Início » Medicina Esportiva » Síndrome do impacto do ombro

Síndrome do impacto do ombro

A síndrome do impacto é uma causa importante de dor no ombro  . Ela decorre do atrito (impacto ) entre os tendões do manguito rotador e o osso chamado acrômio ( parte da escápula ) . Para melhor entendimento deste problema , mostro a figura anatômica abaixo :

O atrito pode acontecer por diversos motivos :

– acrômio curvo :  algumas pessoas tem o acrômio mais curvo , com um ” bico ” que pode irritar os tendões quando o braço é elevado ;

– excesso de movimentos. Seja por questões de trabalho ( pintar paredes , estender roupas no varal , trocar lâmpadas , etc ) , seja por atividades esportivas ( volêi , basquete , tênis , beisebol , academia de musculação ) ;

– questões posturais : pacientes que tem os ombros protraídos (voltados para a frente ) tem uma alteração da dinâmica muscular , facilitando o atrito do tendão junto ao osso.

O quadro clínico geralmente inclui dor , algum grau de dificuldade para levantar o braço , dor noturna . A intensidade destes sintomas pode progredir com o tempo .

O diagnóstico é clínico e alguns exames radiológicos , como a radiografia , a  ultrassonografia e a ressonância magnética podem complementá-lo , mostrando alguma inflamação ou lesão dos tendões  e/ou a proeminência óssea do acrômio.

O tratamento deve ser individualizado : a causa deve ser corrigida . Medicamentos podem ajudar a combater a dor e a fisioterapia pode ajudar também a diminuir o quadro álgico e promover um fortalecimento global do manguito rotador . O tratamento com RPG (reeducação postural global ) pode ser indicado nos pacientes com posturas viciosas . Períodos de repouso , evitando alguns exercícios , são necessários. Eventualmente uma infiltração com corticóide , abaixo  do acrômio ( subacromial ) ,pode ajudar e acelerar a melhora .

Aqueles casos em que o tratamento acima falha , uma cirurgia pode ser realizada . Nesta cirurgia , realizada hoje através da artroscopia, realizamos uma ” raspagem ” do osso acrômio  ( acromioplastia ou plástica do  acrômio ),  aumentando assim o espaço por onde o tendão desliza .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s