Início » Medicina Esportiva » Entorse do tornozelo diminui com uso de proteção ( órtese )

Entorse do tornozelo diminui com uso de proteção ( órtese )

A prevenção é o melhor tratamento para qualquer lesão . Dentro deste contexto , o uso de uma tornozeleira se mostrou eficaz em diminuir significativamente a incidência do número de entorses do tornozelo em jogadores de basquete  . O que parecia óbvio foi comprovado por um estudo realizado nos EUA entre 1460 adolescentes , de ambos os sexos, de 13 a 18 anos , praticantes de basquetebol , durante os anos de 2009 e 2010 . Este estudo  mostrou uma incidência 3 vezes menor de entorse entre aqueles que usaram uma tornozeleira pré-fabricada ,como a mostrada abaixo.

macdavid lace-up brace ankle

O estudo mostrou que a tornozeleira foi eficaz tanto nos jogadores que já tinham tido algum entorse prévio como naqueles sem nenhuma história pregressa. O estudo não conseguiu aferir se o uso de tornozeleira fez aumentar alguma queixa de dor ou lesão em outras articulações ( pois o uso de algo que estabiliza o tornozelo pode causar uma sobrecarga no joelho , por exemplo.) .

É muito comum os jogadores de basquete usarem diversos dispositivos para evitar uma torção do tornozelo e me lembro da época em que acompanhei a seleção de basquete masculina que quase todos os jogadores usavam enfaixamentos e esparadrapagem para diminuir a incidência desta lesão  .

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s