Início » Fraturas » Fraturas aumentam após cirurgia para redução de peso

Fraturas aumentam após cirurgia para redução de peso

Um  estudo exposto no último Congresso Americano de Endocrinologia  mostrou que pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica para redução de peso   tiveram 2,3 vezes mais chances de sofrer uma fratura quando comparados com a população geral.

As alterações ósseas decorrentes da cirurgia , com as mudanças metabólicas e nutricionais relacionadas ao pós-operatório destes pacientes , levam a uma maior chance de fratura .

O estudo pequisou cerca de 280 pacientes que foram operados entre 1987 e 2004  . O pesquisador Nakamura notou também que pacientes que tinham uma atividade física mais ativa antes da cirurgia tiveram menos fraturas . Observou também que aqueles que tiveram fraturas não necessariamente tinham desenvolvido osteoporose. Leia mais neste link.

Opinião : a cirurgia bariátrica é uma poderosa ferramenta no tratamento das obesidades mais severas e vejo alguns resultados muito animadores no dia-a-dia como ortopedista . Não raramente encorajo alguns pacientes a refletir e pesquisar sobre o assunto. Mas é um passo que tem que ser muito bem avaliado pelo paciente e equipe médica , pois são várias as possibilidades de complicação , como a relatada aqui .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s