Início » Joelho » Tratando dor no joelho com exercícios para o quadril

Tratando dor no joelho com exercícios para o quadril

Existem inúmeras causas de dores nos joelhos , sendo que uma das mais frequentes é denominada de síndrome patelofemoral . Esta entidade resulta da irritação da cartilagem que recobre a patela (rótula) , o osso mais anterior do joelho .  Tradicionalmente , o tratamento era baseado em medicamentos , repouso ,  gelo e exercícios de fortalecimento do quadríceps ( o músculo anterior da coxa ) . E , não infrequentemente , com resultados pouco convincentes.

Estudos mais recentes levaram a um melhor entendimento da mecânica do joelho e mostraram que o movimento da patela é mais influenciado pelos músculos dos quadris do que pelo quadríceps . Um destes estudos mostrou que mulheres corredoras tratadas com um programa de fortalecimento dos quadris tiveram uma redução significativa de dor nos joelhos. Veja mais detalhes neste link.

Um outro estudo que aponta para esta mesma linha de tratamento mostrou que uma mudança na marcha de corredores melhorou a mecânica do quadril e levou a quadros dolorosos menos intensos sobre os joelhos. Veja mais sobre este estudo aqui.

Acredito que outros estudos esclarecerão ainda mais esta questão e , sem dúvida nenhuma, nos ajudarão a combater dores até hoje de difícil tratamento na ortopedia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s