Início » Joelho » Opções de enxerto para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

Opções de enxerto para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

A reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) pode ser feita com diferentes tipos de enxerto. Estes incluem tendão patelar, tendões flexores do joelho ( semitendíneo e grácil )  e tendão de cadáverr (aloenxerto). Cada uma destas opções tem vantagens e desvantagens.

Quando o LCA se rompe , não é possível costurá-lo. Assim , na cirurgia , temos que remover o que restou dele e substituí-lo por um outro tecido , chamado de enxerto. Para inserirmos o enxerto na posição do LCA original, túneis são feitos no osso da canela (tíbia) e no osso da coxa (fêmur) e o enxerto é passado através destes túneis para reconstruir o ligamento. As opções de enxerto são :

1)Tendão patelar

O tendão patelar é a estrutura na parte frontal do joelho que liga a patela (rótula) ‘a (tíbia). Quando usamos um enxerto de tendão patelar , sua parte central ( 1 / 3 do tendão )  é removida (cerca de 9 ou 10 mm) juntamente com um bloco de osso da patela e da tíbia.

  • Vantagens: já foi o enxerto preferido quando a cirurgia do lca se popularizou na década de 90 , principalmente por se tratar de um enxerto forte , com bastante resistência .
  • Desvantagens: apesar de ser extremamente incomum , existe o risco de fratura de patela ou ruptura do tendão patelar após esta cirurgia. Além disso, o problema mais comum após esta cirurgia é a dor na parte da frente do joelho (“dor anterior do joelho”).Os pacientes podem também ter dor quando ajoelham.

2)Tendões flexores ( isquiotibiais )
Os músculos isquiotibiais são o grupo de músculos na parte posterior de sua coxa. Quando os tendões isquiotibiais são usados ​​, dois dos tendões destes são removidos ( o semitendíneo e o grácil )  e “dobrados ” em conjunto para criar um novo LCA. Hoje são os preferidos dos cirurgiões de joelho.

  • Vantagens:  A incisão para retirar estes tendões é menor que a incisão para a retirada do tendão patelar.A dor no pós-operatório imediato costuma ser menor e a possibilidade de dor anterior no joelho também é menor .
  • Desvantagens: quando começamos a usar os tendões flexores , achávamos que poderiam ser menos resistentes que o enxerto do tendão patelar ou o próprio lca original , mas testes mecânicos comprovaram sua resistência quando usado num feixe quádruplo . A fixação do enxerto na tíbia e no fêmur também evolui e hoje é difícil de citar uma desvantagem do seu uso .
3) Aloenxerto (enxerto de cadáver)

O aloenxerto é mais comumente usado em pacientes com menor demanda, ou pacientes que estão passando por uma cirurgia de revisão de  de LCA (quando uma reconstrução do LCA falha).Estudos biomecânicos mostram que o aloenxerto não é tão forte como o tecido do próprio paciente (autólogo). Para muitos pacientes, no entanto, a força da reconstrução do LCA usando um aloenxerto é suficiente para suas demandas.
  • Vantagens: Realizando a cirurgia usando um aloenxerto permite a diminuição do tempo operatório, sem necessidade de remover o tecido do próprio paciente e temos também incisões menores e menos dor pós-operatória. Além disso, se o enxerto falhar, uma cirurgia de revisão poderá ser realizada com os enxertos tradicionais .
  • Desvantagens: Historicamente, esses enxertos eram de má qualidade e impunham um risco significativo de transmissão de doenças. Mais recentemente, as técnicas de preparo do enxerto têm melhorado e esses problemas diminuiram bastante. No entanto, o processo de preparação do enxerto (liofilização), mata as células vivas  e diminui a força do tecido. No Brasil , sua disponibilidade é muito restrita e o fator preço também dificulta sua utilização.

61 pensamentos sobre “Opções de enxerto para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

  1. Boa noite,
    Fiz cirurgia de LCA, retirando o enxerto da posterior da coxa em 24/10/2011. Agora, parece que ficou um buraco no meu músculo posterior, será que é normal? No começo senti bastante incomodo nos exercícios aeróbicos. Agora, com o fortalecimento diminuiu consideravelmente, porém, quando vou dar uma arrancada ainda sinto um pouco. Não era para ter recuperado já a musculatura?

    Abraços, grato pela atenção.

    • Ola Diego,
      Uma recuperacao completa de cirurgia do lca leva de 6 a 8 meses , dependendo da cirurgia realizada , da fisioterapia e das caracteristicas proprias de cada paciente. acredito que no seu caso estas queixas musculares ainda sao normais .É o que posso falar sem fazer um exame fisico detalhado.
      Boa evolucao!

