Início » Fraturas » Outra fratura de úmero – tratamento cirúrgico

Outra fratura de úmero – tratamento cirúrgico

Atendi anteontem um paciente de 17 anos que se machucou praticando kung-fu e se queixava de dor na região do cotovelo. Ao exame apresentava dor no braço e limitação para mexer o cotovelo . Solicitei uma radiografia que evidenciou a fratura abaixo :

Fiz uma tentativa de redução incruenta ( colocar a fratura numa posição alinhada , sem cirurgia ) , mas a fratura ainda se mantinha desalinhada .Desta forma , propus a cirurgia para alinhamento da fratura e sua estabilização com uma placa e parafusos . O resultado da cirurgia realizada ontem  pode ser obervado nas radiografias abaixo :

O acesso que usamos foi o acesso posterior , através do músculo tríceps , identificando e protegendo o nervo radial , conforme mostram a figura e o vídeo abaixo :

Aqui você pode observar um outro caso que também precisou de cirurgia para o úmero .

5 pensamentos sobre “Outra fratura de úmero – tratamento cirúrgico

  1. fiz essa cirurgia tbm a três meses,mas fiquei com neuropraxia do nervo radial isso é comum?
    estou com a recuperação muito lenta.

    • Ola , a neuropraxia do nervo radial nas fraturas do úmero (diafise) pode ocorrer antes ou durante a cirurgia. O nervo pode ser comprimido por uma ponta do osso quando este é fraturado , por afastamento durante a cirurgia , por compressão da placa e parafusos durante ou apos a cirurgia. A recuperação depende do tipo de lesão que houve , se maior ou menor , podendo durar alguns dias ou poucas semanas até meses . Após tres ou quatro meses da cirurgia ,caso algum déficit neurológico persista ou nao esteja ocorrendo uma melhora gradual da lesão nervosa, uma exploração cirúrgica poderá ser necessária.

      • oi fiquei boa da neuropraxia do radial com 06meses.e meu braço agora
        nao dobra de jeito nem um e tb ainda é bastante dormente nao sei pq!
        será q vcs tem alguma explicaçao por isso…n sei o q fazer

  2. Ola, tenho 26 anos e recentemente fraturei o úmero em um torneio de jiu-jitsu.
    cai por cima do cotovelo, sendo assim a fratura. coloquei uma placa com parafusos. no dia q fraturei, minha mao estava normal, movimentava normalmente, ou seja, nao houve lesao do nervo radial, mas após a cirurgia fiquei sem os movimentos de levantar e esticar os dedos, e com essa dormencia no dorso da mao. o Ortopedista q me operou disse q isso e normal, ele teve q mecher no nervo para colocação da placa. esse tipo de lesao no nervo dura por muito tempo? estou na fisioterapia, mas ainda nao senti nenhuma melhora!!!! preciso me recuperar logo, pois sou tecladista de uma banda e preciso voltar! alguem tem uma experiencia pra compartilhar???

    abs

    • Olá Eliseu ,
      pode realmente ocorrer este tipo de situação . O nervo envolvido nesta situação é o nervo radial e chamamos isto de neuropraxia . A recuperação deste tipo de problema demora de 1 a 3 meses ,na maioria das vezes . Já tive uns 3 casos como este que evoluíram favoravelmente, sem sequelas . Entendo que é uma situação delicada para o paciente e às vezes é necessário o uso de uma órtese no punho ,evitando-o de ficar caído. Siga as orientações de seu médico e boa recuperação !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s