Início » Joelho » Osteocondromatose ou condromatose sinovial do joelho

Osteocondromatose ou condromatose sinovial do joelho

Mês passado auxiliei um colega ortopedista num caso raro e interessante . Um garoto  de 17 anos se queixava de dor no joelho , dificuldade para esticar e dobrar completamente o joelho . Reclamava também de aumento de volume na região posterior do joelho.  de A história já se arrastava há três anos , agravando-se gradativamente  . A radiografia e a ressonância magnética mostravam inúmeros corpos livres cartilaginosos na região posterior do joelho . Foi realizada uma cirurgia para retirada destes fragmentos , volumosos e em grande quantidade .

Abaixo mostro a ressonância do joelho com a visualização de múltiplos corpos livres na região posterior :

osteocondromatose

A cirurgia utilizou um acesso posterior e  a foto abaixo ilustra os vários fragmentos retirados de dentro da articulação do joelho . São fragmentos  osteocartilaginosos , caracterizando uma doença chamada osteocondromatose .

osteocondromatose 1

A osteocondromatose ou condromatose sinovial é uma doença membrana sinovial do joelho, levando esta estrutura à produção anormal de múltiplos pequenos nódulos livres de tecido cartilagíneo, por metaplasia do tecido conjuntivo sub-sinovial. A causa desta metaplasia é desconhecida. É uma situação relativamente rara e habitualmente monoarticular ,quase sempre de caráter benigno. Pode também ocorrer em outras grandes articulações, como o quadril , o ombro ou o tornozelo. Apresenta-se com maior frequência em homens e ntre os 40-50 anos de idade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s