    • Normalmente quando utilizamos os tendões flexores ( semitendineo e gracil ) ,a espessura do enxerto obtido varia de 7 a 9 mmm . Quando usamos o tendão patelar , normalmente ele atinge 9 ou 10 mm . Teria de saber o porquê de ele ter ficado fino ( na primeira cirurgia já ficou assim ??? ou se ele sofreu uma relesão ???? ) . Se ainda apresentar sinais de instabilidade ( falseios ) , talvez uma nova cirurgia seja necessária e uma cautela extra deve ser tomada a fim de se alcançar um enxerto de boa qualidade . Boa sorte !

  2. Fiz cirurgia de LCA, e foi usado os tendões flexores da coxa. estou com 30 dias pós operatório, e a duas noites atras estava dormindo, quando acordei com uma dor aguda incrível na parte onde foi retirado o tendão e amanheci com um hematoma no local. Pode ter ocorrido algum tipo de lesão no local, por algum movimento involuntário que fiz quando dormia? Ainda estou sentindo uma “fisgada” nesta parte da coxa. Estou mais preocupado com esta dor, doque com o joelho, pois nele não sinto nada de dor ou desconforto. Pode me ajudar com alguma dica sobre o assunto? Antecipadamente obrigado.

    • Olá ,
      quando retiramos os tendões , pode haver uma formação de fibrose no trajeto do tendão e num segundo momento esta fibrose pode se desfazer e acredito que foi isto que aconteceu . Mas é importante que seu medico avalie melhor atraves pelo exame fisico e te oriente. Boa evolucao.

  3. Boa tarde,
    Faz 5 meses de recuperação da minha cirurgia de lca + menisco. Na minha última consulta, uns 15 dias atrás levei a última RM, o médico analisou e disse que eu estava com uma pequena artrofibrose. Sinto dores ao esticar a perna, o médico achou melhor fazer uma infiltração por que artrofibrose era pequena. Hoje sinto que as dores aliviaram uns 50%, o que pra mim não é bom, ainda sinto incomodo ao esticar, essa semana voltarei ao meu médico.
    Gostaria de um opinião para eu debater com o meu médico, não gostaria de ficar fazendo infiltrações no meu joelho.

    Muito obrigado.

    • A artrofibrose é caracterizada pela limitação em dobrar ou esticar completamente o joelho devido a uma aderÊncia intra-articular . Existem diversas causas para que isso aconteça . Talvez seja importante detectar a causa para atacar melhor o problema . A infiltração sim é uma alternativa para desfazer a aderÊncia , dimunuir a dor e ganhar amplitude de movimento . A fisioterapia também tem papel importante na solução deste problema. Em alguns casos , até uma cirurgia pode ser necessária . Boa evolução !

  4. Boa noite, há uma semana fiz a cirurgia de ligamento cruzado e foi usado ligamentos flexores, há três não doia nada mais, estava andando de muleta pela casa toda e tudo mais. Mas de três dias pra cá, quando minha perna operada fica na vertical, dá uma dor muito forte na panturrilha e tenho q colocar a perna na horizontal novamente. Com isso não consigo ficar em pé, a dor é muito forte, somente na panturrilha. Por que será? obrigado

    • Já tive vários pacientes com estas queixas e na maior parte era apenas uma dor muscular ou uma dor relacionada ao inchaço pós-operatório . Com o início da fisioterapia , a maioria evoluiu sem compliações . Mas recomendo que voce converse com seu médico e que ele possa avaliar melhor isso , afastando a possibilidade de outros diagnósticos improváveis , mas possiveis ( trombose, infecção ) . Boa evolução !

      • Sou eu novamente, fiz exames e graças a Deus não é trombose nem infecção. Já não doi quando ando de muletas. O problema agora é que meu medico pediu pra eu ir colocando o pé no chão aos poucos de muleta, só que quando eu tento ficar com a perna reta em pé doi muito a panturrilha. Para explicar melhor, sentado eu fiz o movimento com meu pé, mesmo movimento que ele faria andando, e doi do mesmo jeito. Estou colocando compressa de agua quente. Isso é normal também?

  5. Realizei a cirurgia de reconstrução do LCA há 4 dias, também utilizei músculos flexores da coxa como enxerto, n tenho queixas de dores ainda, mas minha dúvida é em relação ao método de fixação, pois fui aconselhado a comprar o parafuso de interferência absorvível para n utilizar o parafuso de titânio, pois tenho apenas 19 anos, gostaria de saber se esse parafuso vai trazer muitas vantagens mesmo e se é o melhor método atual?

