura no pé direito devido a uma tampa de bueiro ter caído em cima do 1º metatarso. Fui ao médico e ele disse não ser caso de cirurgia e imobilizou com uma tala. 15 dias depois tirou a tala e colocou gesso. Com mais 17 dias fiz outra radiografia e el mandou tirar o gesso, me recomendando 20 sessões de fisioterapia. Hoje praticamente dois meses e meio meu pé ainda está muito inchado, mas não sinto dores. Fui a outro ortopedista e pedi uma requisição para tirar outra radiografia. Ontem ao recebê-la, no relatório consta “Fratura cominutiva acometendo a região diafásica do 1º metatarso do pé direito, com desalinhamento de convexidade posterior entre os fragmentos ósseos.” Como ainda não mostrei ao médico, fiquei preocupado com esse desalinhamento, e estou muito aflito com a possibilidade de ser necessária uma cirurgia, pois já sofri muito com este acidente. O Sr. pode me dar uma opinião sobre isso? Abaixo segue um link com a imagem da radiografia. Agradeceria muito, pois estou muito preocupado.

    • realmente há um desvio do osso , e aparentemente ele está colado ou colando . se houver dor e desconforto para caminhar , talvez seja necessária sim uma cirurgia. seu médico deve te reavaliar e escolher a melhor conduta

      • Muito obrigado por sua resposta. Quinta feira vou retornar ao médico e ver o que ele diz. Porém não sinto dores ao caminhar, só um leve desconforto porque ainda está edemisado (não sei se essa é a palavra). Já fiz várias sessões de fisioterapia e também não senti dores durante os exercícios. De qualquer forma, agradeço muito pela resposta.

  226. Doutor,quebrei um femo no acidente de moto,fratura obliquia,o meu pé mexe normal,o quadril tudo blz,o joelho mexe quase nada,está travado,sera que os nervos encolheram?o q acha?ou com o tempo ele vai dobrar aos poucos.

  227. doutor faz 4 meses e meio que estou com fixador externo,perna direita fratura exposta,tibia e fibula.a tibia ta quase colada e a fibila ta com calo osseo,o ortopedista mandou eu andar so com 1 muleta,so que ta dando uns estalos no parafuso de cima,mas nao doi e to sentindo pouca dor no tornozelo.Doutor tem algum problema os estalos,e a dor no tornozelo,ja ta perto de tirar o aparelho.

    • somente seu medico para dizer quando retirar o fixador , através das radiografias . elas mostrarão que o osso está consolidado e então seu médico programará a sua retirada.

  228. Ola Doutor
    Fraturei o calcâneo a um ano atras,o diagnóstico foi fratura cominutiva do calcâneo com extensão de dois traços de fratura para a articulação subtalar posterior.Fui submetido a uma cirurgia onde foram colocados uma placa metalica e 8 parafusos.Gostaria de saber se nesses casos a placa e os parafusos podem ser retirados depois de um tempo ou terão que permanecer durante toda vida?

  229. doutor eu quebrei a tibia jogando bola, foi uma pancada joelho com canela foi um choque de encontro.
    Fseram o raio x eu vi a fratura nao foi total , na visao de frente vi uma fisura na metade do osso e a lateral anterior duas fissuras parciais uma maior que sobe ums 10 cm e uma menor mais acima que sobe ums 5cm , pois bem eu nao sou medico mais leio bastante, essa fratura foi quase no meio da canela so um pouco mais pra cima entao ela me parece ser cominuta.
    Fui no pronto socorro daqui puplico de ma qualidade que nem se quuer o medico me disse quanto tempo eu ficaria com a tala gessada.
    Eu queria saber se pequenos estalos sao normais no osso quebrado eenquanto a gente se movimenta alguas veses prinipalmente quando estou sentado , ha algo erraddo?????

  230. doutor ja fui no medico e estou fazndo tratamento, mas eu quebrei o umero lutando jiu jitsu dia 9 de setembro, hj no dia 14 de outubro ja esta formando o calo osseo. a minha pergunta é se poderei lutar em um campeonato q acontecera em dezembro. tenho 16 anos. abrç.

