Luxação do cotovelo

Uma senhora de 88 anos caiu com a mão extendida no chão , procurou-me no PS com dor no cotovelo. Após uma análise do raio-x inicial , detectamos uma luxação do cotovelo , conforme mostra a figura abaixo :

Diante deste quadro , tivemos que realizar um procedimento chamado redução , que é a manipulação da articulação para que “ela se encaixe” novamente . O procedimento é realizado como mostra a figura abaixo :

Uma vez conseguida a redução , imobilizamos a paciente com gesso por 3 semanas e então iniciamos uma reabilitação fisioterápica . Hoje  , após 3 meses do trauma inicial , a paciente evoluiu para um quadro de boa movimentação , dor mínima e força normal para suas atividades normais . O raio-x final e o vídeo abaixo mostram a evolução do caso:

imobilização com gesso após a redução
raio-x final , com congruência articular e algumas calcificações periarticulares

Comentários : em uma luxação de cotovelo , temos que atentar para lesões ligamentares e fraturas , que podem inclusive levar a um tratamento cirúrgico. Temos que afastar também a existência de lesões vasculares e neurológicas , sabendo que a luxação é um trauma com muita energia .

Deixe um comentário