    • Olá ,
      mais importante do que o material do parafuso é a localização onde se colocam os parafusos .Além disso , a espessura do enxerto obtido também é importante . O parafuso , sendo absorvível , facilita a realização de exames eventualmente necessários no futuro e , numa segunda cirurgia, ajuda o procedimento . Mas se o parafuso de titaneo for corretamente utilizado , não há problemas .
      Boa evolução !

  6. No final de 2009 fiz cirurgia para recontrução de LCA do joelho direito, em 2011 rompi o LCA do joelho esquerdo e fiz cirurgia em janeiro de 2012. Em julho, com 5 meses de cirurgia rompi novamente o enxerto do joelho esquerdo fazendo uma corrida e ao mudar de direção rompeu. Nas duas cirugias foram usados tendões flexores, sendo que a primeira cirugia foi um sucesso, pois sinto perfeito meu joelho direito. Estou totalmente desapontado, pois ja estava fazendo musculação e me sentia muito bem. Penso que o enxerto não foi bem posicionado, pois fiz tudo certinho. E agora quais são minhas alternativas, não fazer mais atividades fisicas em solo? Caso faça com os patelares, não ficará muito encurtada a minha musculartura?E as novas tecnologias para enxertos homologos?Minha situação é grave? Abraços.

    • Olá , não posso opinar sobre o motivo de sua nova lesão. Em relação às opções para uma segunda cirurgia, os enxertos utilizados poderiam ser :
      – tendão patelar( minha preferência ) ;
      – tendão do quadríceps ;
      – tendão de banco ( exerto de cadáver ) , difícil acesso aqui no Brasil .
      Em relação ao tendão patelar, é um excelente enxerto , muito forte e se realizado corretamente dá excelentes resultados , não há este problema de encurtamento da musculatura . Ele costuma dar um pouco mais de dor no pós-operatório imediato quando comparado com os tendões flexores.
      Boa sorte !

  7. Boa noite, sofri um acidente de carro e fraturei a tibia bem na onde o tendão patelar é inserido, houve perca parcial do tendão. Ha como reconstruir o tendão ou tem que fazer a artrodese do joelho? Ja que a artrodese limita muito o dia a dia. Obrigado.

  8. Assim como o amigo Andre Luis acima, após o 6 dia pós operatório, tenho dores forte na parte superior da panturrilha, quando fico em pé, até então não tinha dores, e simulava bem uma caminhada normal. Acredito que isso tenho começado só agora, pois o anti-inflamatório foi receitado até o quinto dia, Agora com essas dores estou tomando analgésico, é normal isso mesmo? e devo agir assim? Para esse tipo de dor muscular é melhor gelo ou bolsa de agua quente?

  9. Dr. Eduardo, fiz a cirurgia do LCA faz 5 dias e foi utilizado o enxerto de Tendões flexores, a pergunta é a seguinte é normal inchar esta parte da inferior da coxa e cada vez que sento e comprimo este local sinto dor, bem como ter um roxo enorme na região? e em quanto tempo isso deve parar?

  10. Hoje fazem 11 dias que fiz a cirurgia do LCA, estou preocupado pois tenho um roxo enorme na parte de traz da coxa que se expande até o calcanhar, me parece que já está clariando, mas o que mais me deixa preocupado é que quanto eu abaixo a perna me dá uma enorme dor na parte da canela, parece que as veias vão explodir de tanto que queimam, isso leva uns 2 minutos e após isso não sinto mais dor, estou usando uma meia compressiva pra ajudar na circulação sanguínea, me parece que esta ajudando, mas será que é assim mesmo essa dor? e quanto tempo isso dura?
    Na minha cirurgia foi utilizado os tendões flexores da lateral da coxa, nossa esse é o ponto aonde sinto dor, mas tenho percebido que dia após dia as dores tem diminuindo, mas ainda esta dolorido e sinto ao apalpar este local que parece estar inchada e retraída pois esta rígida, dura e dolorida.
    O meu médico após 3 dias de cirurgia pediu para que eu começasse a apoiar de leve o pé no chão para não perder tanto nem atrofiar demais a musculatura da perna.
    Quando faço os alongamento de dobrar o Joelho não sinto dor no joelho mas sim, no local aonde foi tirado o enxerto, na musculatura que disse que esta dura (rígida) e dolorida, será que isso é normal nos primeiros dias?

