Há 2 semanas tive uma grata oportunidade de participar de um congresso na bela cidade italiana de Bolonha que tratava de um assunto bem particular : um congresso centrado nos meniscos dos joelhos. O nome deste evento é ” The Meniscus ” e já vem acontecendo a cada 3 anos .
Neste congresso , ortopedistas de várias partes do mundo ( a maioria era da Europa e Ásia ) discutiram as mais recentes informações sobre vários aspectos sobre estas estruturas fundamentais para o saudável funcionamento do joelho . Destaco os principais tópicos abordados neste congresso :
- anatomia revisitada , com estudos modernos , mostrando detalhes importantes e a correlação no tratameto ;
- biomecânica ;
- mecanismos de lesão ;
- tipos de lesão meniscal ( destaque para lesões apenas mais recentemente melhor compreendidas – “ramp lesion ” e ” root lesion ” ( lesão da raiz meniscal );
- como suturar um menisco ( o que chamamos de meniscorrafia ) , preservando-o , com detalhamento de modernas técnicas e novos materiais que facilitam o tratamento ;
- complicações após a retirada do menisco ( meniscectomia ) ;
- indicações e técnicas para substituição do menisco ( implantes artificiais ou transplantes de menisco de cadáver )
- tratamento de lesões associadas , como lesões ligamentares e cartilaginosas
Foram três dias de intenso aprendizado e atualização que poderei colocar em prática imediatamente . Sedimentou ainda mais um conceito difundido de preservação dos meniscos , já que a literatura não deixa dúvidas da sua extrema importância para o perfeito funcionamento do joelho.