Início » Ortopedia Geral » Obesidade infantil

Obesidade infantil

Hoje atendi um paciente de 7 anos com queixas de dores nas costas há cerca de 1 ano. Não foi nada difícil correlacionar esta queixa com o fato do garoto estar bem acima do peso.Reclamava também de dores nos joelhos . Um exame clínico simples e exames radiográficos atestaram que ortopedicamente o menino era “normal”.

A história mostrava a falta de prática de exercícios , uma dieta inadequada farta em refrigerantes , doces , comidas gordurosas e outras guloseimas . O menino praticava com frequência jogos eletrônicos , usava bastante o computador e assistia a muitos programas de televisão.

O descrito acima está se tornando uma rotina indesejável nos consultórios médicos , com consequências bastante sérias para estas crianças . Além dos problemas ortopédicos , as crianças podem apresentar distúrbios como pressão alta , diabetes ou outras alterações endócrinas. E é óbvio que alterações psicológicas acompanham aquelas crianças mais obesas , vítimas de preconceitos dos adultos e principalmente dos amiguinhos.

A frequência da obesidade infantil está aumentando num ritmo tão grande que acredito tratar-se de um problema de saúde pública . E , como tal , deve ser enfrentado por toda a sociedade . Governo , escolas , pais , empresas , todos nós temos que criar mecanismos que estimulem a prática saudável de exercícios , que orientem sobre a necessidade de uma alimentação regrada , diversificada e menos calórica do que aquela a que já estamos (mal) acostumados . Este é um problema muito sério que o PAÍS tem que enfrentar desde já!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s