Início » Ombro e Cotovelo » Osteoartrose do ombro – prótese total

Osteoartrose do ombro – prótese total

A osteoartrose do ombro é bem menos frequente que a osteoartrose de outras grandes articulações, como o quadril e o joelho . Isso se explica principalmente pelo fato do ombro não ser uma articulação de carga , de apoio . Desta forma , os casos de artrose de causa secundária ( sequela de trauma, sequela de osteonecrose , decorrente de alterações reumatológicas e infecciosas ou outras causas ) são mais frequentes nesta articulação .

Abaixo mostro um caso de osteoartrose de ombro numa paciente jovem , que fizera uso crônico de corticóide na infância e que desenvolveu um desgaste grande na cabeça do úmero e da glenóide . A paciente vinha sentindo bastante dor e restrição dos movimentos do braço , levando-nos a indicar uma prótese total do ombro. A radiografia e a ressonância magnética estão abaixo :

raio-x do ombro com osteoartrose da cabeça umeral e da glenóide ,com diminuição do espaço articular , cistos subcondrais na cabeça e glenóide e presença de osteófitos

ressonância , mostrando alterações ósseas e cartilaginosas

raio-x pós operatório , mostrando a prótese e seus componentes

Neste caso tive que fazer uma prótese total , já que tanto o úmero quanto a glenóide estavam lesionados . Diferentemente do caso publicado anteriormente em outro post (segue link) , em que usei uma prótese parcial , já que a glenóide estava em boas condições , não sendo necessária sua substituição.

2 pensamentos sobre “Osteoartrose do ombro – prótese total

  1. Pingback: Artrose ou osteoartrose do ombro « Ortopediasp – Dr. Eduardo Neri – Ortopedista , Fraturas e Medicina Esportiva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s