Início » Medicina Esportiva » Fasciite plantar ou esporão do calcâneo

Fasciite plantar ou esporão do calcâneo

A fasciite plantar é uma inflamação da  fáscia plantar , tecido localizado inferiormente ao osso do calcanhar . É popularmente conhecida por esporão do calcâneo e caracteriza-se por um quadro doloroso na região  posterior do pé  . Normalmente os pacientes relatam dor ao se levantar pela manhã , na primeira pisada ,  ao  apoiarem o pé no chão . No decorrer do dia a dor pode diminuir um pouco . Também se queixam de dor ao se levantar de uma cadeira , após um tempo sentado. É uma das queixas mais frequentes no consultório do ortopedista.
O problema  está relacionado a uma inflamação num tecido fibroso chamado fáscia plantar , como evidencia a figura abaixo  . Normalmente o diagnóstico é fácil , pela história relatada . A radiografia pode , às vezes , mostrar um pequeno biquinho ósseo , que denominamos “esporão” .

Esta inflamação pode estar relacionada a um sobrepeso ou também  a um excesso de atividade fisica , como a corrida. Existem também casos relacionados a eventos traumáticos .
O tratamento envolve medicação , fisioterapia , uso de palmilhas (chamadas de calcanheiras ) , calçados mais altos , alongamentos . Em alguns casos pode ser necessária uma infiltração e, em raríssimas situações, a cirurgia pode ser indicada.

Calcanheira de silicone utilizada para fasciite plantar

Abaixo  mostramos um vídeo com algumas orientações sobre alongamentos que ajudam a melhorar este problema.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Fasciite plantar ou esporão do calcâneo

  1. Pingback: Ruptura da fáscia plantar do pé | Ortopediasp - Dr. Eduardo Neri - Ortopedista , Fraturas e Medicina Esportiva

  2. Republicou isso em Correndo no Cerradoe comentado:
    A fasciite plantar é um trauma muito comum no mundo das corridas, mas o problema pode se tornar crônico e evoluir para algo mais grava. O Dr. Eduardo Neri tratar deste assunto na postagem abaixo. Assistam ao vídeo com as dicas de alongamento e não permitam que a lesão se agrave.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s