Início » Medicina Esportiva » Tendinites do cotovelo

Tendinites do cotovelo

A tendinite no cotovelo pode acometer diversos grupos musculares , recebendo diferentes nomes dependendo da localização anatômica e músculos envolvidos . Assim , podemos ter a  epicondilite lateral ( a mais comum , envolvendo a musculatura extensora ) , a epicondilite medial ( musculatura flexora ) e a tendinite do tríceps ( região posterior ) .

A origem deste problema normalmente está relacionada a alguma sobrecarga de movimento , seja ela relacionado ao esporte (tênis ,por exemplo) , ao trabalho ( digitação excessiva , serviços domésticos,trabalhos manuais ) ou algum hobby ( videogame , marcenaria , etc) . A epicondilite lateral também é conhecida por cotovelo do tenista ( “tennis elbow” ) , mas apenas uma pequena parte dos paciente com esta patologia joga tênis. Já a epicondilite medial é conhecida por cotovelo do golfista ( ” golfer’s elbow ” ) .

Caracteriza-se por um quadro doloroso , inicialmente leve mas que pode progredir para uma dor de grande intensidade e  persistente , levando a uma dificuldade para executar movimentos simples como carregar uma pequena bolsa ou apertar a mão de um colega .

O diagnóstico é fácil , através da história e do exame físico . Exames como raio-x e ultrassom podem ser pedidos em alguns casos , para afastar outras possibilidades diagnósticas . Raramente a ressonância magnética é pedida.

O tratamento envolve muitos aspectos, que podem incluir medicamentos anti-inflamatórios , gelo local , repouso , correção de gestos esportivos  , mudança de postura no trabalho , exercícios de fortalecimento , infiltrações , fisioterapia e até cirurgia (raramente necessária )  . O tratamento deve ser personalizado e o tratamento precoce é fundamental para uma recuperação mais rápida e fácil  .

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s