Início » Ortopedia Geral » Cuidados com os exames na Ortopedia

Cuidados com os exames na Ortopedia

Para realizarmos um diagnóstico , em algumas situações , requisitamos alguns exames complementares , como  uma radiografia , uma tomografia , uma ressonância magnética , uma ultrassonografia , uma eletroneuromiografia , entre outros tantos .  Eles são chamados  exames complementares e este adjetivo é bastante claro  no sentido de complementar um diagnóstico que já deve ter sido pensado pelo médico quando da sua avaliação do paciente .

Com uma boa história clínica ( anamnese ) e um exame físico apurado conseguimos definir um diagnóstico em grande parte de nossos casos. Ainda me lembro dos primeiros anos de faculdade , quando os catedráticos diziam que em muitas vezes só de ver como o paciente entrava no consultório já podiam imaginar qual o problema daquela pessoa.  Os exames pedidos para complementar aquilo que o médico já suspeitou vão ajudar a esclarecer melhor a causa do problema , sua extensão ou afastar problemas associados . Eles devem ser solicitados com sensatez e inteligência .

Não é infrequente atender um paciente que logo que senta na cadeira do consultório e , trazendo uma “sacola de exames ” , já pede que os vejamos e que façamos o diagnóstico de imediato . Não podemos colocar o carro na frente dos bois e acredito que a rotina de conhecer o paciente , conhecer sua história, examiná-lo ( isto é , tocá-lo e fazer as manobras corretas ) é o caminho mais curto para um bom resultado .

Certamente que estes exames vieram ajudar e que diagnósticos mais precisos ajudam a planejar o melhor tratamento , principalmente quando este é cirúrgico. Uma lesão meniscal , uma lesão de cartilagem do joelho , uma lesão do tendão do ombro ficam muito bem evidenciadas num exame de ressonância magnética . Mas existem casos em que um exame pode mostrar uma lesão que pode não ser a causa de dor ou de determinada queixa de um paciente . E , neste caso, somente a experiência e o exame clínico do médico permitem valorizar ou não o achado do exame.  Como costumo falar  , nós temos que tratar nossos pacientes e não os seus exames ! 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s