Início » Fraturas » Luxação acromio-clavicular – nova técnica

Luxação acromio-clavicular – nova técnica

A luxação da clavícula é uma condição frequente que encontramos na ortopedia e traumatologia. Normalmente relacionada a um trauma direto sobre o ombro , como acontece numa queda durante um jogo de futebol ou rugbi , ou decorrente de um trauma maior como um acidente automobilístico. Abaixo mostramos a anatomia normal do ombro e a luxação acromio-clavicular , em que os ligamentos coracoclaviculares são lesionados e a clavícula se desloca superiormente.

O quadro clínico é de dor no local e observa-se claramente uma deformidade no ombro , como mostra a figura abaixo:

Existe uma classificação para este tipo de luxação , baseada no tamanho do deslocamento da clavícula . Ela nos ajuda  a direcionar o tratamento , naqueles casos em que houver um maior deslocamento a cirurgia pode ser indicada .

Recentemente atendi um paciente com este tipo de luxação com uma deformidade bastante acentuada e decidimos pela indicação cirúrgica . Existem muitas técnicas de fixação , envolvendo parafusos e fios metálicos, transferências tendinosas e de ligamentos , uso de âncoras e amarrias com fios . Tive acesso a uma técnica recente chamada de MINAR, exemplificada neste link. Ela exige um corte pequeno , nos dá segurança em relação ‘as estruturas nervosas da região do ombro e  permite uma reabilitação segura e precoce . Abaixo reproduzo as radiografias deste caso , antes e após a cirurgia .

5 pensamentos sobre “Luxação acromio-clavicular – nova técnica

  1. Doutor, gostaria de saber mais sobre esta técnica que o senhor comentou. Eu possuo LAC grau III e a cirurgia já me foi indicada. O Senhor atende convênios?

    • Acho uma boa técnica , pouco invasiva e com bastante resistÊncia . O pós operatorio exige imobilização com tipoia por pelo menos 4 semanas . O tel do consultorio é 3288-6000. Boa sorte !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s