Início » Joelho » Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em crianças – podemos operar ?

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em crianças – podemos operar ?

Uma  criança pode se submeter  a cirurgia do LCA?
A cirurgia de reconstrução do lca é o tratamento padrão para os jovens e pessoas ativas que tem uma ruptura traumática do LCA . Mas o que acontece quando essa pessoa é uma criança? A cirurgia de LCA deve ser adiada até a criança ficar  mais velha ou a reconstrução do LCA deve ser realizada antes da maturidade esquelética?

Tradicionalmente, quando uma criança machucava o ligamento cruzado anterior (LCA), um importarte estabilizador do joelho, os cirurgiões eram relutantes em operar e reconstruir o ligamento imediatamente por medo de danificar a placa de crescimento. A preocupação era que, antes de a criança ter alcançado a maturidade esquelética (cerca de 12-13 anos nas meninas ou 14-15 anos nos meninos), este tipo de cirurgia apresentaria um risco de lesão da placa de crescimento. E uma lesão na placa de crescimento poderia levar a uma deformidade angular ou a uma discrepância de comprimento nos membros inferiores . No entanto, pesquisas recentes mostram que o risco de problemas na placa de crescimento é muito menor que o risco de deixar um joelho instável sem ligamento cruzado .

As placas de crescimento são a parte responsável dos ossos das crianças  pelo crescimento em comprimento. Estas placas estão localizadas nas extremidades dos ossos longos e , particularmente nos membros inferiores , boa parte do crescimento se deve ‘as placas do fêmur distal e tíbia proximal , conforme figura abaixo.

Quando realizamos a cirurgia para reconstrução de lca , confeccionamos túneis ósseos na tíbia e no fêmur para colocarmos  um enxerto que substituirá o lca. Na criança, estes túneis , por cruzarem a placas de crescimento  , poderiam , em tese , danificá-las e poderiam então levar a problemas de crescimento.

Dois fatores tem levado os ortopedista a recomendar  a cirurgia de LCA mais cedo, mesmo em crianças.

Primeiro : pesquisas mostram que um joelho sem lca está sujeito a novos entorses e consequentemente  sujeito a grande chance de lesão dos meniscos e da cartilagem . E estas lesões num paciente jovem são muito problemáticas e tem uma evolução ruim , levando a um desgaste precoce do joelho . O risco de termos um joelho com muitas lesões é maior do que o termos um problema na placa de crescimento quando operamos estes pacientes .

Em segundo lugar, há modificações da cirurgia de lca  tradicional que permitem que a placa de crescimento seja  minimamente afetada em crianças. Além disso, seu médico pode recomendar um determinado tipo de enxerto para ajudar a minimizar a chance de lesão da placa de crescimento quando o tratamento cirúrgico é indicado . Portanto, os cirurgiões  estão recomendando mais a cirurgia de LCA mais cedo, mesmo em crianças.

About these ads

23 thoughts on “Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em crianças – podemos operar ?

  1. eu tenho 15 anos é ronpi meu ligamento cruzadado anterior, fui ao medico ele dice que se eu operar eu vou fikar com uma perna menor que a outra ou seja eu vou crecer so em uma perna , serar que eu posso operar do ligamento crusado ?? obrigado respos me ajudara muito

  2. Pingback: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ( LCA ) : operar ou não operar ? « Ortopediasp – Dr. Eduardo Neri – Ortopedista , Fraturas e Medicina Esportiva

  3. Olá tenho 14 anos e tive uma ruptura completa do LCA e uma ruptura no corno posterior do menisco medial. Terei algum problema no futuro, se eu passar por cirurgia ? Obrigado e se possivel respondam o mais rápido possivel, pois já tenho planos para junho/julho do ano que vem e estava pensando em operar em dezembro, e só uma ultima pergunta: até esse tempo que eu determinei, se fazendo todo a tratamento adequado, eu poderei voltar a jogar futebol em um bom nivel ?

    • acho que se for bem conduzida a sua cirurgia, voce podera voltar a realizar seu futebol com segurança. acho que a cirurgia é o melhor caminho para esta sua situação .

  4. Eu rompi meu ligamento no Final de Agosto em 2012 , porem antes de receber a noticia que era o Ligamento , voltei a jogar bola e senti muitas dores no Joelho Direito .. Estou Frequentando Médico há 6 meses de mes em mes e ele disse que não posso operar pela minha idade , pois com isso posso ter artrose muito cedo ..
    Tenho 14 anos e preciso voltar a jogar bola em alto nível , devo operar ?

    • ola gustavo , pacientes com lesao do ligamento cruzado anterior e que pretender praticar algum esporte devem , em geral , ser operados para reconstrução do ligamento . mesmo pacientes na fase de crescimento , como e´ o seu caso , podem ser submetidos a esta operação . acho que este é o seu caso. antigamente os médicos ficavam com medo de uma cirurgia como esta alterar o crescimento ósseo , mas os trabalhos atuais mostraram que é seguro fazer este tipo de cirurgia .