    • Ola Evandro ,
      são queixas e achados normais que também encontro nos meus pacientes . Converse com seu médico sobre isso , ele esclarecerá suas dúvidas , mas não vejo nenhuma anormalidade nas suas queixas. Boa evolução !

  11. Eu novamente, dia 25/09 completo 8 meses de pós cirurgia, após 3 infiltrações e ainda assim sinto dores ao esticar minhar perna. Fui em outro especialista, com uma nova RM… ainda estou com artrofibrose e lesões no menisco. Eu comentei sobre a infiltração com esse último médico, e o mesmo não aconselha o uso. O que me deixou chateado foi o médico falar que o novo enxerto não ficou muito bem posicionado e eu tenho uma “folga” no joelho, comparado ao joelho bom.. e também dessa lesão de menisco que pensei já ter sido suturada. Existem “médicos” e Médicos espero dessa vez ter acertado, devo fazer nova cirurgia em Novembro depois começa tudo de novo fisioterapia… espero que tratamento não seja tão longo dessa vez.

  12. Dr. boa tarde hoje fazendo exercícios de flexão do joelho (aquele encostado na parede e puxando a perna flexionada para traz) senti uma grande fisga e consequente dor na parte de traz do joelho e subindo pelo coxa (parte de traz), o fisioterapeuta disse que eu tive um estiramento, será que é isso mesmo? Estou tomando anti-inflamatório e colocando gelo no local.

  13. Boa noite…. há dez anos que sinto dor na região lombar, especificamente do lado esquerdo( com inflamação do nervo ciático constante e gibosidade na região lombar esquerda) ….. isso ocorreu após cirurgia LCA do joelho direito
    onde ocorreu artrofibrose … fiz duas cirurgias para limpeza dessa fibrose infra-patelar, mas ainda continuou com uma pequena limitação na extensão do joelho. Será que realizando mas uma cirurgia de limpeza dessa cicatriz e fisioterapia intensa consigo liberar mais a minha extensão de joelho ou pode ocorrer um aumento dessa fibrose e limitar mais a minha extensão.

    • Olá Sergio , nao consigo avaliar isso pela internet . Somente apos uma avaliação detalhada, apos um exame fisico detalhado , um médico poderia te responder isso.

  14. olá, operei meu joelho no dia 17/07/2012, daí no mês seguinte já passei a fazer natação e senti uma dor aguda na coxa no local de onde foi tirado o enxerto, passados mais 1 mês ainda sinto como se estivesse uma abertura em minha coxa, que a qualquer momento pode se abrir, isso é normal ? quando posso voltar a sentir ela totalmente recuperada e sadia ?

  15. boa noite meu nome André e passei pela cirurgia de lca no dia 28/07/2012, ja estor na 14 seção de fisio mais de umas duas semana atras meu joelho tem dando alguns estalo na parte interna do joelho mais com dor meu fisio falo que pode ser uma fibrose na articulação ou a musculatura fraca e com o decorer do tempo vai melhorar mais tenho muita duvida isso é normal, alguem ja passou por isso e serar que vo volta a jogar meu basquete ? ficarei grato com uma resposta. meu imail é andretxjp@hotmail.com

  16. Ola doutor!tenho 20 anos de idade !ha cerca de 8 meses sofri uma fratura de plato tibial,foi necessario a fasciotomia e fixador interno.Ha dois meses evolui com ifecçao.Vou realizar a cirururgia para retirada do material.o furo no osso é rescontituido?A recuperaçao e mais rapida?A bacteria para de reproduzir,e será destruida?

    • quando há uma infecção pos-operatorio com material de sintese (placas e parafusos) , normalmente é necessária a retirada destes para resolução da infecção . Os furos não são preenchidos na retirada , mas isso não é um problema , pois ” a natureza ” normalmente resolve isso depois com o tempo . Normalmente colhe-se material para identificar a bacteria e tratamento com antibioticos é usada por um bom tempo ainda. Boa sorte .