  231. Meu filho teve fratura exposta do fêmur fez uma cirurgia e colocou uma haste parafuzada com 1 parafuso em cima e 2 na parte de baixo do fêmur , com 7 meses ele tava andando bem fazendo musculção para perna afetada e resolveu usar o skat para aumentar seu ganho muscular foi quando caiu e quebrou novamente o fêmur só que o osso partiu entre os 2 parafusos na parte abaixo do fêmur. gostaria de saber que tipo de cirurgia ele terá que fazer? pois seum médico falou que é uma cirurgia grande

  232. dr muitos anos de vida e parabens pelo bolg mas eu fiz um cirurgia de umero e potei pino por dentro do osso e pino nao perdir nem um movinemto nao sentir dor mas meu braço ficou muito enchado e ele aparente mente ta torot principalmenete na posiçaao esticado quando o polegar toca as pernas ele fira alinhado obg

  233. Olá doutor, dia 12 de setembro, virei o pé jogando bola e tive uma trinca na tíbia de forma triangular de baixo (base) para cima (ápice) e descolamento da articulação segundo o médico disse. Fiquei 21 dias com gesso á partir do dia 15, usando muletas. Após tirar o gesso, o médico disse que havia “soldado” quase tudo e disse que eu devo ficar um mês, agora sem gesso, usando muletas, sem fazer esforço e nem recomendou que fizesse fisioterapia, e dentro desse um mês, voltasse ao consultório. Porém, apesar da dor, estou andando normalmente e não posso ficar parado, depois de tirar o gesso ja fiquei 10 dias sem fazer exercícios físicos pesados, mas agora pretendo voltar a pratica exercícios pesados (Downhill). Todos me aconselharam a procurar outro médico, mas como a carteirinha do convênio não chegou ainda, não pude fazer isso.No mesmo dia que tirei o gesso, ja andei de bicicleta e tenho andado frequentemente, mas sem dar impacto, tenho feito massagem e movimentos em água quente, o que ja aliviou muito da dor. A pergunta é… será que eu poderia voltar a praticar esportes? Pq quando fui andar de bicicleta tive pequenas, mas leves dores, nada além disso…

    • lucas , não posso te aconselhar sem ver seu exames , sem te examinar . uma sugestão : siga o que seu médico lhe falou , fraturas que não consolidam bem na fase de crescimento podem trazer serias complicações futuras . boa noite.

  234. Doutor minha mãe quebrou o joelho teve que por placa e 8 pinos quebrou 1 costela quanto tempo ela deve ficar em repouso ?

    • existem inumeros tipos de fraturas do joelho , desde fraturas simples que se resolvem mais facilmente até fraturas complexas que exigem longo tempo de recuperação. não posso falar especificamente sobre o caso de sua mae.

  235. Olá Dr. A 7 dias sofri uma fratura no 2ª e 3ª falange media do pé esquerdo, devido a queda de um portao de ferro. gostaria de saber o tempo aproximadamente de recuperaçao, e quanto tempo afastado do serviço.

    Grato e parabens pelo blog.

    • depende do traço da fratura , pode demorar até um mes e meio para curar completamente ,mas bem antes disto já é possível levar uma vida praticamente normal. normalmente imobilizamos estas fraturas com esparadrapagens por um periodo de 3 a 4 semanas . siga as orientações que seu me´dico lhe passará . boa sorte !

  236. Olá
    Fiz uma fratura na diafise do umero, fiquei imobilizado com tala de gesso durante 5 semanas. O médico disse que o osso está direito mas ainda não está soldado. Retirei o gesso e mantenho a imobilização, fazendo 10 minutos de exercício 3 vezes ao dia, levantando e baixando o antebraço, sem movimento de torção. O médico vai me ver novamento em 1 mês e disse que depois iria trabalhar o ombro. O meu cotovelo está muito inchado, parece redondo. Gostava de saber se isso é normal e se os procedimentos estão a ser corretos. O médico disse ainda que levaria até 3 meses para recuperar.
    Desde já agradeço o esclarecimento que me possa dar.

  237. Ola Dr. tive uma fratura no 5o metatarso no dia 03/10, estou imobilizada com robofoot, ja 2 semanas sem pisar.. Tenho uma viagem no dia 15/11, acha que ate esse dia ja poderia viajar?? Obrigada pela ajuda

    • acredito que sim , normalmente após 6 semanas esta fratura já deve estar quase 100% consolidada , mas siga as orientções que seu medico lhe passará. boa sorte !

      • Obrigada Dr. Estou liberada agora pra colocar o pe no chao com benguela ou muleta… nao sinto dores.. isso pode ser um bom sinal???

