Início » Joelho » Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ( LCA ) : operar ou não operar ?

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ( LCA ) : operar ou não operar ?

Segue abaixo o artigo que publiquei no meu novo site : www.ligamentocruzadoanterior.com ( Tudo sobre o LCA ) .

Existem basicamente dois métodos de tratamento da lesão do LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR do joelho : o tratamento sem cirurgia ( conhecido por tratamento conservador )  e  o tratamento com cirurgia.

Após o médico confirmar , através dos meios apropriados , a lesão do LCA , ele deve discutir as vantagens e desvantagens de cada tratamento e suas implicações para o paciente . Neste momento de análise e decisão  ,  os seguintes aspectos devem ser levados em conta :

– a existência de lesões associadas : pacientes com lesão do LCA que tenham também machucado os meniscos , a cartilagem ou outros ligamentos do joelho normalmente tem mais sintomas quando comparados com aqueles com lesão isolada do LCA. A presença de travamentos , falseios , dor , bloqueios articulares , inchaço ( derrame articular ) é mais frequente e limita mais as atividades esportivas e até cotidianas destes pacientes com múltiplas lesões. Assim ,a necessidade da cirurgia é mais imperativa e o tratamento conservador torna-se difícil ;

– demanda do paciente : aqueles que praticam esportes como o futebol , baseado em movimentos rápidos , de mudanças frequentes de direção ( drible )  , com contato físico habitual , exigem muito mais do joelho . Exigem que o joelho esteja estável e ,  sem o LCA íntegro , a possibilidade de novos entorses será enorme . Assim , neste público, a tendência é do médico indicar a cirurgia. Diferentemente , pacientes sedentários ou que pratiquem esportes de baixa demanda para o joelho ( caminhada , natação amadora , por exemplo ) podem conseguir se adequar sem a necessidade de cirurgia ;

– pacientes mais velhos : não existe uma contra-indicação absoluta para cirurgia num paciente com mais idade , na faixa dos 50 a 60 anos , por exemplo . Dependendo da sua vontade de prática esportiva , do biotipo do paciente, uma cirurgia bem indicada do LCA poderá permitir que ele continue a se exercitar sem restrições;

– pacientes jovens , na fase de crescimento , com lesão do LCA : até pouco tempo atrás ,existia o medo de uma criança ou adolescente ser operado e depois apresentar um distúrbio de crescimento . Estudos mais recentes , entretanto  , mostraram o benefício da cirurgia, quando tomamos alguns cuidados especiais . Escrevi um artigo sobre este assunto em meu blog , com explicações adicionais .

Eu costumo fazer uma analogia usando um carro e um joelho para ajudar o paciente a entender o problema . Digo que um joelho sem o LCA  seria como um carro que está com o alinhamento e o balanceamento irregulares . Até conseguimos andar com o veículo nesta situação , mas o desgaste para os pneus será grande e com o passar do tempo estes ficarão carecas . Se andarmos em terrenos acidentados , o desgaste será maior e também mais rápido  . E , comparando com o joelho , digo que é possível conviver com a lesão do LCA , mas com o passar do tempo ( mesmo que não reclamando de falseios ) , a cartilagem  e outras estruturas tendem a se deteriorar , levando o joelho a um quadro de osteoartrose ) . E , se o esforço for intenso , também o desgaste será maior e mais rápido !

Finalizando , cabe ao ortopedista orientar o problema e discutir as possibilidades de tratamento , tentando ” personalizá-lo ” . E a decisão final caberá ao paciente ou aos seus responsáveis !

 

P.S. : achei um interessante trabalho publicado na Revista Brasileira de Ortopedia por alguns de meus professores . Você pode lê-lo neste link.

2 pensamentos sobre “Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ( LCA ) : operar ou não operar ?

  1. meu filho quebrou o braço dia 31/08 os dois ossos o rádio e o outro, enfim depois de 45 dias descobrimos que tinha algo errado, foram feitos varios exames e descoberto que o musculo que é respons pelo movimento de tres de seus dedos estaria grudado em um dos calos osseos? isso é normal? acontece pq? eles disseram que ele precisa ser operado…procede? precisa soltar o musculo do calo;;;por favor estamos com duvidas…e a anestesia pode ser local né? agradeço espero resposta

    • desculpe-me, sem poder ver seus exames ( rx ) nem examinar o problema dos dedos que estão acometidos ,fico impossibilitado de opinar corretamente .
      As vezes o que ocorre é uma lesão do nervo e não do músculo e em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia. Boa evolução !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s