  17. Boa Noite, gostaria de sua ajuda, hoje vai fazer um ano que fiz LCA + menisco, fiz tudo certinho dentro do procolo da fisioterapia, mas desde o 3 mês eu notei uma folga no meu joelho, ele não chega a falsiar, mas tem uma folga consideravel, procurei o médico que fez, e ele mandou eu fazer reforço muscular, estou fazendo a 5 meses reforço, mas continua a folga, Minha duvida é sera que não escabou nada la dentro, não tenho dor, mas sinto a folga, ou sera que o enxerto dos flexores ficou muito longo. O que devo fazer Dr. obrigado

    • ola igor, o sucesso da cirurgia do lca depende de diversos fatores, entre eles é o posicionamento dos tuneis osseos onde o enxerto ficara grudado na tibia e no femur. Assim , mesmo com o enxerto integro , uma reconstrução de lca podera deixar um joelho instavel se ele nao estiver na posicao correta. Alem disso , outras estruturas ( canto postero lateral, p.e. ) podem tambem estar frouxas e causar instabilidade. Sugiro que converse com o seu medico , talvez seja interessante realizar uma nova ressonancia. boa sorte !

  18. Existe algum tipo de alimentação especifica para auxiliar na recuperação de um enxerto tirado da coxa para reconstrução do LCA? proteinas? e tambem ir a um local com piscinas com aguas termais(quentes) antes de fazer a fisioterapia ajuda?
    qual a posição para dormir? posso dormir de lado ou tem que ser de barriga pra cima?
    Hj dia 23/11/2012 faz 2 dias que operei. usando enxerto da coxa.

    • não há uma alimentação específica, mas uma dieta equilibrada e balanceada ajudam . a fisioterapia é fundamental e a hidroterapia ajuda, mas não é indispensável. eu costumo orientar o uso de um imobilizador por 2 semanas , mas há médicos que não o fazem e isso não está errado . pode dormir da maneira que for mais confortável , no início é na posição dorsal ( de barriga pra cima ); boa sorte!

  19. Olá Dr.. Fiz uma cirurgia de reconstrução do LCA através dos tendões do grácio e semitendinoso. Minha duvida é se as funções desses músculos são perdidas ou se há uma fibrose que age como um tendão ou se o tendão desses músculos se regeneram?!

    • Não há prejuízo de função, jogadores de futebol, de vôlei realizam este tipo de cirurgia e conseguem retomar suas atividades esportivas no mesmo nível pré lesão.Fazendo uma reabilitação pós operatoria adequada, você atinge um nível funcional bom.Existem alguns trabalhos que evidenciaram uma regeneração tendinosa no local.

  20. Olá Dr. Eduardo. Passei por cirurgia de LCA + Menisco há quase 2 meses. Hoje, durante a fisioterapia, meu fisioterapeuta fez aquele “testezinho” puxando o joelho pra examinar. No enanto, ao fazer o teste, constatei que ainda possou uma folga no joelho. Ele disse que é por causa da musculatura fraca. Mas não estou muito convencido, é normal ter folga depois de ter passado pela cirurgia??

    • Muitas vezes uma pequena folga pode ser normal, e a avaliaçao do outro joelho nos pode orientar o que é normal para aquele paciente. Alem disso , a retirada de um menisco pode contribuir para uma leve perda de estabilidade artticular . Alem disso, existem estruturas secundarias que tambem estabilizam o joelho , como os ligamnetos colaterais e a capsula articular (canto postero-lateral) e que podem tAmbem ser lesadas.
      Agora , isso so pode ser respondido por seu medico e acho que se esta duvida existe, com naturalidade vc deve discuti-la com seu medico. Ele deve examina-lo no proximo retorno e ai vc tera uma boa oportunidade para conversar sobre isso. Boa evolucao .

      • Obrigado pelo breve retorno e seus esclarecimentos. Terça tenho consulta e conversarei com ele.

  21. Olá Dr. Eduardo. Passei por cirurgia de LCA + Menisco hoje faz 4 dias a principio não sinto dor mas vejo q ha uma sensibilidade na canela q vai desde o tendão patelar ate o tornozelo, no meio da canela esta um pouco avermelhada e um pouco inchada quero saber se normal, pois so vejo o medico na sexta. (detalhe em 2009 ja tinha feito uma lca do joelho direito q ficou otima essa e a segunda e foi feito com outro medico)

    att, junior sergio

    • isso é normal , as vezes ha um hematoma na regiao da coxa e da panturrilha. a sensibilidade na região onde foi feita a incisão para retirada do enxeto também fica alterada. boa sorte !

      • Boa noite, agora começou a aparecer um ematoma na parte interna do joelho e atras, e esta dolorido entre a panturrilha e a posterior da coxa hoje faz 6 dias, ainda uso muletas mas caminho com os pes no chão, ao contrario do começo, amanha vou no ortopedista para ele avaliar!!!

  22. Boa noite, gostaria de saber se o tendão patelar se regenera depois de ser usada parte dele para reconstrução do LCA?