  238. boa noite doutor como faço para te mandar a minha radiografria? quebre o tornozelo no dia 12 agora….quero saber oque me diz e o tempo de consolidação

  239. me chamo sandra e tenho 35 anos, sofri
    um acidente
    de moto dia 28 de abril de 2012 hoje faz 5 meses e 7 dias do acidente tive uma fratura de femur bem no meio do femur não foi fratura esposta fiquei 5 dias com uma tração de 5 kg na perna apos 5 dias fui para a cirurgia sai de la com uma placa do lado do fermur esquerdo e 9 parafusos hoje ja ando com 2 muletas ja posso coloca o pé no chão so não foi liberado coloca o peço na perna ainda oque estou com medo que ate hoje com 5 meses meu medico não me mandou fazer nem uma fisioterapia ainda ai retornei ao medico e levei outro rx pra ele e ele disse que estou me recoperando mais rapido do que ele imaginava ai perguntei a ele quando ele ia me manda para a fisioterapia ele disse que não vou prescisa de fisioterapia meu medo é de quando ele manda eu solta as muletas vou ter medo de anda por não ter nem uma preparo fisico na perna não vou me sentir segura pra anda sera que vou consegui anda normal sem fisioterapia? outra pergunta porque os medicos colocam placas com parafusos que demora mais tempo a recoperação ao inves de coloca hasten que se recopera mais rapido ainda não tive a oportunidade de fazer esta pergunda pra ele agradeço se puder me ajuda…

    • acho que uma fisioterapia seria importante para voce , ajudaria a fortalecer a sua musculatura e até lhe ajudaria no treino de marcha .
      em relação a escolha do metodo de fixação , existem vantagens e desvantagens para cada lado ; sem dúvida que a haste permite carga bem mais precoce , mas pode ter havido alguma razão especifica para ele escolher a placa . boa evolução !

      • muito obrigado doutor por ter me respondido. que deus lhe abençoe sempre.

  240. Olá, Drº. Tive uma fratura (fissura) plateau tibial face lateral. E paralelo a isso, uma lesão no menisco, com derrame. Fiz pulsão, onde saiu muito sangue, e estou com a pena imobilizada. O médio ortopedista, que está me assistindo, me recomendou 60 dias sem por o pé no chão, para não colocar carga. Minha dúvida, é quanto a esse tempo de recuperação. É realmente necessário esses 60 dias? É possível da recuperação ser mais rápida e eu voltar a andar em um espaço menor de tempo?
    Obrigada!

  241. Doutor , retirei um pedaço do osso iliaco para enxerto, mas ao caminhar minha perna doi e começo a mancar ,já faz seis meses é normal

  242. minha filha de 2 anos quebrou a tíbia quando caiu da escada do escorregador de um parquinho a medica falou q é uma fratura simples ,isso tem 1 mes e 20 dias ela esta com gesso do pé ate a coxa,fui no doutor e ele disse q ja esta colado q é pra ficar mais duas semana pode tirar o gesso em casa mesmo qual é a sua opiniao doutor?

  243. Dr, Quebrei meu tornozelo em janeiro do ano passado, mas o edema nunca sumiu, e depois começou as dores, voltei a consultar o médico, q pediu ressonância, mas só me orientou fazer sessões de fisioterapia, que não resolveram com o edema somente as dores que melhoraram, mais conforme a quantidade que ando, são fortes, estou preocupada pois esta realmente bem inchado. Desde já obrigada.

    • debora ,
      em alguns casos , há lesóes de cartilagem associadas , o que pode justificar suas dores e o inchaço. procure seu médico novamente, boa sorte !

  244. Doutor, eu quebrei a falange de meu dedo médio direito há cerca de 24 dias. No primeiro raio x a fratura era visível, porém os trincos não. Agora, há trincos nítidos no raio x que eu fiz hoje. Gostaria de saber se, esta definição, é sinal de consolidação da fratura

  245. olá, doutor, quebrei a fíbula no meio do osso,o osso não ficou muito afastado e não precisei de cirurgia. Estava a 1 mês e uma semana com o gesso, fuii no ortopedista, ele tirou o gesso (agora estou com o uso de robocop) e bateu uma nova radiografia. vi que não tinha modificado quase nada e ele disse que o osso começou a encostar agora.O fato nem ter começado a criar calo é normal pra mim que tenho 23 anos de idade?.E agora, que os ossos estão encostados o processo de consolidação é mais rápido?quanto tempo mais acha vai demorar?
    grato desde já.

