Início » Mão » Mordida ou mordedura de animais – visão ortopédica

Mordida ou mordedura de animais – visão ortopédica

Todos os anos milhões de pessoas são mordidas por animais, sendo a maioria delas ocasionada por cães  ou gatos . Os dedos da mão dominante são os locais mais acometidos , mas mordidas de animais também podem ocorrer sobre a região da cabeça, do pescoço e dos membros inferiores.

Uma grande preocupação sobre uma mordida de animal é a possibilidade da raiva. No Brasil, o número de casos de raiva humana caiu de 74 em 1990 para dez em 2002, sendo a  maioria dos casos de raiva resultado da mordida de um animal selvagem, como um gambá, morcego, ou guaxinim. Na Índia e países vizinhos ,mordidas de cão são a fonte mais comum de raiva. A raiva causa cerca de 55.000 mortes por ano no mundo.

Quando ocorre uma mordida , a conduta inicial é lavar com bastante água o local ferido . Podemos usar também um antisséptico ou um sabão neutro . Se houver um sangramento , um enfaixamento  compressivo pode estancar a perda sanguínea até uma avaliação posterior do médico . Deve-se evitar colocar a ferida em contato com a boca , já que esta é fonte de contaminação adicional . Se o animal for desconhecido , devemos tentar saber da sua situação vacinal em relação a raiva ou devemos manter o animal sob vigilância por um prazo de dez dias .

Procurando o serviço de saúde , o médico poderá avaliar melhor a ferida e um possível dano a estruturas adjacentes a pele ,  como nervos e tendões , encaminhando melhor o tratamentos destas lesões ( que poderá eventualmente necessitar de uma microcirurgia )   .  De uma forma geral , pequenas feridas podem ser deixadas abertas , sem sutura , evitando um processo infeccioso.  Antibióticos podem ser prescritos se houver sinais de infecção local .

Abaixo um resumo de como proceder em relação a raiva :

Em relação a prevenção destas lesões , cabem algumas dicas :

– Nunca deixe uma criança pequena sozinha com um animal doméstico.
– Não tente separar animais que estão brigando.
– Evite animais estranhos ou doentes.
– Deixe os animais sozinhos enquanto estiverem se alimentando.
– Mantenha seus cães na coleira quando estiver em público.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s