Início » Joelho » Corpos livres intra-articulares do joelho

Corpos livres intra-articulares do joelho

Hoje mostro um caso interessante de uma patologia do joelho . Trata-se de uma paciente mulher , de 30 anos , com queixa de dor no joelho há mais de 5 anos . Relatava entorse antigo e que frequentemente seu joelho inchava , limitando-a para caminhar , chegando a mancar . Relatava ter feito fisioterapia sem melhora . Outros médicos já tinham indicado cirurgia, porém a paciente relutava em ser operada .

A sua radiografia mostrava a presença de corpos livres dentro da articulação , conforme mostram as radiografias abaixo .


A ressonância magnética também mostrava os corpos livres vistos na radiografia , bem como mostrava a patela com uma grande perda de cartilagem e uma lesão osteocondral do fêmur . Isso explicava a origem destes fragmentos de cartilagem e as dores da paciente .

Realizamos inicialmente uma artroscopia, quando pudemos retirar pequeninos fragmentos soltos de cartilagem e tratar também o defeito cartilaginoso do fêmur com microperfurações ( “ice pick “) . Como o maior corpo livre era muito grande e estava na parte posterior do joelho , tivemos que fazer , num segundo tempo , um acesso posterior para a sua retirada , conforme mostra a figura abaixo.


A radiografia do pós-operatório e a foto dos fragmentos retirados podem ser vistas abaixo:


Iniciaremos precocemente uma fisioterapia para evitar rigidez articular e fortalecimento muscular ,visando a melhora funcional do joelho da paciente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s