Início » Fraturas » Materiais cirúrgicos ortopédicos – tenho que retirar ?

Materiais cirúrgicos ortopédicos – tenho que retirar ?

Quando realizamos uma cirurgia ortopédica e colocamos algum material ( implante  ) , é muito comum a dúvida que surge na cabeça do paciente : doutor, vou ter que tirar isso depois ?

A resposta para esta pergunta , atualmente , na maior parte das vezes , é não . Mas ela poderá variar dependendo do tipo de implante e também de possíveis sintomas que o paciente pode apresentar relacionados ao material implantado .

Dentre os principais implantes utilizados na ortopedia , destaco os materiais representados na figura abaixo ( placas e parafusos , fios de Kirschner , pinos intramedulares , materiais bioabsorvíveis ( parafusos , âncoras , fios ) .

Dos materiais acima mostrados , apenas os fios de Kirschner devem ser retirados de rotina. Estes servem de fixação temporária para que haja a consolidação de uma fratura e muitas vezes são deixados exteriorizados na pele para facilitar a sua retirada .

Os materiais bioabsorvíveis sofrem um processo de incorporação ao osso com o passar do tempo e raramente necessitam remoção .

Já os materiais metálicos podem, em algumas situações, causar irritação ao osso , aos músculos , aos tendões ou aos nervos adjacentes . Assim , um processo inflamatório pode se desenvolver e a retirada deste material pode ser necessária.

O ortopedista terá que determinar a correlação entre o incômodo que o paciente relata e a presença do material , já que sua retirada ‘as vezes pode ser trabalhosa e sua retirada poderá causar um enfraquecimento do osso onde o material estava implantado .

Anúncios

4 pensamentos sobre “Materiais cirúrgicos ortopédicos – tenho que retirar ?

  1. Boa noite, no dia 14-07-2011, fiz uma fratura com luxação do trornezelo direito, nesse dia fui operada,no dia 12-09-2011 retirei a tala de gesso. Fin um mes e meio de fisiotrapia, no dia 06-09-2012 , fiz uma ciurgia para retirar os parafusos e a placa. ao fim de quinze dias vou tirar os pontos. Apartir dai posso ter uma vida normal ou tenho que ter algum cuidado por causa do osso? Obrigado

    • Após a retirada de placas e parafusos , em algumas situações ,o osso pode por um período , dicar um pouco mais frágil . Normalmente recomendamos um período de repouso de atividades físicas mais intensas ou que possam gerar traumas . Seu médico deverá lhe orientar no seu caso específico o que deve evitar de fazer .

      • Meu nome é Willian realizei uma cirurgia em 2010 no ombro , uma cirurgia de recidivante e tenho 3 pino de titânio! Gostaria muito de saber se eu posso fazer a retiradas desses pinos ? Muito obrigado !

      • Olá Willian , boa noite. Quando colocamos estas âncoras de titânio , as colocamos dentro do osso , para que elas fiquem ” escondidas ” e não causem nenhum atrito com a cartilagem articular . Assim ,se elas foram colocadas corretamente , não há motivo para retirá-las . Por sinal , se fôssemos tira´-las , o estrago seria grande ! Somente há a necessidade de retirar estes materiais se eles estiverem causando algum desconforto , se uma ” pontinha ” estiver fora do osso , o que é raro de acontecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s