Início » Fraturas » Osteogênese imperfeita – fratura do fêmur

Osteogênese imperfeita – fratura do fêmur

A osteogênese imperfeita ( O.I.) é uma doença genética que se caracteriza fundamentalmente pela maior fragilidade dos ossos . Existe um defeito na produção do colágeno , proteína essencial na estrutura óssea. Desta forma , com os ossos mais frágeis , as fraturas se tornam mais frequentes.

Existem vários subtipos de O.I. , algumas mais graves , com fraturas múltiplas desde a época de recém nascido e que pode levar ‘a morte precoce , até quadros mais leves em que os pacientes evoluem até a idade adulta , acumulando dezenas ou centenas de fraturas ao longo da vida .A apresentação clínica pode incluir também olhos azulados , alterações da audição , articulações mais elásticas , deformidades dos membros relacionadas ‘as fraturas , baixa estatura , entre outros .

Os tratamentos concentram-se em minimizar as fraturas , maximizar a mobilidade, melhorando a função independente e saúde em geral. Entre as opçoes de tratamentos , temos :

– Fisioterapia e exercícios de segurança, incluindo natação ;

– Gesso, talas ou envoltórios para ossos quebrados;

– Órteses para apoiar as pernas, tornozelos, joelhos e pulsos, conforme necessário;

– Cirurgia ortopédica;

– Ajudas de mobilidade, tais como bengalas, andadores, cadeiras de rodas ou outros equipamentos e ou auxílios para a independência pode ser necessária para compensar a fraqueza ou baixa estatura.

– Medicamentos para fortalecer os ossos , dentre os que têm mostrado melhores resultados estão aqueles da classe dos bifosfonatos , também utilizados para o tratamento da osteoporose . O pamidronato se destaca para este fim .

Recentemente atendi uma paciente com esta patologia que me procurou devido a uma fratura no fêmur. Já tivera fraturas anteriores neste mesmo fêmur e já fora operada por este motivo.  Abaixo mostro a fratura antes e depois da cirurgia que realizei . Tivemos que  retirar a placa anteriormente utilizada , corrigir a fratura e colocar uma placa maior para garantir e estabilidade e propiciar a consolidação óssea.

fratura do fêmur com placa utilizada para fratura pregressa

fratura corrigida , com placa maior

Veja mais informações no link : Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta (ABOI).

2 pensamentos sobre “Osteogênese imperfeita – fratura do fêmur

  1. meu sobrinho tem 15 anos a dois anos atrás ele fraturou o femur direito um ano depois o femur esquerdo e ontem fraturou novamente o esquerdo tudo com impactos leves caiu do meio fio, foi pular um amigo abaixado os médicos disseram até a segunda vez que era hormonal pode ser esse problema como saber se é essa patologia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s