  246. ola doutor ,cai de moto e logo fui nas urgencia ,entao a doutora fez um raio x e viu que o meu osso do pé trincou ,entao falou que era p tomar um antiflamatorio por 8 dias que depois ia voltar ao normal.mas ja se faz 2 semanas e meu pe ta inchado ainda e nao consigo andar normal.posso fazer alguma coisa p agilizar a minha melhora ?

  247. Bom dia
    Fiz uma fratura na diafise do umero, fiquei imobilizado com tala de gesso durante 5 semanas. O médico disse que o osso está direito mas ainda não está soldado. Retirei o gesso e mantenho a imobilização, fazendo 10 minutos de exercício 3 vezes ao dia, levantando e baixando o antebraço, sem movimento de torção. O médico vai me ver novamento em 1 mês e disse que depois iria trabalhar o ombro. O meu cotovelo está muito inchado, parece redondo. Gostava de saber se isso é normal e se os procedimentos estão a ser corretos. O médico disse ainda que levaria até 3 meses para recuperar.
    Desde já agradeço o esclarecimento que me possa dar.

  248. Doutor tenho 32 anos,6 meses de tratamento,fixador externo 6 parafusos fratura exposta tibia e fibula.Ja tava andando sem ajuda de muletas,sabe o que aconteceu, eu tropiquei e descarreguei o peso sobre a perna,nao teve jeito.Cai e nao consegui me levantar sozinho,a dor foi muito grande,meu tornozelo inchou e a fratura tambem,apos 5 dias ja consigo andar com 1 muleta so que ainda ta doendo um pouco abaixo da fratura e nao consigo andar sem muletas novamente(minha consulta e so em dezembro)doutor sera que posso ter complicacoes?ou foi so um susto?(nao sangrou e ja desinchou)tenho medo de ter que operar denovo depois de 6 meses de tratamento,se puder prefiro continuar assim, pois ja nao to aguentando mais ficar parado.Se o osso tiver descolado e possivel colar do jeito que tiver agora.Para nao ter que comecar tudo denovo?doutor me ajuda pois estou muito nervoso. (Doutor agradeco desde ja pela ajuda.)

    • Olá Dr. quebrei fraturei a tíbia parcialmente correndo na esteira, mas demorei para descobrir pois não apareceu no raio x e sou bem resistente a dor então qdo a dor pegou mesmo o médico pediu p ficar 15 dias com o pé engessado mas tirando o gesso voltou a dor e inchaço, fiz ressonancia e apareceu a fratura estou com o pé imobilizado com robofut mas não consigo ficar usando muleta apoio o pé no chão o tempo todo, já faz um mes q estou usando será q dará resultado? Neste caso é possível o médico sugerir cirurgia ou com o tempo tende a sarar sozinho???

      • Pode se tratar de uma fratura de stress, se fizer o tratamento correto não acredito que será necessária cirurgia . Boa sorte “

  249. Olá doutor
    Estou com uma fratura no 5° metatarso, no hospital colocaram uma tala, porém retirei 3 horas depois porque estava apertando e meu pé estava doendo muito, sei que fiz errado, mas estava insuportável. Hoje faz uma semana que fraturei o osso e estou sem imobilizar, continuo tomando o remédio receitado, posso ter algum problema se continuar assim? Posso utilizar apenas muleta ou realmente é preciso imobilizar.
    Muito obrigada!

  250. Me chamo Carlos, sofri um acidente doméstico há 40 dias. Fraturei o radio e a ulna, todos os dois ossos sofri fratura exposta. Fiz duas cirurgias, coloquei placas de platinas sendo que cada placa contém 6 pinos para fixar o osso. Tive também uma lesão vascular seríssima que cortou totalmente o fluxo sanguíneo do meu braço. Hoje o fluxo está funcionando normalmente graças as duas cirurgias que passei para reconstruir a artéria. O cotovelo também houve lesões, tirei o mesmo fora do lugar na hora da queda e por isso hoje ele ainda nao tem posição fixa no braço. Gostaria de saber quanto tempo aproximandamente eu levarei para levar o meu braço até a boca, pois ja consigo mexer bem a mão e também ja posso fazer o movimento do manguito rotator normalmente!? Agradeço desde ja a sua atenção pois a minha preocupação em ter os movimentos de antes é muito grande. Att.