  5. boa tarde
    chamo-me Paulo e o meu filho mais novo , o Diogo sofreu no dia 6 uma rutura parcial do ligamento cruzado anterior. Será possivel recuperar totalmente sem operaçao e jogar novamente futebol ao mais alto nivel? obrigado ….1 abraço

    • Olá Paulo ,
      a decisão depende do exame físico , quando o médico avalia a estabilidade através de exames específicos. Pela baixa idade , a tendência é de não operar , mas somente o médico que o examinou pode afirmar com segurança sobre isso .

  6. Ola tenho 17 anos aos 15 Tive o rompimento do ligamento cruzado anterior e frequentei vários médicos mas todos não quiseram me operar devido a idade Gustavo oj tenho 17 anos to quase fazendo os 18 eu deveria ter operado antes ou estou certo em ter esperado ter emterado a idade ? obg..

    • Hoje existem opções seguras de reconstruir o ligamento cruzado em adolescentes . Não posso falar especificamente do seu caso por não te-lo examinado , mas se pretende jogar ou praticar esporte e tem uma lesao completa do lca , deveria pensar seriamente sobre uma cirurgia.

  7. Ola tenho 15 anos a 6 meses sofri uma lesão no LCA , não tive lesão no menisco e nenhuma inflamação . Fui operar no dia 26 de março de 2013 . Eu queria saber qual a probabilidade de conseguir me recuperar em exatos 6 meses dessa lesão e se o medico me liberaria para jogar bola , observação : não sou atleta mais estou me dedicando ao máximo na fisioterapia . Obg

    • este é o tempo médico para retorno ao esporte como o futebol . às vezes pode ser um pouco antes , às vezes um pouco depois. não deixe de seguir rigorosamente o que lhe indica o seu médico . boa recuperação !

  8. Minha filha de 3 anos de idade rompeu o LCA pulando em cama elástica. Há opiniões contrárias entre os médicos ortopedistas daqui de minha cidade. Na sua opinião, a cirurgia pode ser o melhor caminho ou aguardar a idade de 12/13 anos para realizar a cirurgia é mais conveniente?

    • nunca vi um diagnóstico deste numa criança tão nova ! foi confirmado com exame de ressonÂncia. crianças pequenas tem maior chance de terem avulsão óssea do que ruptura do ligamento propriamente dito . não posso opinar sem ver o caso , mas dificilmente indicaria uma cirurgia de lca nesta situação !

  9. Olá,
    tenho 11 anos e há 8 meses sofri uma ruptura no LCA jogando bola (quando fui girar para sair da marcação meu pé direito ficou preso na grama e eu torci o joelho). Só que na época eu fui no médico e ele disse que era apenas uma torção leve e uma osteocondrite. O tempo de recuperação que ele me deu foi de 6 meses. Deu esse tempo e meu joelho não melhorava, toda vez que eu tentava voltar a jogar futebol eu torcia uma dor tremenda… Todo dia eu chorava de dor, ninguém acreditava em mim, falavam que o médico disse que não era nada grave, que logo ia melhorar. Passados 7 meses, de novo nada melhorou. Pedi aos meus pais para fazer uma ressonância magnética, eles deixaram e no exame foi constatado que eu havia rompido o LCA. Eu e minha família estamos com muita raiva do médico, não voltaremos nunca mais lá. Você acha que agora, passado tanto tempo da lesão, valeria a pena eu ser submetido à uma cirurgia? Ou só devo fazer um fortalecimento de joelho? Por favor, estou contando com a sua resposta, porque eu não aguento mais isso, a dor é muito forte e na escola, os meus amigos ficam me zuando, falando que eu me machuco toda hora, me chamando de chinelinho, Valdívia, etc.

    • Olá Bruno ,
      seria necessária o médico reavaliar seu caso , fazendo um exame físico detalhado . Pelo que vocÊ me passou , confirmando-se a lesão do lca , provavelmente a cirurgia seria indicada sim. Sugiro que vocÊ volte a um ortopedista para ele conversar com você e seus pais .

  10. Olá,tenho 14 anos e rompi parcialmente meu lca e tenho planos para agosto do ano q vem e queria saber se posso operar com segurançã e se fico totalmente curado até essa data desde já obrigado

  11. Ola
    Meu filho com 14 anos passou por uma cirurgia de LCA em julho de 2013 e cumprindo pós operatório de 03 meses de fisioterapia e 04 meses de fortalecimento e na volta ao futebol ( liberado pelo médico) voltou a sentir o mesmo joelho que através de uma resonancia magnética constatou ruptura do enxerto do LCA. Gostaria de saber do ponto de vista médico qual o procedimento a ser adotado, haja visto que embora tenha plano médico houve um custo dos pinos absorviveis. Obrigado

    • ola carlos , se ele ainda apresenta sintomas como falseios ( instabilidade do joelho ) e a rm mostra nova lesão , parece-me que uma nova cirurgia sera necessária .

  12. pode ser efetuado uma nova cirurgia de LCA no mesmo joelho em menos de 01 ano ? e respondi por favor porque alguns médicos divergem quanto ao risco de cirurgia em adolescente ( 14 anos) devido a fase de crescimento. Sem mais agradeço a atenção, Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s