    • normalmente retiramos o terço central do tendão patelar e os trabalhos mostram que há uma regeneração quase completa do tendão , sem prejuízo funcional do joelho .

  23. Dr., Tenho uma cirurgia agendada para reconstrução do LCA, estou meio inseguro pelos comentários acima, mas o que me preocupa mesmo, a Anestesia, posso não sentir se tomar algum medicamento para dormir antes?

    • normalmente o anestesista aplica uma medicação pré anestésica que lhe deixará mais tranquilo e um pouco adormecido. talvez quando a cirurgia terminar,você nem se lembrará do que aconteceu. Boa sorte, Boa cirurgia!

  24. Dr. Como alguns relatos anteriores, estou com 9 dias pos cirurgia, e uma dor na parte superior da panturrilha acompanhada de um grande hematoma estão me preocupando muito, no primeiro retorno o médico disse ser normal! Queria houvir sua opinião!

    • ola willian, isto e normalmente comum e nao inspira maiores preocupacoes, normalmente esta relacionado a retirada dos tendoes flexores que sao usados como enxerto.
      mas e sempre bom o medico operador avaliar para descartar outras possibilidades .
      Boa evolucao !

  25. Ola doutor!
    Estou com 60 dias de pós operatório!
    Graças a Deus me sinto bem. Consigo andar de bicicleta com média de 20 km por dia, dobro a perna toda e estendo completamente também. Na minha ultima ida ao médico, perguntei ele sobre meu enxerto e ele me disse que foi usado os tendões flexores (semitendíneo e grácil), e ele usou esse tendões atrelado um ao outro, formando um tendão duplo. Minha pergunta é: esses tendões duplos tem resistência? Uma vez que li relatos de tendões em feixe quádruplo. E só pra encerrar, meu joelho operado fica com uma crepitação ao estender, é normal?
    Por favor! Tire minhas dúvidas.

  26. Doutor, fiz uma cirurgia de reconstrução do LCA dia 02/09 com enxerto do tendão patelar. Fiquei surpreso e decepcionado, pois esse é o método que mais desvantajoso e que possui um pós operatório e reabilitação mais complicados.Hoje completa 8 dias da cirurgia e ainda não estou podendo pisar no chão. Hoje levantei com o joelho operado em boas condições, porém ao levantar e ficar com ele suspenso sem pisar para tomar banho e voltou a inchar e apresentar uma vermelhidão com hematomas ao redor do pontos.
    Ontem o médico disse que eu estava com início de inflamação e dobrou minha medicação – cefadroxila e nimesulida e passou outro para dor, paratram – e também até deu uma espremida nos pontos e saiu um sangue preto.
    Estou muito preocupado porque meu joelho com 8 dias de cirurgia continua inchado e dolorido na região operada. Mas o que mais me preocupa é no momento que vou levantar, porque começa uma dor ferruada insuportável, inchando mais e atrasando a recuperação.
    O que o senhor pode me orientar nesse caso em que não consigo pisar ou ficar com a perna suspensa andando com a muleta?

    • Olá Danilo, o tendão patelar é um excelente enxerto. Em certas situações, até um pouco mais resistente que os tendões flexões. Então não vejo motivo para se decepcionar. Em relação às dores e inchaço , estes aspectos devem ser avaliados de perto pelo seu médico e podem ocorrer também com outros tipos de enxerto. Boa evolução !

  27. Olá Doutor! Fiz a cirurgia do LCA- a 15 dias e depois que iniciei a fisioterapia, voltei a sentir dor no joelho e uns estalos. É normal ou é possível eu ter rompido o enxerto? Obrigada

    • Olá Claudia, bom dia.
      É normal sentir um pouco de dor e estalidos após o início da fisioterapia.
      Acho muito improvável ter havido qualquer problema o enxerto se você não torceu novamente o joelho. No retorno com o seu médico, ele irá te examinar novamente e te responderá a estas dúvidas. Fique tranquila e Boa sorte!

  28. Boa noite! Gostaria de saber o que pode ser dor constante no local do enxerto, face antero medial da tibia (realizado com flexores). PO tardio..3 anos +-. A palpação encontro uma “bolinha”. Poderia ser um cisto? Obg

    • Ola , esta e uma hipotese . Em alguns casos , pode haver um pequeno “escape ” de liquido articular pelo tunel tibial , que acaba formando este cisto .
      De qualquer forma, como vem doendo e incomodando , voce deve procurar seu medico para ele te examinar .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s