    • Desculpe-me Carlos , sem ver seus exames detalhadamente seria leviano da minha parte fazer qualquer comentário . Como vc bem descreveu , trata-se de quadro que exige acompanhamento detalhado e só o seu médico pode precisar com exatidão os prazos de recuperação . Boa sorte !

  251. Boa tarde Dr

    Sofri uma fratura de malelo completa, sem desvio fiquei 9 dias com tala e agora utilizo o robooft, mas sinto que com a tala não sentia dores e com a bota sinto, pode ser que não me abtuei ao uso ? a marca é Mercur curta quando fui comprar me informaram que a marca não importava e sim se seguisse exatamente o que o médico disse e isso tenho feito. Quanto tempo em média leva para poder colocar o pé no chão com carga parcial ? hj fazem 17 dia de tratamento.

  252. Oi Dr,
    na Sexta dia 9 sofri uma fratura no punho, o médico falou que tive sorte pois não precisaria de intervenção cirúrgica. Meu punho não inchou muito, nem sinto muita dor, ao que sinto são apenas algumas pontadas de vez em quando, quanto tempo você acha que levará pra tirar o gesso?

    • è dificil avaliar sem examinar , pode levar uma semana , pode levar um mÊs , somente seu médico pode estimar com precisão isso, seria “um chute ” eu te falar , sem te ver .

  253. olá bom dia!!! Dr°: fraturei o radiu e 3 dias eu fiquei de tala,passei pelo ortopedista e ele mandou botar o gesso mais não aguentei o apertono braço era muito e eu tirei… gostaria de saber se tem outro meio de tratar esse problema?

  254. boa noite Dr. no dia 16 de Setembro fraturei a base do 5º metatarso. colocaram uma tala de gesso. começei com as secçoes de fisioterapia, mais ainda sinto muitas dores e onde sofri a fratura existe um caroço, isso é normal? quanto tempo demora para a fratura se consolidar completamente?

  255. Olá Doutor, gostaria de saber qual o tempo médio de consolidação em fratura oblíquo somente na fíbula, estando alinhado, não precisando de intervenção cirúrgica, causada por torção de tornozelo, com estiramento de ligamento? sabemos que depende de cada caso, mas gostaria de um parâmetro.

  256. Oi doutor eu tive um acidente de moto no dia19/08 /2012 / tive fratura exporta do femur mais só operei agora no dia 08/11/2012 ou seja eu operei com 2 meses e20 dias então doutor pode trazer consequência seria pra mim será que vou ficar envalido o senhor sabe quanto tempo vou ficar sem andar ou nunca mais vou andar corretamente se fiquei com sequelas me diga doutor eu estou cumedo de náo andar mais será doutor que vou andar crretamente quanto tempo levar esse tipo de fratura pra andar novamente ok doutor vou esperar sua resposta um abraço

  257. Oi doutor eu tive um fratura de femur exposto mais só operei com mais de 2 meses será doutor que vou andar normalmente se vou ficar com seculaas ele botaram platina e 10 parafuso mais osso está alinhado e afastado quase dois centímetro será quanto tempo vou fica sem andar tenho quantas chace de voltar andar normalmente

    • bom dia Dr. peço desculpa de voltar com as perguntas. Eu fui ao medico na terça feira dia 27 novembro e o maleolo continua no sitio sem devios, por isso decidiram tirar a tala e engessar, agora so tenho de fazer novo raio x dia 13 dez. Parti o tornozelo à 4 semanas. O que queria saber era: e normal quando baixo o pe os dedos incharem e ficarem roxos? quando o levanto ficam bem mas ao baixar ficam logo inchados. Queria tambem saber se ainda ha possibilidade de ter de ser operada ou se agora isto ja vai ao sitio, e quanto tempo demora ate o maleolo colar? Aproveito tambem para perguntar se e normal ainda sentir umas picadinhas no tornozelo que parti! obrigada andreia

      • OLÁ DR. QUEBREI O TORNOZELO COM FRATURA TIPO ESMIUSADA ESTOU COM FIXADOR HIBRIDO HA 9 MESES PARTE MOLE CICATRIZOU, O OSSO NAÕ SEI O MEDICO SO PARA JANEIRO SERA QUE CONSOLIDOU? PELA EXPERIENCIA DO SR.

    • desculpe-me pela demora, mas a radiografia nao esta de boa qualidade , pelo que pude observar houve um pequeno desvio na região articular entre as falanges e por esse motivo que o medico deve ter indicado a cirurgia.

