Início » Fraturas » Fratura do fêmur em criança

Fratura do fêmur em criança

Atendi hoje uma criança de 1,5 ano de idade que ” teria virado o pé ” na escola e não conseguia mais andar . Estava bastante irritada e chorando bastante . O exame físico do pé e do joelho eram normais e as radiografias destes segmentos também . Após um exame mais detalhado ,pudemos observar uma deformidade no fêmur e a radiografia constatou um fratura do fêmur , exigindo que fizessemos um gesso pelvicopodálico , como mostram as figuras abaixo .

Felizmente a evolução desta fratura é favorável , após um período de 6 semanas o osso deve consolidar e a criança poderá voltar a caminhar .

Fazia já muitos anos que não atendia um caso como este e até me lembrei dos tempos de residência médica no PS do IOT-HCFMUSP , onde estes casos são mais frequentes. Neste casos também temos que suspeitar da história relatada pelos cuidadores da criança , pois o tipo de fratura não condiz com uma “simples virada no pé ” . Temos que alertar os pais e eventualmente solicitar a ajuda da assistente social para investigar a possibilidade da criança ser vítima de maus tratos.

4 pensamentos sobre “Fratura do fêmur em criança

  1. Esse tipo de fratura é comum em crianças nessa faixa etária (1,5 a 2 anos)? É necessario investigar alguma patologia ossea nesses casos?

    • não é muito comum , a investigação é necessária quando já houve outras fraturas em outros locais, se não houve um trauma importante.
      sempre devemos desconfiar de algum tipo de abuso da criança, seja ele em casa ou fora de casa ( na creche , na escola ).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s