  258. Boa noite Dr:! Sou o Leandro que fraturou o umero devido um tiro, não fui operado e meu médico me encaminhou pra fisioterapia…estou movimentando o braço mas não como antes, por exemplo…pra frente ele só levanta até a altura do queixo, pro lado levanta menos ainda…gostaria de tirar uma dúvida…no meu caso creio que vou ter que operar ainda, mas ouvir falar que nesse caso o médico quebra o braço novamente e opera… mas fico pensando, será que mesmo depois de 6 meses será que ainda poderei ter os movimentos como antes? Sei que as perguntas são meio loucas e depende de uma avaliação de um profissional mas fico com várias perguntas sem respostas…pra dizer a verdade nem sei mais oq pensar.

    Desde Já Obrigado e me desculpe!

  259. Dr. Meu nome é Carlos Alves, tenho 49 anos sou fumante, sofri em 20/10/12 uma fratura diafisária fechada e oblícua de tíbia e fíbula, o local de tíbia foi 5cm acima do tornozelo e fíbula logo abaixo do joelho, esta ocorreu em virtude de queda de skate com grande torção.
    Realizei procedimento cirurgico em 31/10 para instalação de HIM de 11,5 mm fresada e bloqueada na tíbia, na fibula nada foi realizado, saí sem gesso com autorização de carga aplicada com apoio (muletas). No presente momento os pontos estão completamente curados, a dor insupotável cessou faço uso ainda de antinflamatórios com menor dosagem (codaten) e me sinto bem, meus movimentos articulatórios estão normais e desse relato pergunto ao ilustre:

    Nesse procedimento é recomendável a tentativa de caminhada sem apoio, são apenas 19 dias pós operatório?
    Poderia trocar as muletas por uma ortese tipo FreeWalk?

    A HIM suporta carga total mesmo sem total consolidação da fratura?

    Agradeço a atenção, Fraternal Abraço.

    • pelo que voce relatou , teve seu caso bem conduzido . acho que deve seguir as orientaçoes de seu medico e , portanto , fazer somente carga parcial com muletas . assim que ele julgar oportuno e as radiografias mostrarem sinais iniciais de consolidação , ele devera te liberar a carga sem muletas. Nao costumamos indicar a ortese freewalk para este tipo de caso .
      ela até suporta carga total em alguns casos, somente o medico que o acompanhou pode dizer que vc está nesta situação .
      boa evoluçaõ !”

  260. quebrei o 5* metatarso do pé direito o medico me indicou a bota e nao me proibiu de por o pé no chao. queria saber se tem problema por o calcanhar no chao já q nao sinto dor nenhuma, ou se é mais rápido o tratamento sem apoiar a perna?

  261. olá tive uma fratura olbliqua no umero mas ficou cerca de meio cemtimetro afastato um osso do outro! isso pode causar problemas?
    desde já agradeso!!!

    • a fratura do umero permite um certo grau de desvio . a fratura obliqua tem mais chances de grudar que uma fratura transversa. converse com seu medico e siga as orientações que ele te passará , baseado nas radiografias seriadas que voce devera fazer . boa sorte “!

  262. doutor,tenho 32 anos, fratura exposta tibia e fibula.foi colocado fixador externo. depois de 6 meses de cirurgia ja tava andando sem ajuda de muletas,so que por acidente eu cai e senti muita dor.depois de 8 dias tirei raio x particular e vi que desalinhou pouca coisa, mas ta conssolidando normalmente.mais doi um pouco na hora que piso.sera doutor que quando tirar os parafusos vai parar de doer?ou mesmo tando colado vai doer para sempre?e nao vou poder mais brincar meu futebou com os amigos.

  263. Boa tarde
    Eu fraturei a tibia, fratura incompleta sem desvio´. Quanto tempo devo ficar imobilizada com gesso?
    Obrigada

  264. boa noite Dr. peço desculpa mas como no vejo aqui o meu comentario queria saber se o recebeu! mt obrigada

      • Eu parti o maleolo interno ou tibial fez no sabado 8 dias! Queriam operar no dia mas eu nao deixei com receio da operaçao. Mandaram me entao ir la na sexta para fazer um raio x e para ir em jejum pois poderia ter de ser operada! Na sexta o medico chamou o colega e disse admirado “ja viste em 5 dias?” e mandaram -me embora mais 11 dias para casa, tenho de fazer novo raio x esta terça feira. O que acha desta situaçao? E possivel que consiga curar sem a operaçao? o medico apenas me mandou ter o pe ao alto e nao me apoiar em cima dele coisa que tenho feito muito certinho! pode dar me a sua opiniao?

  265. Oi Doutor ,eu fraturei o Fémur e tive um corte profundo na mesma perna onde levei 16 pontos ,to com a perna engessada e sinto dor no joelho não consigo caminhar sinto ela muito pesada,isso é normal eu vou conseguir caminhar já faz 8 dias que eu sofri o acidente ,com as muletas eu vou conseguir caminhar ?para mim tudo é muito novo nunca quebrei nada e agora quebrei meu fémur sei que não posso firmar meu pé no chão como vou fazer para andar?

    • uma fratura de femur costuma levar bastante tempo ara consolidar , dependendo do tipo de fratura , do tipo de tratamento ( quase sempre a cirurgia é necessária ) , dependendo de lesões associadas . com o trataamento correto , a chance de consolidação é alta e o ocorre o retorno as atividades do dia-a-dia . siga as orienteções de seu medico e boa sorte!

  266. ola,Dr eu quebreio osso do punho hj ,tenho 13 anos .Quanto tempo ele demora pra colar ,foi uma fratura que o osso descolo

  267. boa noite dr. eu tive uma fratura no dia 6 /10/2012 tive uma fratura esposta na perna direita com uma tibia quebrada sinplesmente. fiquei com fixador externo 10 dias internado no hospital .e depois me levou pra faser outra sirurgia tirou fixador externo e colocou pratina no osso da perna ( tibia ) com 9 parafuso no total… depois de todos proçedimento feito com o raio X marcando pra voltar e etçç. esta tudo colado fasendo tudo çertinho ele pediu pra começa a pisar ajuda de amoleto no dia 27/11/2012 e me sinto a perna normal sem dor nenhuma vez enquanto sinto uma dor mais e pouco ,,o joelho ainda esta um inxado . o pe esta quase todo encostando no xao so nao piso com medo . . dotor ele pediu pra mim começa a pisar e eu estou com medo de pisar e sair ou quebrar . jogar o peso todo na perna quebrada o quer o senhor axa????? se devo?? eu tenho 30 anos e tenho 60 kilos tem algum problema? e quanto tempo de amoleto que vou andar? me responda dotor preçiso de outra opinial .. agradeço desde ja..aguardo…

    • nunes, somente seu medico , dependendo do tipo de cirurgia, pode avaliar o que vc pode fazer . se ele orientou vc a pisar , deve fazer isso , pois isso pode ajudar o osso no processo de “colagem” . os materiais que ele introduziu na sua perna sao muito fortes . boa sorte !

  268. Bom dia Dr…. Sofri uma fratura no sacro e no Umero (que tbm desencadeou uma paralisia no nervo radial) no dia 18/08 em um acidente automobilistico. Como nao houve desvio na bacia o médico optou pela recuperçao conservadora, fiz o uso de uma muleta até dia 21/11, quando fui liberado para andar normalmente. O médico liberou para a pratica de atividades, com certo pudor ( coloquei parafuso no umero) , entao comecei a praticar pilates e fisioterapia devido a paralisia do nervo radial. Minha dúvida é se posso começar a correr ? O médico disse que o calo osseo da bacia ja esta bem formado. Agradeço a atençao.

    • apos 3 meses e apos o osso ter colado , vc poderá começar a retomar suas atividades gradativamente ., ou seja, inicialmente caminhando , depois marchando , depois trotando e finalmente correndo. converse com seu médico sobre isso , ele pode te orientar com mais correção. boa sorte !

  269. Ola Dr. há 4 semanas quebrei a tibia e a fibula (tipo: oblica) numa partida de futebol. sinto alguns estalos no local da fratura na tibia.
    O porque dos estalos? quanto tempo vou ficar com o gesso ate a virilha? e quando volta a andar?
    Grato, um forte abroço e fique com Deus.
    P.S. tenho 40 anos

    • os estalidos estão relacionados a micromovimentos dos ossos, já que estão fraturados . o tempo de tratamento deve ser verificado por seu médico , baseado nas radiografias .

  270. Doutor, boa tarde, tive uma fissura na falange proximal do dedo mínimo há mais de 60 dias (15/09) e já realizei todo o procedimento normal (imobilização, fisioterapia) e tenho mais de 90% do movimento e força do dedo já recuperado, desta forma o médico me liberou para retornar as minhas atividades, sendo que uma destas é goleiro, porém tenho notado leve dores, mais precisamente no tendão desta falange, quando a pressiono (não muito forte) se eu pressiono o osso do dedo, não sinto qualquer dor. É normal sentir estas leves dores ? Pode ocorrer da fissura reabrir, mesmo tendo voltado a jogar após 60 dias da fratura ?

  271. olá, boa noite, estou com uma fratura no 3º metatarsiano ( dedo do pé) , estava de salto alto e virei o pé. o médico indicou a bota robofoot, sem colocar o pé no chão, utilizando apenas as muletas para locomoção. hoje dia 26/11 faz 15 dias, a minha dúvida é quando posso colocar o pé no chão, dirigir? o ortopedita pediu-me para voltar dia 15/12

  272. Olá dr. Ah 5 meses sofri um acidente,e fraturei o fêmur em 2 lugares,foi colocada uma placa em ponte e 6 parafusos,uma das fraturas foi próximo ao joelho que até já consolidou bem quase total,já ah outra é mais próxima ao quadril essa está mais lenta o processo de consolidação devido ter ficado um pouco fragmentado o osso na região,Mais venho acompanhando com raio x e tbem já apresentou melhora.Quero saber se é normal demorar tanto assim se está no prazo??E se a fisioterapia ajuda na consolidação??ja estou fazendo.Grande Abraço e obrigado desde já

    • uma fratura segmentar – 2 lugares – traz mais dificuldades para consolidar. deve acompanhar de perto com radiografias para avaliar a consolidação. a fisioterapia ajuda na recuperação geral , mas não tem efeito direto na consolidação, boa sorte !

  273. Bom Dia, Doutor.

    Sofri um entorse em meu tornozelo direito há aproximadamente 23 dias jogando voleibol. Após uma ressonância magnética meu ortopedista diagnosticou uma lesão no ligamento deltóide e fratura de grau 1 no colo do Talus. Desde então meu pé se encontra imobilizado com uma Robofoot e começo a fisioterapia na próxima semana. Minha pergunta seria com relação ao tempo de recuperação para que possa voltar a jogar volei e se posso dirigir e trabalhar normalmente?

  274. Dr. bom dia!
    Quebrei o quinto metatarso no dia 03/10, no dia 21/11 fui liberada pela minha medica para andar e começar a fisio.. é normal sentir dor na área da fratura ainda qdo ando e qdo aperto? essa dor passa com o tempo?

  275. Bom dia doutor!
    Sofri uma fratura oblíqua do 5º metatarso, pé esquerdo. Segundo o ortopedista, foi uma fratura grande, mas os ossos estão alinhados. Isso ocorreu em 19/08/12. Fiquei com gesso 45 dias. Fiz uma ressonância magnética e não havia formação de calo ósseo, mas devido as alterações das partes moles, ele solicitou hidroterapia, que iniciei dia 19/10. Fiz um raio x dia 08/11 e mostra uma pequena parte consolidando. Mas estou mto preocupada com essas pares moles, pois meu pé não desincha e não consigo liberar carga, mesmo com moletas, pois o calcanhar dói mto, como se eu não tivesse mais equilíbrio e o médico mostrou preocupado com essa alteração das partes moles. Moro numa cidade pequena com pouquíssimos recursos. O que faço?

    • talvez devesse tentar tambem a fisioterapia convencional , incluido ai bastante crioterapia. a tendencia nestes casos é de consolidação sem maiores problemas. boa evolução !

      • Obrigada Dr. Eduardo. Creio que a parte óssea está evoluindo. No momento fui encaminhada para angiologista, está surgindo novas complicações: circulatória. O inchaço não está focada somente no pé, está se estendo para toda perna. Mas já estou indo buscar esclarecimento sobre esse novo sintoma. Um forte abraço.

  276. Dr. meu medico retirou os dois parafusos do meu tornozelo , gostaria d saber quanto tempo leva pra os furos do osso se fecharem . desde ja muito obrigado. a retirada foi no dia 29 11 2012

  277. ola Dr. apos 5 semana de fratura na tibia, vereficou-se que o procedimento com gesso não deu certo. Pois o osso aumentou o disnivelamento entre as extrimidades, o ortopedista optou agora por cirrugia. lhe pergunto: Qual o melhor procedimento, fixador externo ou interno?
    Grato, um forte abroço e fique com Deus.